Com uma ferramenta de CRM eficiente, é possível implementar estratégias capazes de influenciar positivamente a percepção de valor que o seu público tem sobre a sua marca, colocando-o no centro de todo o processo de venda.

Principais aprendizados deste artigo:

  • CRM (Customer Relationship Management) é um software que auxilia, de forma eficiente, a gestão do relacionamento com os clientes e prospects, a partir da coleta e armazenamento de dados e informações relevantes sobre eles.
  • O CRM aumenta o controle sobre o processo de vendas e permite ao vendedor adotar estratégias que estejam de acordo com o momento em que o lead se encontra, além de automatizar várias tarefas.
  • O CRM auxilia na prospecção de clientes, na gestão do funil de vendas, na segmentação de ofertas, na identificação das necessidades dos clientes, na criação de soluções sob medida, dentre outras vantagens.
  • Com um CRM você consegue acompanhar o histórico de cada cliente, dar continuidade nas negociações ou atendimentos e a partir do comportamento de compra, além de criar novas estratégias para ter mais eficiência nas vendas.
  • Um software de CRM é um grande aliado para tornar a rotina da equipe comercial mais eficiente e prática. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

Não é novidade que o relacionamento com o cliente é um dos principais fatores para o sucesso, seja qual for o seu nicho. Não à toa, as empresas que se atentam a esse importante e estratégico aspecto, costumam sair à frente de seus concorrentes.

Você pode até ter um excelente produto ou serviço para oferecer, ainda assim, para que seus resultados comerciais sejam, de fato, satisfatórios, é preciso que suas estratégias tenham como foco a experiência e o sucesso do cliente.

E isso se dá a partir de uma boa Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM.

Quer se aprofundar neste assunto e entender como potencializar os resultados da sua equipe? 

Neste post, explicamos o que é uma ferramenta de CRM online, para que serve e os principais benefícios que ela pode gerar para o seu negócio. Também apresentamos suas funcionalidades, exemplos de sistemas e de como usar na sua empresa.

E se quiser saber mais sobre o que é CRM e seus 10 principais benefícios, não deixe de ver nosso vídeo resumido:

Qual a importância do relacionamento com o cliente?

Cada vez mais, as empresas estão percebendo a importância de se aproximar mais do seu público, adotando estratégias que coloquem a experiência e o sucesso do cliente em primeiro lugar. Afinal, sem clientes, não há empresa, certo?

O cliente moderno é exigente e super conectado. Isso significa que ele sabe que tem opções. Logo, se a sua companhia não conseguir atender às suas expectativas, ele não pensará duas vezes antes de correr para um concorrente mais bem preparado.

É por isso que é tão importante recorrer às estratégias chamadas customer centric.

Para isso, é necessário conhecer a fundo o perfil de cada cliente, bem como suas atuais necessidades, dores e expectativas. Assim, é possível desenvolver um relacionamento mais próximo e conquistar sua confiança, o que fará toda a diferença na hora em que ele for decidir entre a sua solução e a do seu concorrente.

Portanto, uma boa gestão do relacionamento é fundamental para satisfazer e fidelizar os clientes. E, felizmente, hoje em dia isso é muito mais fácil, visto que é possível contar com uma boa ferramenta de CRM para te ajudar nessa função.

O que é uma ferramenta CRM?

Uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) é um software focado em auxiliar as empresas a aprimorar sua gestão de relacionamento com o cliente. Do armazenamento de informações à automatização de tarefas, o CRM contribui para tornar a empresa mais eficiente, impulsionando as vendas e aumentando a satisfação do consumidor.

Para que serve uma ferramenta de CRM?

Ferramentas de CRM são focadas em otimizar a relação da empresa com seus clientes. Para isso, possuem funções focadas em ampliar sua eficiência operacional, como a coleta e armazenamento de dados e informações relevantes sobre clientes e prospects, gerando insights valiosos para uma tomada de decisões mais estratégica.

A intenção é permitir que a empresa tenha pleno conhecimento sobre quem teve contato com a marca ou manifestou interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Geralmente, as ferramentas de CRM operam de forma online, o que significa que não há necessidade de instalar nenhum tipo de sistema para usá-las.

Ou seja, basta estar conectado à internet para ter acesso a uma plataforma que funciona como um banco de dados, mas que na verdade é muito mais do que isso.

Ademais, vale destacar que o software de CRM é uma plataforma que permite um acompanhamento mais pontual da jornada de compra, possibilitando que o vendedor tenha mais controle sobre sua carteira de clientes.

Esse detalhado banco de dados favorece a compreensão das especificidades de cada cliente e a adoção de uma abordagem de vendas mais personalizada, o que é essencial para aumentar as conversões e ampliar os índices de fidelização.

9 vantagens do CRM para os negócios

Uma ferramenta de CRM pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. 

Conforme citamos anteriormente, uma delas se refere ao maior controle sobre o processo de vendas. O vendedor consegue acompanhar o amadurecimento dos leads e adotar estratégias perfeitamente alinhadas ao momento em que ele se encontra.

