Um dos pilares da fidelização de clientes é a excelência no atendimento.
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Principais aprendizados deste artigo:
- Em sua essência, excelência no atendimento significa atender às necessidades dos clientes e superar suas expectativas.
- Personalizar a abordagem, responder de forma rápida e ter velocidade para resolver problemas são práticas que melhoram a satisfação dos clientes. Aprenda mais com nosso KIT de atendimento ao cliente: 5 materiais TOP.
- Melhorar a experiência do cliente pode aumentar a receita de vendas em 2 a 7% e a lucratividade em 1 a 2%. Ou seja, o alto padrão de atendimento impacta diretamente o caixa da empresa, tornando-a mais próspera.
- Para obter qualidade e excelência no atendimento, é preciso oferecer pós-vendas, valorizar feedbacks, cultivar a cultura customer centric, fazer pesquisas de satisfação, mensurar resultados e antecipar as necessidades dos clientes.
- É vital utilizar o CRM para encontrar todas as informações sobre seus clientes, o histórico de compras e até mesmo as solicitações feitas por eles. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e utilize a tecnologia para fidelizar seus clientes!
Em um mercado tão competitivo, onde os produtos e serviços são bastante similares, apesar de seus diferenciais, a abordagem no atendimento é um dos aspectos que fazem os olhos dos clientes brilharem e se conectarem com uma marca.
Mas, afinal, o que é excelência no atendimento ao cliente?
Na realidade, a excelência no atendimento é composta por uma multiplicidade de fatores que determinam a satisfação do cliente.
Esses fatores vão desde oferecer uma abordagem personalizada, até o gerenciamento da performance do processo de atendimento.
No entanto, o cerne da alta qualidade do atendimento está em proporcionar uma experiência de excelência em todas as etapas da jornada do cliente, desde pré-vendas até pós-vendas.
E, mais do que isso, trata-se de uma estratégia de longo prazo. É preciso que ela esteja ativa ininterruptamente, tornando mais do que uma estratégia; uma cultura organizacional.
Neste artigo, vamos apresentar os detalhes do conceito de excelência no atendimento e fornecer dicas práticas para encantar seus clientes e fidelizá-los, tanto na linha de frente, durante as interações, quanto nos bastidores, na gestão do atendimento.
Fique conosco e continue a leitura!
O que é excelência no atendimento?
Em sua essência, a excelência no atendimento se traduz em atender às necessidades dos clientes e superar suas expectativas. Porém, cada empresa possui um tipo de cliente e, como tal, suas percepções sobre um atendimento de qualidade tendem a variar.
O mais importante é entender que, independentemente do setor de atuação da sua empresa ou do perfil dos clientes, propiciar excelência no atendimento é indispensável, caso você queira construir uma relação sólida e duradoura para fidelizar os que estão na base e atrair novos consumidores.
E, além de atender às necessidades e superar as expectativas, é importante:
- personalizar a abordagem para que o cliente se sinta especial e único;
- responder de forma rápida e sempre educada;
- ter velocidade para resolver problemas;
- ser proativo;
- estar sempre aberto a feedbacks;
- tratar reclamações com cordialidade.
Como o atendimento ao cliente impacta os negócios?
Quem diria que o atendimento ao cliente se tornaria mais importante do que os produtos e serviços em si?
Para se ter ideia, mais de 80% dos clientes afirmam que receber uma boa experiência de atendimento ao cliente os tornam mais propensos a recomprar de uma empresa, mesmo quando têm a chance de mudar para um concorrente.
Em paralelo, os consumidores da geração Y estão dispostos a gastar 21% a mais para receber um ótimo atendimento ao cliente.
Aliás, segundo a McKinsey, melhorar a experiência do cliente pode aumentar a receita de vendas em 2 a 7% e a lucratividade em 1 a 2%.
Isto é, o atendimento ao cliente impacta diretamente o caixa da empresa, tornando-a mais lucrativa. E, para melhorar, esse padrão de qualidade também pode:
- gerar uma imagem positiva sobre a marca;
- promover boas avaliações;
- ampliar a longevidade dos negócios;
- reter clientes e atrair novos;
- gerar indicações;
- melhorar o LTV.
Como conquistar qualidade e excelência no atendimento ao cliente?
Confira, nas próximas linhas, 5 dicas práticas para oferecer qualidade e excelência no atendimento, encantando seus clientes.
- Ofereça atendimento personalizado no pós-vendas
Você já ouviu falar em sucesso do cliente ou customer success?
Em síntese, esta é uma vertente estratégica de atendimento ao cliente responsável por garantir que seus produtos ou serviços ajudem os consumidores a atingir os resultados desejados.
Isso é importante para fornecer os direcionamentos necessários para que os clientes utilizem seu produto em seu máximo potencial, por meio da compreensão das necessidades individuais e de abordagens altamente personalizadas.
Como efeito, seu produto se adequa mais facilmente à realidade do cliente, aumentando o valor percebido por ele com relação à sua empresa.
- Valorize os feedbacks dos clientes
De acordo com Bill Gates, “seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”.
Não à toa, os feedbacks apresentam diretrizes e pontos de melhoria que devem ser acionados para melhorar a experiência do cliente.
Valorize sempre os feedbacks, mesmo que isso influencie os produtos e serviços, como: adicionar novas funcionalidades ou otimizar a logística para reduzir o tempo de entrega dos produtos aos clientes.
Essa é a maneira mais assertiva de propiciar a excelência no atendimento, pois você ouve dos próprios clientes o que eles esperam da sua empresa.
- Cultive a cultura customer centric
A cultura customer centric propõe que todas as ações e decisões da empresa sejam pautadas nas necessidades e expectativas dos clientes.
Isso significa que, antes de qualquer movimentação, é preciso pensar em como o cliente seria impactado.
Fomentar essa cultura é vital para obter excelência no atendimento ao cliente porque enfatiza a importância de entender, atender e superar as expectativas do cliente em todas as interações.
Mais do que isso, a cultura customer centric estimula a empatia e compreensão dos problemas dos clientes, tornando as abordagens mais humanizadas e pessoais, o que faz com que o cliente se sinta acolhido, único e especial.
- Faça pesquisas de satisfação e mensure os resultados
Depois de ler este conteúdo, esperamos que você implemente mudanças no seu processo de atendimento ao cliente para promover as melhorias necessárias e elevar a retenção de clientes.
E, para saber se suas mudanças estão direcionando sua empresa para o caminho certo, é preciso coletar dados e mensurar os resultados.
Nesse sentido, as pesquisas de satisfação são ferramentas essenciais para avaliar o atendimento, gerando insights valiosos diretamente dos seus clientes para entender o que está funcionando bem e o que poderia ser aprimorado.
As pesquisas de satisfação envolvem o uso de metodologias como:
- questionários;
- entrevistas;
- avaliações de desempenho;
- NPS;
- análise de sentimento.
A propósito, é crucial acompanhar indicadores e métricas de atendimento ao cliente, como os que citamos a seguir:
- quantidade de chamados abertos em um determinado período;
- first contact resolution;
- tempo médio de espera;
- tempo médio de atendimento;
- taxa de desistência;
- customer satisfaction score;
- customer effort score.
- Antecipe as necessidades dos clientes
Lembra-se que, no início do conteúdo, definimos a excelência no atendimento como a prática de superar as expectativas dos clientes?
Pois bem. Para fazer isso, é necessário estar um passo à frente deles, antecipando suas necessidades antes que precisem acionar o suporte.
Isso envolve entender as expectativas dos clientes e trazer soluções relevantes, de maneira antecipada.
E como fazer isso? Utilizando seu CRM!
Um sistema de gestão do relacionamento com o cliente o ajudará a encontrar todas as informações sobre seus clientes, o histórico de compras e até mesmo as solicitações feitas por eles.
Com isso, você poderá:
- fornecer atendimento proativo;
- prever necessidades (como a utilização de recursos mais avançados dos produtos ou novas compras);
- oferecer promoções especiais;
- aumentar a probabilidade de fidelização.
Desse modo, os clientes sentem que estão recebendo um tratamento personalizado e são mais propensos a permanecer leais à sua marca.
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