O que a sua empresa tem feito para garantir o sucesso, a satisfação e a fidelização de clientes?
Na jornada para construir uma base de clientes que são realmente fiéis à sua marca, uma das etapas-chave desse processo trata justamente das estratégias de pós-vendas que são implementadas no sentido de garantir que o cliente alcance seus objetivos e, como consequência, fique satisfeito com a solução adquirida.
Sem sucesso e satisfação do cliente, dificilmente a empresa conseguirá fidelizar seus compradores e conquistar a preferência deles por seus produtos e serviços em detrimento daqueles oferecidos pela concorrência.
Nesta Aula 3 da nossa série de conteúdos sobre fidelização de clientes, você vai aprender sobre o que é customer success e por que ele é importante para satisfazer e fidelizar clientes.
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Além disso, você confere também nas próximas linhas 5 dicas essenciais para estruturar a área de customer success na sua empresa:
- Faça a segmentação de seus clientes;
- Conte com processos bem definidos;
- Personalize as interações com os clientes;
- Gere valor para os clientes;
- Mensure e monitore os resultados de customer success.
O que é customer success?
O customer success, ou sucesso do cliente, se refere a um conjunto de estratégias de pós-vendas adotadas pela empresa com o objetivo de garantir que os clientes façam um bom uso do produto ou serviço adquirido.
A área de customer success busca ajudar o cliente a resolver seus problemas com a solução que ele comprou da empresa e a ter uma experiência de usuário positiva, alcançando bons resultados.
Diferentemente do que muitas pessoas costumam pensar, o customer success vai além do atendimento e do suporte. Trata-se de uma área com grande valor estratégico para a empresa.
Veja mais: Sucesso do Cliente: o que é e como irá ajudar a retê-los
Qual a importância do customer success para a satisfação do cliente e fidelização?
O customer success e suas estratégias são muito importantes para garantir a satisfação do cliente e fazer com que ele se torne fiel à empresa.
Quando o cliente é bem sucedido ao utilizar as soluções da sua empresa e alcança os resultados esperados, ele passa a enxergar mais valor no produto ou serviço e tende a ficar satisfeito com a compra.
Isso leva à fidelização e, no caso de empresas SaaS, ajuda a reter contratos e evitar cancelamentos.
Leia também: O que é Customer Success e seus 4 principais desafios
5 dicas de como estruturar a área de customer success da sua empresa e garantir a satisfação do cliente
Para a estruturação do customer success, é necessário seguir algumas boas práticas consideradas essenciais. Veja a seguir quais são elas e garanta a satisfação do cliente.
1 – Faça a segmentação de seus clientes
Nesta primeira dica de customer success, procure fazer a segmentação de seus clientes. Ao separá-los em grupos de acordo com critérios relevantes, ficará mais fácil determinar as ações mais efetivas para ajudá-los a atingir o sucesso.
Entre esses critérios, podem estar:
- Segmento de atuação
- Região do cliente
- Porte da empresa
- Tipo de solução contratada
- Potencial de crescimento da conta
- Perfil da interface principal
- Entre outros
A partir da segmentação, é possível ser mais assertivo no atendimento e favorecer o cliente a alcançar seus objetivos.
Para segmentar seus clientes, você precisa conhecê-los profundamente, veja como o Agendor pode ajudar você nessa hora:
2 – Conte com processos bem definidos
Outra dica importante para customer success é estabelecer processos com etapas muito bem definidas. Isso ajuda a organizar melhor o trabalho dessa área, assegurando a plena entrega de tudo o que foi prometido ao cliente durante a venda.
Com processos bem definidos, sentirá maior segurança na empresa, fortalecendo a relação de confiança. E, da mesma forma, os profissionais do time terão as ferramentas e os roteiros de ação necessários para lidar com todo o tipo de situação.
Este infográfico pode te dar dicas de como estruturar um processo comercial:
3 – Personalize as interações com os clientes
Para garantir o sucesso e a satisfação do cliente, é importante procurar personalizar ao máximo cada interação entre ele e a empresa.
Nesse sentido, uma solução de CRM pode te ajudar a mapear todos os contatos realizados, como tem sido a experiência do cliente com o produto ou serviço adquirido, quais são as dúvidas mais frequentes etc.
Todos esses dados contribuem para a personalização das interações e para fortalecer a confiança do cliente.
4 – Gere valor para os clientes
O customer success também depende muito da capacidade de gerar valor para o cliente. Para isso, é importante saber identificar o momento ideal para oferecer soluções que podem ajudar o cliente a alcançar melhores resultados, seja por meio do upsell, do cross-sell ou do downsell.
E, em gerar valor, entra também aquele “algo a mais” que o cliente pode não estar esperando a partir do relacionamento com a sua empresa. Pense no que pode ser de acordo com seu perfil de negócio: clube de vantagens, oportunidades de networking, conteúdo educativo, insights exclusivos, entre outros.
5 – Mensure e monitore os resultados de customer success
Nesta última dica, faça uso de indicadores de desempenho para mensurar e monitorar o desempenho das suas estratégias de customer success. Dentre as principais métricas que você pode utilizar, destacam-se:
- NPS – Net Promoter Score;
- LTV – Lifetime Value;
- CAC – Custo de Aquisição do Cliente;
- MRR – Receita Recorrente Mensal;
- Churn rate.
É hora de colocar em prática seu aprendizado sobre como fidelizar clientes!
Termina aqui a nossa Aula 3 sobre fidelização de clientes. Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre customer success. Coloque em prática as dicas que citamos aqui e fidelize mais clientes.
Saiba mais: Os 7 mais importantes KPIs de customer success
Para garantir o sucesso dos clientes você precisa estar atento durante toda sua jornada, veja mais sobre isso baixando nosso e-book gratuito: Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda
Se você gostou deste texto, não pare por aqui, confira as outras aulas desta série de leituras nestes links:
- AULA 1 – Fidelização de clientes: o que é, por que é importante e quais as etapas do funil de pós-vendas
- AULA 2 – Fidelização de clientes: o que é e como fazer onboarding eficaz com os clientes da sua empresa
- AULA 4 – Fidelização de clientes: conquistando novas oportunidades de negócio com as estratégias de pós-vendas upselling e cross-selling
- AULA 5 – Fidelização de clientes: confira 6 dicas de como fidelizar clientes e 3 KPIs indispensáveis
- AULA 6 – Fidelização de clientes: 8 dicas de como fidelizar clientes na prática