Você quer ver sua marca crescer e ganhar cada vez mais clientes? O funil de Inbound Marketing vai ajudá-lo a alcançar as metas mais desafiadoras da empresa

O Inbound Marketing é o inverso da publicidade convencional.

Em vez de bombardear o público com anúncios invasivos e generalizados, sua empresa vai gerar conteúdo segmentado para atrair os consumidores qualificados até ela.

Na prática, a marca vai conquistar novos clientes por meio de um processo natural e intuitivo.

Ou seja, você não vai vender seu produto ou serviço aos clientes, mas apenas ajudá-los no caminho de decisão pela compra.

Parece bom?

E é! A partir de agora você vai conhecer melhor o conceito de funil de Inbound Marketing e aprender como aplicá-lo para fazer crescer seus negócios.

Portanto, continue acompanhando o nosso artigo!

funil Inbound Marketing
Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios

Funil de Inbound Marketing: conhecendo o conceito

Uma estratégia de Inbound Marketing estará sempre focada em quatro fases básicas do relacionamento da marca com o cliente que são:

  1. atração;
  2. conversão;
  3. venda;
  4. monitoramento.

Trabalhando cada uma delas de forma correta será possível conseguir resultados bastante satisfatórios para fazer crescer seus negócios em diversas áreas.

Vamos discuti-las detalhadamente abaixo.

Ficou animado?

Descubra abaixo quais resultados pode esperar e que estratégias deve aplicar em cada uma das fases do funil de Inbound Marketing.

Fase 1 – Atração

 

O que é

Nessa fase do funil inbound marketing, sua marca fará o primeiro contato com os consumidores, até aqui completamente desconhecidos.

O diferencial do Inbound Marketing é que ele trabalha com foco específico em pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo do negócio.

Ou seja, um consumidor bastante qualificado será atraído para dentro das páginas que a empresa mantém na Internet, incluindo site, blog e perfis nas redes sociais.

Resultados a esperar

O funil de Inbound Marketing pode ajudar a crescer seus negócios desde o primeiro estágio.

Nessa fase, ele possibilitará que sua empresa consiga melhores resultados em geração de tráfego para o site, assim como em prospecção.

Você vai transformar estranhos em visitantes!

E melhor: como visto acima, se trata de uma audiência com alto potencial, já que tem características compatíveis com as do seu público-alvo.

Estratégias a serem utilizadas

Gere conteúdo de qualidade, sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, e publique-os em blogs e redes sociais.

Os textos segmentados vão atrair o público certo para suas páginas.

Também é muito importante trabalhar com SEO nessa fase, de forma que as palavras-chave ajudem no ranqueamento dos links e aumentem o alcance de público das páginas.

Fase 2 – Conversão

 

O que é

A partir daqui, o funil de Inbound Marketing se concentrará na taxa de conversão de leads.

Ou seja, você vai passar uma peneira pelos visitantes das suas páginas e capturar os contatos daqueles que efetivamente gostaram do material publicado, da proposta da marca e dos produtos ou serviços comercializados.

Então, nessa fase do funil de inbound marketing, é essencial publicar cadastros para que os clientes possam fazer o preenchimento dos dados.

Resultados a esperar

Por meio dessa fase do funil inbound marketing , você poderá aumentar seu mailing (lista de contatos qualificados), garantindo que todos os dados foram captados de forma espontânea!

Isso é muito vantajoso porque elimina os riscos de sua correspondência ser confundida com spams e aumenta significativamente as chances de vendas.

Além disso, as informações cadastrais possibilitam melhor definição do público-alvo para estabelecimento de estratégias futuras de aprofundamento de relacionamento com os clientes

Estratégias a serem utilizadas

Para a geração de leads, é fundamental que você utilize ferramentas que incentivem o preenchimento dos cadastros.

A principal delas é a construção de uma landing page.

Você pode gerar conteúdo mais aprofundado e disponibilizar materiais ricos (como e-books e guias virtuais) em troca dos dados.

A geração de leads também pode funcionar bem por meio de assinaturas de newslleters ou de permissão de acesso a conteúdo restrito no blog.

Fase 3 – Venda

 

O que é

A venda é, sem dúvidas, uma das fases mais importantes para o empresário que deseja faturar mais e fazer crescer seus negócios.

Dentro do Inbound Marketing ela se caracteriza pela transformação de leads em clientes.

Ou seja, o consumidor que até então apenas acessava o conteúdo gerado nas suas páginas, finalmente compra seu produto ou serviço, tornando-se seu cliente!

Resultados a esperar

Todo empresário conhece bem os resultados originados das vendas.

Elas geram a receita necessária para a manutenção e expansão da empresa, possibilitando que o negócio prospere.

O segredo, portanto, é mantê-las em níveis satisfatórios.

Você pode conseguir isso por meio de diversas estratégias, incluindo melhoria no atendimento ao cliente e de qualidade do produto ou serviço comercializado.

Mas, obviamente, o Inbound Marketing também pode te ajudar nessa missão.

Estratégias a serem utilizadas

Comece integrando o CRM da sua empresa a estratégias de Inbound Marketing.

Dessa forma, os esforços das equipes de vendas e marketing se somarão em busca dos melhores resultados financeiros.

Também é importante utilizar estratégias eficientes de contato com o consumidor, para ajudá-lo no processo de decisão pela compra.

Entre elas estão o e-mail marketing e a geração de conteúdo mais específico sobre os itens comercializados.

Atrele ambas ao trabalho dos vendedores, fazendo com que o material produzido possa amparar o trabalho deles, especialmente no follow up.

Veja mais:

Fase 4 – Monitoramento

 

O que é

Você cumpriu com todas as etapas da atração do consumidor até a concretização da venda.

Será que sua missão está cumprida? A resposta é “não”.

Isso mesmo!

A partir de agora, sua empresa entra na fase de monitoramento, que nada mais é do que a manutenção do relacionamento com o cliente para incentivá-lo a realizar novas compras.

Na prática, a fase final do funil de inbound marketing consiste na fidelização.

Afinal, melhor do que um novo cliente só mesmo um cliente fiel!

Resultados a esperar

Como ficou claro acima, o primeiro resultado gerado a partir dessa fase do Inbound Marketing é o aumento no número de clientes fiéis.

Em consequência, você conseguirá também melhores desempenhos em vendas, já que clientes fiéis compram mais por identificarem-se com a marca e seus produtos ou serviços.

Por fim, também será possível perceber melhores índices de engajamento e credibilidade da empresa, já que clientes fiéis indicam a marca para os amigos e as defendem publicamente.

Estratégias a serem utilizadas

Mantenha as estratégias de nutrição de leads, com conteúdo específico para os clientes que já realizaram compras.

Envie correspondências segmentadas, de acordo com suas preferências, e disponibilize conteúdo mais aprofundado para ajudar essas pessoas a solucionar suas demandas cotidianas.

Também vale a pena promover pesquisas para entender melhor quais são as necessidades e anseios desse público fiel.

Agora coloque a mão na massa!

E então, agora você está pronto para implantar o funil de Inbound Marketing e ver crescer os seus negócios?

Usando as informações acima você terá a base necessária para traçar suas estratégias.

Mas não se esqueça de que todo trabalho de marketing precisa ser amparado por um bom planejamento, metas concretas e métricas que possibilitem o acompanhamento dos resultados.

Como já deu para perceber, você terá bastante trabalho pela frente! Aceite o desafio e verá que os resultados serão compensadores!

Deixe aqui seus comentários e revele suas expectativas sobre a implantação do Inbound Marketing na sua empresa.

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