Lançado em 2018, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo do WhatsApp que disponibiliza funcionalidades exclusivas para que pequenas e médias empresas se comuniquem diretamente com seus clientes.

Dentro deste aplicativo, existe um recurso que tem sido cada vez utilizado para organizar conversas e mensagens com os clientes: a etiqueta do WhatsApp Business.

Principais aprendizados deste artigo:

Com as etiquetas, um vendedor pode ser mais produtivo e não perder nenhuma oportunidade de venda.

Se você ainda não é adepto da versão comercial do WhatsApp, saiba que pode estar perdendo grandes chances de aumentar seus resultados, afinal, este é o aplicativo mais utilizado para enviar mensagens no Brasil, segundo um levantamento da Statista.

Para melhorar, o WhatsApp possui uma taxa de abertura de quase 100%!

Ou seja, este aplicativo pode ser um excelente canal para otimizar a comunicação com o cliente. E, atualmente, com a etiqueta do WhatsApp Business, ficou muito mais fácil para sistematizar as negociações e ser mais assertivo na gestão dos seus contatos.

Quer saber como utilizar esse recurso da melhor forma? Então continue a leitura deste artigo!

Além das etiquetas, você também pode melhorar sua gestão de clientes integrando o WhatsApp ao CRM. Veja no vídeo abaixo como essa integração pode ajudar a organizar suas interações:

O que é e para que serve a etiqueta do WhatsApp Business?

A etiqueta do WhatsApp Business é uma espécie de tag ou “marquinha” que pode ser inserida para segmentar clientes, filtrar os contatos e classificar conversas.

Elas podem ser utilizadas para criar respostas rápidas e listas de transmissão, enviadas com base na seleção das etiquetas.

Com a crescente utilização do WhatsApp como canal de comunicação, os geniais criadores apostaram em uma versão dedicada às relações comerciais, com funcionalidades exclusivas para a gestão de vendas e clientes.

Além da etiqueta do WhatsApp Business, o aplicativo conta com:

  • catálogo de produtos;
  • respostas rápidas;
  • mensagens interativas;
  • pagamentos pela plataforma;
  • mensagens automáticas.

O lançamento das etiquetas foi imediatamente atrativo, já que pode otimizar os contatos dentro do aplicativo.

Você pode, por exemplo, utilizar as etiquetas para classificar os clientes e leads, utilizando nomenclaturas como:

  • lead;
  • prospect;
  • lead frio;
  • lead morno;
  • lead quente;
  • cliente ouro;
  • cliente prata;
  • cliente bronze;
  • cliente produto A;
  • cliente produto B;
  • cliente produto C;
  • cliente região X;
  • cliente região Y;
  • cliente inativo.

Ou, então, pode também utilizar a etiqueta do WhatsApp Business para identificar em qual etapa do processo comercial o cliente está, definindo a nomenclatura das etiquetas da seguinte forma:

  • em qualificação;
  • em prospecção;
  • agendamento de reunião;
  • envio de proposta comercial;
  • follow-up de proposta;
  • em negociação;
  • assinatura contrato pendente;
  • pagamento pendente;
  • problemas com pagamento;
  • processo de implantação;
  • entrega pendente.

Com isso, você trata suas conversas no WhatsApp com mais profissionalismo e facilidade. Tudo o que um vendedor precisa para ter sucesso nas vendas, não é mesmo?

Leia também: Como abordar um cliente pelo WhatsApp: 5 dicas para fechar mais vendas

Buscando ter mais sucesso nas vendas? Confira 7 atitudes que podem mudar o jogo:

Como usar a etiqueta do WhatsApp Business?

Vamos colocar a mão na massa para começar a configurar as etiquetas da melhor forma. Acompanhe:

Como etiquetar uma conversa no WhatsApp Business?

Entenda como usar a etiqueta do WhatsApp Business em uma conversa pelo Android:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business;
  2. Selecione e segure uma conversa;
  3. Selecione a opção de Etiquetas;
  4. Selecione a etiqueta desejada e clique em Salvar.

Pelo sistema iOS:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp Business;
  2. Deslize uma conversa para a esquerda;
  3. Selecione Mais e, depois, Etiquetar conversa;
  4. Selecione a etiqueta desejada

Como criar uma etiqueta no WhatsApp Business?

