Saiba quais ferramentas e plataformas de inbound marketing podem te levar ao sucesso
O inbound marketing está transformando a maneira com que as empresas se relacionam com seus públicos.
Ao invés de empurrar produtos e serviços sem relevância para uma massa de indivíduos, ele atrai as pessoas certas para o seu negócio.
Faz isso por meio de ferramentas de inbound marketing estratégicas.
Elas potencializam o relacionamento com o cliente e extraem o que há de melhor da internet para gerar melhores oportunidades de negócios.
Ferramentas de inbound marketing: quais usar?
Segundo a Hubspot, empresa que criou o conceito de inbound marketing, ele está baseado em cinco pilares:
- criação e distribuição de conteúdo;
- ciclo de vida do marketing;
- personalização;
- multicanais;
- integração.
Além disso, ele leva em consideração quatro estágios de relacionamento com o público até que ele se torne cliente:
- atração;
- conversão;
- proximidade;
- encantamento.
Para cada um desses estágios, são consideradas algumas ferramentas inbound marketing que você não pode deixar de conhecer.
E é exatamente sobre elas que vamos falar.
As 6 principais ferramentas de inbound marketing
1- Blog
O blog é a base central do inbound marketing pois é ele que concentra toda a estratégia de conteúdo da sua empresa.
Ao criar um blog você compartilha artigos, infográficos, whitepapers, cases de sucesso, podcasts, entre outros conteúdos que chamam a atenção dos internautas e fazem com que eles cheguem até a sua empresa na internet.
Veja mais: Saiba como aumentar as vendas online através do blog corporativo
2- Redes sociais
Nas redes sociais você dá maior visibilidade ao conteúdo do seu blog e capta leads com maior facilidade.
É possível interagir com uma gama enorme de pessoas e criar a situação ideal para que elas comecem a prestar mais atenção ao que você tem a oferecer.
3- Landing pages
As landing pages, ou páginas de conversão, são suas aliadas para promover conteúdos especiais, mais elaborados, como e-books, webinars e cursos online.
Através da landing page você converte um visitante curioso em um lead, ou seja, um cliente em potencial, que está interessado no conteúdo que você publica e pode vir a ter interesse nas soluções que sua empresa comercializa.
4- CRM
As ferramentas de inbound marketing estão focadas nas necessidades e comportamentos do seu público-alvo.
Por isso, é essencial que você tenha uma percepção apurada sobre ele.
Com um software de CRM você concentra todas as informações relevantes do seu público em um único lugar.
Além disso, identifica em qual nível do funil de vendas ele se encontra.
Terá a seu dispor listas de e-mail para potencializar estratégias com e-mail marketing, realiza follow up a qualquer momento e ainda tem a vantagem de acessar tudo isso e muito mais a partir de um dispositivo móvel.
5- E-mail
Outra importante ferramentas de inbound marketing é o e-mail.
Todo mundo tem um e-mail e mais de 90% dos usuários acessam sua caixa de entrada ao menos uma vez por dia.
Isso faz do e-mail marketing uma ferramenta de inbound marketing excepcional para travar um relacionamento mais próximo e afinado com as necessidades de cada lead ou cliente.
É através do e-mail marketing que você nutre seus leads com conteúdos mais especializados e direcionados, conduzindo-os pelo funil de inbound marketing até que se tornem clientes.
6- Monitoramento
O monitoramento dos resultados de inbound marketing é essencial para que você conheça o impacto das suas ações no seu público.
Dessa forma, poderá otimizar cada vez mais suas campanhas para atrair e converter mais leads e clientes.
Existem diversas ferramentas de monitoramento que você pode utilizar, entre elas o Google Analytics, que é o mais utilizado no mercado.
Plataformas de inbound marketing
As plataformas de inbound marketing são softwares SaaS especialmente desenvolvidos para que você coloque em prática suas estratégias de inbound.
Em conjunto com as demais ferramentas de inbound marketing, eles trazem excelentes resultados.
As mais conhecidas plataformas de inbound marketing são:
- Hubspot
- Lahar
- RD Station
- Mailchimp
Como está o desempenho da sua empresa em inbound marketing?
Você já utiliza alguma plataforma de inbound marketing? Deixe seu comentário!
E se quiser outras dicas para gerar leads, baixe nosso e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar