Você chegou até aqui porque algum de seus vendedores ou colegas de trabalho compartilhou o Funil dos Sonhos, correto?
Isso é um ótimo sinal! Vou te dizer porquê.
Você saberia me dizer qual é o maior motivo pelo qual os vendedores desengajam do processo de vendas e da plataforma de CRM da sua empresa?
E porque eles acabam se desmotivando das vendas como consequência?
Existem muitos motivos, mas o principal deles é não enxergar valor no CRM. Os vendedores muitas vezes não conhecem a teoria por trás do funil de vendas, de uma boa gestão de compromissos, da importância do follow-up e das boas anotações de negociação, e por isso acabam vendo o CRM como uma mera burocracia a ser preenchida, que lhes toma tempo e paciência. Tempo que poderia ser dedicado às vendas.
Mas essa é uma visão desatualizada, porque os CRMs evoluíram muito de uns anos para cá, e agora realmente são capazes de transformar a produtividade dos vendedores.
Ou seja, acaba existindo uma desconexão entre as funcionalidades do CRM e os objetivos pessoais do vendedor.
Nós entendemos isso, afinal, todos nós precisamos de um propósito que norteia tudo o que fazemos.
O Funil dos Sonhos surgiu para resolver isso: conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.
O Funil dos Sonhos é uma ferramenta simples que mostra o que fazer no dia-a-dia de vendas para alcançar objetivos pessoais e conectá-los com as metas da empresa.
Tudo começa pela definição do Sonho do vendedor. Ele precisa ser bem específico, como por exemplo: uma viagem de 20 dias para Itália no mês de julho, no valor total de R$ 30 mil.
Uma vez definido o Sonho, partimos para a descoberta da meta de vendas, ticket-médio, qtd. de vendas total, cadência de atividades diárias e, por última, a definição das competências a serem aprimoradas para fechar o ciclo.
É aí que o gestor de vendas entra. Como líder de vendas, seu papel aqui é definir as competências que seu vendedor precisa aprimorar para conquistar seu objetivo pessoal e, consequentemente bater as metas de vendas da empresa.
Além disso, a beleza do Funil dos Sonhos está na definição correta o Sonho e no acompanhamento semanal.
A definição correta do Sonho é muito importante, porque muitas vezes, ao “quebrar” o Sonho em atividades diárias para alcançá-lo, vocês verão que o vendedor está sonhando “muito baixo” e o seu papel, como líder, a ajudar seu vendedor a sonhar mais alto!
Se o Sonho do vendedor for menor do que a meta de vendas da empresa, ele dificilmente atingirá a meta.
Ou seja, ajudá-lo a sonhar mais alto ou num prazo mais curto. Isso tudo pode ser feito no Funil dos Sonhos.
De forma prática, se vocês identificarem que o volume de ligações que o vendedor precisará realizar para alcançar o Sonho é de 10 ligações por dia, mas ele atualmente já faz 20, pronto, seu Sonho já pode ser 2x maior ou ter a metade do prazo.
E para garantir que o vendedor está evoluindo em direção ao Sonho, eu sugiro que vocês marquem uma reunião semanal de acompanhamento.
Usar o Funil dos Sonhos para motivar e engajar seu time no processo de vendas e CRM pode ser um divisor de águas para seus resultados.
O ponto-chave é manter a disciplina do acompanhamento dos resultados.
Você verá o brilho nos olhos de seus vendedores e os resultados aparecerem quando você parar de perguntar “Quanto falta para bater a meta de vendas?” e começar a perguntar “Quanto falta para você realizar seu Sonho?”.
E é isso que o Funil dos Sonhos irá te entregar.
Então agora é sua vez, acesse o Funil dos Sonhos, defina seu Sonho ou compartilhe com sua equipe.
Desejo sucesso e bons negócios para você e seu time!