Reunir a equipe de vendas regularmente é essencial no sucesso de qualquer time comercial. No entanto, esses encontros nem sempre são tão produtivos quanto poderiam, pois alguns gestores não têm sucesso em organizar uma estrutura de reunião com vendedores assertiva.
Principais aprendizados deste artigo:
- Mais de 70% dos vendedores acreditam que reuniões de vendas improdutivas os fazem perder tempo. Por isso, é importante se atentar à estrutura do encontro.
- Os encontros devem atualizar as equipes sobre os desafios de vendas enfrentados, abrir espaço para troca de opiniões e ainda ajudar os profissionais a alcançarem seus objetivos.
- Aproveite o espaço da reunião para compartilhar os objetivos, passar as atualizações do setor e ainda definir as prioridades e demandas para cada um dos presentes.
- O CRM de vendas é uma ferramenta essencial para a condução de uma reunião produtiva com os vendedores. CRIE UMA CONTA GRÁTIS no Agendor e veja como ele pode ajudar você e a sua equipe!
De fato, a tarefa não é tão simples e não se trata apenas de preparar uma pauta com uma lista de assuntos a serem abordados. Entretanto, sim, de criar um formato que funcione, fazendo com que a reunião seja realmente produtiva e cumpra com os seus objetivos — em vez de ser um desperdício de tempo, como às vezes acontece.
O desafio se tornou ainda maior em tempos de pandemia, quando muitos times fizeram uma transição forçada para o trabalho remoto e os gestores não tiveram tempo para se adaptar à distância e aos novos encontros, agora virtuais.
Contudo, seja presencialmente ou não, reunir os profissionais serve, de modo geral, para colocar todos na mesma página e uni-los em torno do mesmo objetivo, que é bater as metas de vendas.
Contudo, como pensar em uma estrutura de reunião com vendedores que garanta a sua produtividade? Temos uma pista: o sistema de CRM pode ser um grande aliado. Quer saber mais? Acompanhe o artigo!
Por que pensar na estrutura de reunião com vendedores é fundamental para que ela seja mais produtiva?
Acredite, é muito comum sair de uma reunião de trabalho com a sensação de ter apenas perdido um tempo em que poderia estar se dedicando a outros afazeres mais importantes.
De acordo com um estudo conduzido pelo Doodle, 71% dos profissionais acreditam perder tempo devido a reuniões improdutivas todas as semanas.
A partir disso, já podemos ter um primeiro e importante insight: um dos maiores desafios ao pensar na estrutura de reunião com vendedores é fazer com que os participantes não saiam com a sensação de “poderia ter feito outra coisa em vez de participar dessa reunião”.
Esse sentimento não costuma ser provocado pelo fato do encontro ter durando muito mais do que deveria, mas por ele não ter alcançado os seus objetivos. Ou seja, o sucesso de uma reunião comercial interna está relacionado ao alcance da sua finalidade e não exatamente à sua duração.
Sendo assim, para organizar a estrutura do encontro é fundamental ter em mente com qual intuito você deve se reunir regularmente com os colaboradores. Aqui vão algumas dicas para reunião com vendedores:
- atualizar a equipe sobre o atual contexto e os desafios enfrentados;
- dar espaço para a troca de percepções e o compartilhamento de boas práticas;
- auxiliar os profissionais no planejamento de suas atividades;
- ajustar a rota para que seja possível atingir os resultados esperados.
Quer saber mais sobre gestão da força de vendas? Confira 6 dicas:
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Como montar a estrutura de reunião com vendedores usando o CRM?
As melhores dicas de como preparar uma reunião com vendedores são:
- compartilhe os objetivos da reunião com o time de vendas;
- estimule que cada um faça sua parte;
- inicie com uma contextualização geral;
- passe para as atualizações dos vendedores;
- define prioridades e ações;
- repasse às demandas e conclua com uma mensagem especial.
Lembre-se: realizar encontros produtivos com a equipe comercial, nos quais esses objetivos que acabamos de mencionar sejam atingidos, requer um mínimo de organização. Por isso, o CRM pode ser muito útil na hora de planejar a estrutura de reunião com vendedores.
Nas recomendações que reunimos sobre o tema, você vai compreender melhor como a ferramenta poderá apoiá-lo nesse sentido. Confira!
1. Compartilhe os objetivos da reunião com o time de vendas
Em primeiro lugar na lista de dicas de como fazer uma reunião com vendedores é, não apenas parar para pensar nos objetivos do encontro antes de realizá-lo, mas também o ideal é que eles sejam compartilhados com a equipe antes mesmo da reunião começar.
Alguns gestores preferem fazer isso no início do encontro, mas pode ser interessante enviar a pauta com um pouco de antecedência para que todos saibam porque estarão reunidos e, assim, consigam se preparar, reunir dúvidas etc.
Além disso, compartilhar os objetivos também permite alinhar as expectativas sobre aquele momento.
2. Estimule que cada um faça a sua parte
Ainda falando sobre dicas para reunião com vendedores usando o CRM, saiba que para que o encontro ocorra da melhor forma possível você vai precisar da colaboração da equipe comercial.
Portanto, além de incentivar a participação de todos durante o encontro, o gestor precisa fazer com que os vendedores se sintam parte crucial de todo o processo e entendam o seu papel.
Portanto, a segunda dica de como fazer reunião com vendedores é estimular que cada um reserve um tempo da agenda para se preparar para a reunião.
Nesse momento, os profissionais deverão preencher informações que ainda não tiveram tempo de passar para o CRM, atualizar o status das atividades, reunir dados sobre os seus resultados e identificar desafios e soluções.
Uma boa forma de estimular ainda mais essa colaboração é criar uma apresentação compartilhada e pedir para que cada um insira as suas informações anteriormente para que, durante a reunião, todos possam analisá-las juntos.
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3. Inicie com uma contextualização geral
O terceiro ponto para criar uma estrutura de reunião com vendedores diz respeito ao modo como você vai começar o encontro. A dica aqui é, após uma breve introdução, na qual você vai procurar saber como todos estão, trazer o status do funil de vendas para ser analisado por todos.
Muitos profissionais passam a semana concentrados em suas próprias tarefas e não observam o desempenho coletivo da equipe. Portanto, ter essa visão geral logo no início é importante e coloca todos a par dos acontecimentos.
Além disso, fazer esse acompanhamento permite que todos vejam de perto a situação e a evolução do funil, semana após semana, e analisem juntos como está a corrida para alcançar as metas.
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4. Passe para as atualizações dos vendedores
Após essa contextualização geral, você pode pedir para que cada vendedor apresente brevemente o seu funil de vendas, fale sobre a sua carteira de clientes e o status das suas atividades.
Para ser o mais dinâmico possível, a sugestão é definir os pontos a serem abordados, em ordem, e solicitar apenas uma frase para cada um deles. Ainda, esse é o momento de avaliar se algum profissional está precisando de apoio em determinada função.
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5. Defina prioridades e ações
Com base na análise do funil de vendas e no andamento do trabalho de cada membro do time, é hora de redefinir prioridades, estabelecer pontos de ação e direcionar as demandas.
Para tanto, o gestor pode, primeiramente, estimular a equipe a identificar os principais desafios da última semana e pensar em soluções para a melhoria da situação nos próximos dias.
As ações nesse sentido, podem ser pensadas primeiro de forma coletiva e, depois, em pontos individuais.
E mais: quanto mais concretas as ações forem, melhor. Por exemplo, precisamos abastecer o topo do funil, logo, vamos listar “x” tarefas relacionadas e já dividir as demandas entre os vendedores.
Ou, então, vamos acelerar os fechamentos — ou seja, os vendedores que estão com mais negócios nessa fase serão incentivados a agir de tal ou de, tal forma.
6. Repasse às demandas e conclua com uma mensagem especial
Na última parte da estrutura de reunião com vendedores, sugerimos que o gestor repassasse às demandas, fazendo um breve resumo do que ficou combinado para a próxima semana.
Posteriormente, para finalizar, pode ser interessante trazer uma mensagem de reflexão ou motivação para a equipe, como um vídeo, por exemplo:
Qual a importância da reunião semanal com vendedores?
Pensar em uma estrutura de reunião com vendedores e realizar alguns testes para ver o que funciona melhor com o seu time de vendas, sem dúvidas, permitirá que vocês realizem encontros muito mais produtivos — e que a equipe dê o devido valor a esse momento.
Realizar reuniões semanais é essencial para abrir espaço para conversa, fazer o acompanhamento do trabalho que vem sendo realizado, revisar o planejamento ao longo do tempo e fazer os ajustes necessários.
Além disso, realizar essa prática com o auxílio do CRM também possibilita ter uma maior previsibilidade nas vendas — aspecto tão relevante, principalmente nos tempos atuais.
Agora que você já sabe como preparar uma reunião com CRM, que tal adotar uma solução do tipo? O Agendor, por exemplo, permite que sua equipe crie e gerencie múltiplos funis de venda e monitore o desempenho de todo o setor comercial.
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