Outro benefício que vale mencionar se refere à automatização de tarefas manuais, que costumam tomar muito o tempo dos colaboradores das equipes de marketing e de vendas.

Assim, o profissional pode se concentrar mais em atuar como um consultor do produto ou serviço e agregar valor em suas interações com os clientes.

Além destas, a ferramenta ainda oferece diversos outros benefícios. Conheça as principais vantagens de uma ferramenta de CRM online:

  1. aumento da agilidade no ciclo de vendas;
  2. maior assertividade na hora de fazer as propostas;
  3. aprimoramento constante do discurso de vendas;
  4. redução de falhas e retrabalhos;
  5. alinhamento entre os departamentos de marketing e de vendas;
  6. otimização do uso de recursos;
  7. diminuição de custos operacionais;
  8. maior facilidade para escalar as vendas;
  9. aumento da produtividade.

Ou seja, o CRM pode ser um grande aliado da sua força comercial. Mas como usar o CRM na prática? Que funcionalidades ele oferece? A resposta você confere no tópico a seguir.

11 sinais de que está na hora de contratar um CRM

Depois de descobrir as maiores vantagens de uma ferramenta de CRM, é hora de entender se esse realmente é o momento de optar pela solução para o seu negócio.

Veja abaixo os principais sinais que indicam que sua empresa precisa de um CRM para aumentar as vendas e a produtividade do time comercial. 

Se a sua empresa…

  1. não tem informações básicas sobre sua base de clientes;
  2. não conhece as preferências e necessidades de cada cliente;
  3. está com dificuldades de reter e fidelizar consumidores;
  4. está enfrentando uma alta rotatividade de funcionários;
  5. não consegue mais armazenar dados de clientes manualmente;
  6. tem expectativa de expansão e quer se preparar para gerir sua base;
  7. tem dificuldades para manter o histórico de cada cliente;
  8. precisa otimizar o processo de suporte ao cliente;
  9. tem um sistema de relatórios falho e raso;
  10. não tem um sistema para centralizar dados;
  11. não consegue ter acesso à informações fora do escritório.

Se a sua empresa se enquadra em pelo menos uma dessas situações, a resposta é SIM, está na hora de contratar uma ferramenta de CRM. 

Agora, veja abaixo as melhores funcionalidades de um CRM e os ganhos que cada uma pode oferecer para sua companhia. 

14 funcionalidades de uma ferramenta de CRM online

Agora que você já sabe o que é ferramenta de CRM e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, veja as principais funcionalidades de uma plataforma de Customer Relationship Management e como usá-la na sua empresa.

1. Prospecção de clientes

Uma ferramenta de CRM de vendas contribui ativamente para a prospecção de novos negócios.

Por ser capaz de registrar interações e armazenar dados para contato com clientes em potencial, o CRM facilita a identificação de oportunidades de negócio.

Aliás, aproveite para conferir dicas de prospecção de clientes com Eduardo Muller:

2. Gestão do Funil de Vendas

Outra forma de usar o CRM é na gestão do Funil de Vendas. Esse tipo de ferramenta permite o acompanhamento do lead em cada etapa do Funil.

Com o CRM, evita-se utilizar uma linha argumentativa que não seja coerente com o grau de maturação do lead, uma vez que a abordagem e as estratégias adotadas condizem com o momento em que o cliente se encontra em sua jornada.

No Agendor, o funil de vendas pode ser personalizado com as etapas que melhor se encaixam no seu processo de vendas. Além disso, você vê rapidamente informações como valor do negócio, nome da empresa, há quanto tempo está no funil de vendas e muito mais.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento do CRM Agendor, confira o vídeo abaixo:

3. Segmentação de ofertas

As informações disponíveis na ferramenta de CRM de vendas podem ajudar na segmentação de ofertas.

Isso significa, por exemplo, oferecer soluções que estejam mais alinhadas a aquisições anteriores ou com o perfil e preferências de cada cliente.

Para isso, você pode usar os filtros do Agendor e achar exatamente os clientes dentro do perfil que você procura.

Veja como é fácil fazer isso usando o Agendor:

4. Calendário de oportunidades

Nem sempre é fácil se organizar para saber todos os compromissos que o vendedor tem com seus clientes e ter uma lista de tarefas pode ficar meio confuso.

Por isso, o Agendor conta com um calendário de atividades, em que o vendedor visualiza suas tarefas em um formato bem mais intuitivo. E, para tornar tudo ainda mais fácil, as informações são enviadas para lá automaticamente, conforme o profissional de vendas define seu follow-up:

ferramenta crm

5. Desenvolvimento de soluções

As informações que a ferramenta de CRM fornece também servem para orientar a empresa sobre quais soluções ela pode desenvolver para os seus clientes.

