Frases de agradecimento ao cliente não podem soar falsas: o cliente confia em você.
Principais aprendizados deste artigo
Utilize uma comunicação clara e sincera com seu cliente. Não utilize frases forçadas e clichês: seja sempre espontâneo;
Analise a situação (as famosas dores e dificuldades) e adeque a sua comunicação ao cenário atual, entregando a melhor experiência e gerando valor ao cliente;
Não utilize o WhatsApp e outros canais de comunicação só para mandar frases de agradecimento. Construa um relacionamento com o cliente e esteja disponível para ajudá-lo quando necessário;
Entregue um atendimento único, nada de utilizar as mesmas frases ou utilizar uma linguagem fria. Seja receptivo e atencioso.
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Tudo bem que essas frases de agradecimento ao cliente são uma demonstração de educação muito bem-vinda, mas será que não caímos no óbvio toda vez que pronunciamos uma dessas frases para clientes de agradecimento, assim, meio batidas?
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É bom ficar alerta a isso e refletir que nada pode ser pior para espantar clientes do que a frieza ou um comportamento claramente automático.
Por isso, é bom se policiar e tentar ser o mais espontâneo e sincero possível.
Por exemplo: um cliente vai a uma loja e até encontra uma coisa que queria muito, mas só tinha a peça de mostruário. Na hora que ele está saindo, meio chateado com a situação, o vendedor diz, distraído e motivado pelo costume: – Obrigado por comprar com a gente!
É… nada bom!
Ou pior. Imagine que certo cliente esteja saindo de uma internação hospitalar e o manobrista diz, ao lhe entregar o carro: – Volte sempre!
Não, não… melhor não!
Agora, se você procura frases de agradecimento ao cliente para escrever em cartões, mensagens pessoais ou em um e-mail, é até possível anotar algumas fórmulas ou frases inspiradoras.
Mas, de novo, cuidado! Não repita a mesma frase para o mesmo cliente!
Para ajudá-lo, tanto em uma quanto em outra dessas duas situações, separamos uma série de dicas inspiradoras. Usena hora de escrever ou dizer frases de agradecimento ao cliente.
Saber agradecer é só uma pequena parte de tudo que se deve fazer para proporcionar um bom atendimento. Que tal saber ainda mais sobre este tema? Baixe nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente, feito pela Agendor em parceria com quem domina essa matéria – as empresas Endeavor e NeoAssist.
Agradecer faz parte da boa educação. E quando alguém gera a você ou sua empresa algum benefício, ser grato faz parte do esperado.
É claro que quando se realiza uma venda, ambos devem agradecimento um ao outro: se por um lado o cliente escolheu seu produto ou serviço (e você está agradecido por isso), por outro lado você resolveu um problema dele! Você o ajudou a encontrar o que queria, desejava ou precisava.
O segredo das frases para clientes de agradecimento é mostrar exatamente isso: que você gosta do que faz e se sente bem ajudando as pessoas a resolverem seus problemas.
Muitas vezes, você vai ouvir de volta: – Eu que agradeço!
Então vamos às dicas de frases de agradecimento ao cliente, começando por situações de Ponto de Venda (PDV).
Dicas de frases de agradecimento no PDV
Lembre-se de uma coisa importante: o cliente saiu da casa dele, pegou trânsito ou um ônibus lotado e escolheu ir até a sua loja, falar com você.
Seja agradecido e educado só por isso, de cara.
Não trate o cliente de forma fria ou automática
Mas a chave para o sucesso das frases para clientes de agradecimento em loja é muito simples: analise cuidadosamente a situação.
Veja alguns exemplos, não de frases prontas, mas de como agir em cada situação.
O cliente não comprou nada mas parece ter gostado da loja: Agradeça a visita e, se tiver, ofereça seu cartão para ele, se comprometendo a ajudá-lo, se precisar.
O cliente comprou um monte de coisas: Que tal ajudar a levar tudo para o carro, em sinal de agradecimento?