Para criar uma etiqueta pelo Android siga os seguintes passos:

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em Conversas;
  2. Selecione os três pontinhos (mais opções);
  3. Selecione Etiquetas;
  4. Toque em Adicionar;
  5. Insira um nome para a nova etiqueta;
  6. Selecione OK.

Pelo iOS:

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em Configurações;
  2. Selecione Ferramentas comerciais;
  3. Vá para opção Etiqueta;
  4. Adicione uma nova etiqueta e salve.

Ou, siga outro caminho:

  1. Deslize a aba de Conversas para baixo;
  2. Toque em Etiquetas;
  3. Adicione uma nova etiqueta e salve.

Confira também: 11 dicas de como implantar o atendimento ao cliente via WhatsApp

Como colocar uma etiqueta em mensagem no WhatsApp Business?

Para sistemas Android, siga os passos:

  1. Abra o WhatsApp Business;
  2. Toque e segure uma mensagem;
  3. Selecione os três pontinhos (mais opções);
  4. Selecione Etiquetar mensagem;
  5. Escolha a etiqueta desejada e salve.

Para iOS:

  1. Abra o WhatsApp Business;
  2. Toque e segure uma mensagem;
  3. Toque em Etiquetar;
  4. Escolha a etiqueta desejada e salve.

Este artigo também pode ser interessante para você: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!

Como acessar as etiquetas do WhatsApp Business?

Para acessar a lista com itens marcados pela etiqueta do WhatsApp Business, basta selecionar o três pontos, no sistema Android, puxar a tela para baixo, pelo iOS, e tocar na opção Etiquetas.

A partir daí, é possível:

  • editar uma etiqueta;
  • mudar a cor de uma etiqueta;
  • apagar uma etiqueta;
  • criar uma lista de transmissão e enviar uma mensagem para as conversas marcadas.

Veja como isso funciona na prática neste vídeo do WhatsApp:

Dicas para organizar os clientes no WhatsApp Business

Agora você já sabe para que serve a etiqueta do WhatsApp Business e como utilizá-la. Então, para tornar a gestão de clientes pelo aplicativo mais eficiente, confira 3 dicas valiosas.

1. Peça para que seus clientes e leads adicionem seu contato na agenda

Uma vez que seus contatos tenham salvo o seu número em suas agendas, poderão visualizar seu status e, inclusive, participar de sua lista de transmissão.

Desta forma, poderão ter acesso à novidade, promoções especiais, depoimentos de outros clientes. Assim, você pode atrair mais oportunidades e acelerar o processo de decisão de compra dos contatos que já estão em negociação. 

Não deixe de conferir: Como fazer propaganda pelo WhatsApp Business para vender mais

2. Configure as respostas rápidas

Como falamos no início do artigo, além da etiqueta do WhatsApp Business, também é possível configurar respostas rápidas para enviar para seus clientes.

Elas podem ser:

  • mensagens de ausência;
  • mensagens de primeiro contato;
  • mensagens sobre horário de funcionamento;
  • mensagens com informações cadastrais da empresa ou do vendedor;
  • mensagens de follow-up;
  • respostas para perguntas frequentes;
  • mensagens com dados bancários.

Com essa funcionalidade, você ganha velocidade no atendimento ao cliente e torna o processo de venda mais otimizado.

Quando utilizado junto ao recurso de etiquetas, suas abordagens são mais assertivas. Você não precisará ficar horas rolando a tela do WhatsApp para baixo até encontrar as conversas que precisa! 

3. Integre o WhatsApp ao seu CRM

As etiquetas do WhatsApp Business tornam a gestão de vendas mais acessível. 

Imagine, então, como seria se você pudesse integrar o este aplicativo ao seu CRM. Você teria as duas ferramentas mais potentes para vendas para alavancar seus resultados.

Agora, com a nova integração do Agendor, isso é possível!

Por meio do WhatsApp Web (versão do aplicativo para desktop), você pode:

  • Criar um novo contato (Empresa ou Pessoa);
  • Vincular um telefone à um contato já cadastrado no Agendor;
  • Salvar conversas no histórico de um contato;
  • Salvar conversas no histórico de um negócio.

E o melhor: não há nenhum custo adicional para utilizar esta funcionalidade!

Quer saber como ela funciona? Então confira o vídeo abaixo para ver todos os detalhes:

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