Desligar um colaborador é sempre uma tarefa difícil e desconfortável, no entanto, é possível reduzir a dor de um momento tão duro se você souber exatamente o que dizer.
Principais aprendizados deste artigo:
- Apesar dos motivos para demitir um funcionário, todo o processo de demissão deve ser dirigido de forma franca e respeitosa.
- Durante a comunicação da demissão, é indispensável fornecer feedbacks tanto negativos quanto positivos.
- Se houver dúvidas quanto à demissão, é necessário realizar uma avaliação de desempenho individual para entender se é possível aplicar um treinamento para desenvolver o colaborador, ou se realmente a única saída é uma demissão.
- A demissão faz parte dos desafios de um bom gestor. Conheça mais dicas de liderança em: Como liderar uma equipe comercial formada por Millennials
É claro que não existe um passo a passo para isso. Cada caso é único. Mas o que deve ser feito, independentemente da situação, é manter a educação e a transparência.
Para te ajudar a encontrar as palavras certas, separamos, neste artigo, alguns exemplos de frases para demitir um funcionário que ajudam a tornar essa situação menos dolorosa.
Além disso, também falaremos sobre o que não dizer durante uma demissão e para evitar a criação de uma ocasião bastante conflituosa neste processo.
Continue a leitura para conferir nossas dicas e exemplos!
Como demitir um funcionário de forma diplomática e transparente?
Antes de mostrarmos frases para demitir um funcionário que podem ser utilizadas, precisamos destacar aquilo que deve e o que não deve ser feito no momento da demissão.
Afinal, de nada adianta conduzir todo o processo de forma equivocada e soltar uma frase agradável ao final da conversa. Isso, na verdade, pode servir somente para piorar a situação.
Dito isso, veja o que deve ser feito para demitir um funcionário da melhor forma possível:
1. Exponha a razão real da demissão
Esta é a premissa básica para um processo de desligamento, a despeito do motivo pelo qual o colaborador está sendo demitido. Ele deve ser informado com a verdade. Mentir ou “enrolar” o funcionário pode gerar cobranças ou questionamentos desnecessários que devem ser evitados.
2. Forneça feedbacks
Caso o motivo de sua demissão seja referente ao seu desempenho, é primordial que o colaborador tenha clareza sobre as expectativas da empresa e sobre a realidade da sua atuação. Isso dificulta o surgimento de aborrecimentos e conflitos.
3. Não fique “de conversa fiada”
A demissão, por si só, já é completamente desagradável, portanto, não fique de rodeios e vá direto ao ponto. Sim, é sempre importante ter tato para introduzir esta pauta, contudo, “enrolar” demais gera desconforto e mostra o despreparo dos líderes perante contextos como este.
4. Mantenha a cordialidade
A saída impacta diretamente em toda a vida do funcionário, então, é preciso manter a cordialidade, a educação e a empatia.
5. Reconheça as qualidades do funcionário
Isso gera motivação para a busca de recolocação ou novas oportunidades.
6. Mantenha as portas abertas
Para manter as portas abertas não é preciso fazer a contratação deste mesmo funcionário no futuro. Na verdade, isso significa que você pode ajudá-lo com uma carta de recomendação, ou que ele será bem-vindo se quiser fazer visitas na empresa.
Está enfrentando desafios na sua equipe? Essas dicas podem te ajudar:
O que NÃO fazer durante uma demissão?
Existem comportamentos que são inteiramente desnecessários durante uma demissão e podem agravar o desconforto dos colaboradores que estão sendo desligados.
Entenda o que não deve ser feito:
- não faça comparações;
- não peça para que outra pessoa comunique a demissão;
- não trate essa conversa com indiferença;
- não utilize e-mail ou mensagens em texto para comunicar o colaborador.
Bom, agora que você já conheceu dicas fundamentais para conduzir a demissão da melhor forma, está na hora de conhecer algumas frases prontas para demitir um funcionário que podem te apoiar durante esse processo.
Fique conosco e continue a leitura!
Leia também: Como ser demitido de uma empresa? Basta seguir estes 12 hábitos e atitudes que dificultam o sucesso
Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Já ouviu a frase “não é o que você fala, mas como você fala”? Isso pode ser aplicado nesta situação.
Inserir os conceitos da comunicação não-violenta e escolher bem as palavras que você vai usar é crucial para tornar a demissão um pouco menos constrangedora. Veja alguns exemplos:
“Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C. Infelizmente, isso está impactando diretamente as expectativas da empresa como um todo, e é por isso que estou tomando a decisão de te desligar da empresa. Ainda assim, seu profissionalismo, ética e organização me impressionam. Ficarei feliz em te ajudar com uma carta de recomendação.”
“[Nome do colaborador], temos uma cultura muito forte e queremos cultivá-la porque acreditamos nela. Seu comportamento não tem mostrado sinergia com o que acredito e, para o clima organizacional que esperamos, preciso demitir você.”
“O presidente nos informou que a partir de agora a [Nome da empresa] deverá reduzir severamente seus custos, e o novo plano de mudança visa otimizar a produção para não impactar a entrega para os clientes, e por essa razão estamos demitindo você e outras X pessoas.”
Confira também: Absenteísmo e turnover: descubra o que são, como calcular e o que fazer para diminuir esses dois índices
Exemplos ruins que devem ser evitados
Por outro lado, as frases para demitir um funcionários que devem sempre ser evitadas são:
“Você sabe muito bem porque está sendo demitido”
“Você não fez o que eu pedi”
“Seu colega é melhor que você”
“Veja o lado positivo disso”
“Isso vai ser bom para você”
“A empresa tomou a decisão de te demitir”
“Você é muito bom. Vou ajudá-lo a arrumar outro emprego.”
Antes de demitir alguém, reflita!
Está em dúvidas se deve demitir ou não um funcionário? Faça uma avaliação de seu desempenho. Procure entender se existem maneiras de investir neste colaborador através de um treinamento ou realocação.
Um desligamento custa caro, e os esforços para o recrutamento e seleção de novos profissionais pode ser mais custoso do que investir no desenvolvimento de um profissional que você conhece a cultura da empresa e seus processos internos.
E, um vendedor que sente que a empresa quer ajudar ele, tende a permanecer nela. Neste vídeo da série Sextou com o Agendor, o Felipe Soler, Executivo de Vendas, dá dicas de ações para desenvolver a equipe de vendedores através do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual):
Ter este discernimento é um dos principais desafios da gestão de equipes. Contudo, se apesar da reflexão você ainda optar por desligar um colaborador, aproveite nossos exemplos de frases para demitir um funcionário para guiar a demissão com profissionalismo e cordialidade.
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