O cliente comprou pouco porque não tinha como pagar por mais: Seja discreto e cauteloso, agradeça pela compra e peça um contato para enviar dicas de promoções e descontos na loja.
O cliente comprou para outras pessoas (aniversário ou data especial, como Natal ou Dia das Mães). Mas não comprou para ele, mesmo gostando: da mesma forma como no agradecimento acima, peça um contato para avisá-lo se o produto vai acabar ou se está com um preço melhor.
Poderíamos dar mais dezenas de exemplos. Mas o importante é entender a ideia: analise a situação e agradeça adequadamente.
Já pensou em entender melhor os clientes em função de sua postura e outros sinais inconscientes? Assim vai ser bem mais fácil de agradecer corretamente! Aprenda essas técnicas aqui: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas
A qualidade é nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.
Percebeu a sutileza? Por isso, nunca apele para o emocional. Uma ideia refinada é oferecer um livro ao cliente e escrever o agradecimento na primeira página.
Seja qual for o meio de envio, use o nome do cliente, não escreva “Prezado Cliente”. E se for em papel (não eletrônico), use o final da página para assinar e pedir que todos que participaram do projeto também assinem.
Veja este exemplo inspirador de uma carta de agradecimento ao cliente:
Caro Sr. [NOME DO CLIENTE],
Ficamos melhores a cada dia no que fazemos graças à qualidade que você exige e ao prazer que temos em colaborar com sua empresa.
Encontrar a melhor solução e superar todos os desafios juntos é o que nos estimula a conhecer suas necessidades para poder atendê-las da forma ideal.
Obrigado por ter escolhido nossa proposta e por ter adotado nossa solução.
Contamos com você e com sua colaboração, bem como conhecimento e experiência, para mais um desafio de crescimento em parceria.
Obrigado!
9 mensagens de agradecimento ao cliente para ocasiões diversas
Depois de todas essa dicas, que tal conhecer mais frases de agradecimento ao cliente, focadas em situações específicas?
Confira 3 momentos em que você pode usar excelentes mensagens de agradecimento ao cliente.
Mensagem de agradecimento ao cliente pela confiança
Obrigado por confiar em nossas soluções para alcançar os melhores resultados em seu negócio.
A confiança depositada em nossos produtos e serviços é o melhor reconhecimento que poderíamos receber de uma empresa tão importante quanto a sua.
Saber que uma organização com foco na qualidade total, como a sua, prefere nossos serviços e produtos é a maior demonstração de confiança que poderíamos esperar de uma empresa!
Mensagem de agradecimento de fim de ano ao cliente
Mais uma ano ao lado parceiros como você só mostra que toda nossa dedicação traz os resultados que sua empresa merece!
Em um ano de superação de desafios como foi este, ficamos muito gratos por manter essa saudável parceria com nossa empresa.
Que todo sucesso que conseguimos ao seu lado este ano se repita por muitos mais ainda!
Frases de agradecimento ao cliente pela compra
Estamos orgulhosos de perceber que todo cuidado que sua empresa usa para escolher somente fornecedores de alta qualidade levou a seleção de nossa empresa. Obrigado!
A cada novo pedido fechado, aumenta nossa certeza de que estamos fornecendo os melhores produtos para seu negócio. Obrigado por mais esta compra!
Planejamento, treinamento, desenvolvimento de produto, atendimento ao cliente. Nada disso faria sentido para nós se não pudermos fornecer a qualidade que você deseja. Obrigado pela compra realizada!
Não se esqueça de organizar sua base de clientes para poder estreitar o relacionamento!
Lembre-se de gravar o seu histórico de interação com o cliente. Garanta que os seus atendimentos sejam mais eficazes e o controle de contatos se mantenha organizado. Para te ajudar com isso, conheça a extensão do WhatsApp Web com o CRM do Agendor – que você pode testar gratuitamente.
O Agendor vai ajudá-lo a manter o cadastro de clientes atualizado e centralizado, assim como irá lembrá-lo sobre o momento certo para fazer follow-up.