Lembra que o foco do CRM está na experiência e no sucesso do cliente? Pois, com base nas informações que você coletou sobre eles na sua plataforma de CRM, é possível identificar necessidades não atendidas e criar soluções sob medida.

6. Segmentar carteiras de clientes

Você também pode usar sua ferramenta de CRM para criar carteiras de clientes divididas por vendedores. Assim, é possível definir os clientes ideais por perfil de vendedor e de cliente.

Veja mais sobre isso neste webinar gratuito:

7. Integração com outras ferramentas

Com uma boa ferramenta de CRM, você consegue realizar integrações com outros softwares de gestão que já utiliza no dia a dia da sua empresa.

Dessa forma, é possível importar informações de outros programas e otimizar o uso da plataforma.

8. Histórico de interações

Tendo em vista que o CRM funciona como um super banco de dados sobre seus clientes, é evidente que ele vai armazenar também todo o histórico de interações entre eles e a sua empresa.

Assim, o vendedor pode, por exemplo, se preparar melhor para uma negociação, evitando repetir assuntos que já foram tratados em um outro momento e focando em avançar no processo de venda.

O Agendor conta com uma poderosa ferramenta para que você mantenha um histórico pormenorizado de todos os contatos que fez com o cliente:

ferramenta crm

Assim, o vendedor tem diversas vantagens, como:

  • conhecer todos os detalhes do que foi tratado com o cliente, evitando passar informações erradas;
  • dar prosseguimento a uma negociação ou atendimento ao cliente com segurança, bastando ler as últimas informações do histórico;
  • analisar históricos de clientes semelhantes, para saber o que funcionou e o que evitar nessa negociação;
  • publicar automaticamente os e-mails trocados.

Veja como funciona essa funcionalidade diretamente no CRM do Agendor:

9. Fluxo de atividades inteligente

Um sistema de CRM de qualidade permite que você tenha acesso a um fluxo de atividades inteligente, otimizando a rotina de trabalho dos profissionais de vendas.

Ou seja, o software sugere quais as próximas tarefas que o vendedor deverá executar com base naquelas que ele já concluiu. Isso garante maior agilidade ao processo e evita que certas ações importantes sejam negligenciadas, como o follow-up.

Entenda como isso acontece na prática pelo sistema do Agendor:

10. Criação de rotas de visitação

No caso de vendas externas, a ferramenta de CRM também pode ser usada para criar rotas de visitação.

Isso significa que a plataforma vai mostrar para o vendedor onde os clientes estão localizados geograficamente, permitindo o planejamento da melhor rota para que ele possa visitar todos eles.

Assim, com um roteiro de visitas na palma da mão, o vendedor otimiza seu tempo.

Para que isso funcione adequadamente, é fundamental que o CRM tenha uma versão mobile.

Veja como é prático:

ferramenta crm

11. Acesso offline

Uma boa ferramenta de CRM online também deve poder ser acessada mesmo quando não houver conexão com a internet.

Se o vendedor trabalha com vendas externas, por exemplo, e precisa acessar a plataforma de CRM em um local com baixa conexão, isso não deverá ser um problema; basta que ele acesse no modo offline e, assim que ele conseguir restabelecer o sinal de internet, as alterações serão salvas automaticamente.

12. Computação em nuvem

A computação em nuvem é outra funcionalidade que vale a pena ressaltar. Todos os dados armazenados na plataforma de CRM ficam hospedados em segurança na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.

13. Relatórios completos

Você também pode usar a ferramenta de CRM para ter acesso a relatórios completos e atualizados em tempo real.

Isso permite um acompanhamento mais preciso de cada lead ou cliente. Além da performance dos negócios como um todo e dos vendedores também.

O Agendor disponibiliza os mais variados tipos de relatórios que você visualiza com ajuda de gráficos que facilitam muito sua interpretação, confira:

ferramenta crm

14. Análise indicadores de desempenho

A ferramenta de CRM também dá acesso aos principais indicadores de desempenho para que você possa monitorar a performance de seus colaboradores e promover as melhorias necessárias no setor comercial.

Veja alguns dos indicadores que você pode acompanhar com o Agendor:

A ferramenta CRM pode ser uma maior aliada no relacionamento com o cliente

Desenvolver um relacionamento sólido e de longo prazo com seus clientes não é uma tarefa fácil. É necessário muito trabalho, dedicação e um time de vendas muito bem capacitado e engajado.

No entanto, investir em uma boa ferramenta de CRM pode tornar as coisas um pouco mais fáceis, visto o aumento na produtividade que ela proporciona.

Dito isso, a dica de ouro é: busque por uma plataforma que seja simples, intuitiva e de fácil adesão e coloque o cliente no centro das suas estratégias de vendas.

Para saber mais sobre como usar o CRM em sua empresa, baixe nosso e-book gratuito: GUIA para o sucesso com CRM.

E, para dar o próximo passo nesta jornada, cadastre-se gratuitamente e experimente as vantagens que a ferramenta de CRM do Agendor oferece para o seu negócio.