Você quer ver sua marca crescer e ganhar cada vez mais clientes? O funil de Inbound Marketing vai ajudá-lo a alcançar as metas mais desafiadoras da empresa
O Inbound Marketing é o inverso da publicidade convencional.
Em vez de bombardear o público com anúncios invasivos e generalizados, sua empresa vai gerar conteúdo segmentado para atrair os consumidores qualificados até ela.
Na prática, a marca vai conquistar novos clientes por meio de um processo natural e intuitivo.
Ou seja, você não vai vender seu produto ou serviço aos clientes, mas apenas ajudá-los no caminho de decisão pela compra.
Parece bom?
E é! A partir de agora você vai conhecer melhor o conceito de funil de Inbound Marketing e aprender como aplicá-lo para fazer crescer seus negócios.
Portanto, continue acompanhando o nosso artigo!
Funil de Inbound Marketing: conhecendo o conceito
Uma estratégia de Inbound Marketing estará sempre focada em quatro fases básicas do relacionamento da marca com o cliente que são:
- atração;
- conversão;
- venda;
- monitoramento.
Trabalhando cada uma delas de forma correta será possível conseguir resultados bastante satisfatórios para fazer crescer seus negócios em diversas áreas.
Vamos discuti-las detalhadamente abaixo.
Ficou animado?
Descubra abaixo quais resultados pode esperar e que estratégias deve aplicar em cada uma das fases do funil de Inbound Marketing.
Fase 1 – Atração
O que é
Nessa fase do funil inbound marketing, sua marca fará o primeiro contato com os consumidores, até aqui completamente desconhecidos.
O diferencial do Inbound Marketing é que ele trabalha com foco específico em pessoas que se encaixam no perfil do público-alvo do negócio.
Ou seja, um consumidor bastante qualificado será atraído para dentro das páginas que a empresa mantém na Internet, incluindo site, blog e perfis nas redes sociais.
Resultados a esperar
O funil de Inbound Marketing pode ajudar a crescer seus negócios desde o primeiro estágio.
Nessa fase, ele possibilitará que sua empresa consiga melhores resultados em geração de tráfego para o site, assim como em prospecção.
Você vai transformar estranhos em visitantes!
E melhor: como visto acima, se trata de uma audiência com alto potencial, já que tem características compatíveis com as do seu público-alvo.
Estratégias a serem utilizadas
Gere conteúdo de qualidade, sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, e publique-os em blogs e redes sociais.
Os textos segmentados vão atrair o público certo para suas páginas.
Também é muito importante trabalhar com SEO nessa fase, de forma que as palavras-chave ajudem no ranqueamento dos links e aumentem o alcance de público das páginas.
Fase 2 – Conversão
O que é
A partir daqui, o funil de Inbound Marketing se concentrará na taxa de conversão de leads.
Ou seja, você vai passar uma peneira pelos visitantes das suas páginas e capturar os contatos daqueles que efetivamente gostaram do material publicado, da proposta da marca e dos produtos ou serviços comercializados.
Então, nessa fase do funil de inbound marketing, é essencial publicar cadastros para que os clientes possam fazer o preenchimento dos dados.
Resultados a esperar
Por meio dessa fase do funil inbound marketing , você poderá aumentar seu mailing (lista de contatos qualificados), garantindo que todos os dados foram captados de forma espontânea!
Isso é muito vantajoso porque elimina os riscos de sua correspondência ser confundida com spams e aumenta significativamente as chances de vendas.
Além disso, as informações cadastrais possibilitam melhor definição do público-alvo para estabelecimento de estratégias futuras de aprofundamento de relacionamento com os clientes
Estratégias a serem utilizadas
Para a geração de leads, é fundamental que você utilize ferramentas que incentivem o preenchimento dos cadastros.
A principal delas é a construção de uma landing page.
Você pode gerar conteúdo mais aprofundado e disponibilizar materiais ricos (como e-books e guias virtuais) em troca dos dados.
A geração de leads também pode funcionar bem por meio de assinaturas de newslleters ou de permissão de acesso a conteúdo restrito no blog.
Fase 3 – Venda
O que é
A venda é, sem dúvidas, uma das fases mais importantes para o empresário que deseja faturar mais e fazer crescer seus negócios.
Dentro do Inbound Marketing ela se caracteriza pela transformação de leads em clientes.
Ou seja, o consumidor que até então apenas acessava o conteúdo gerado nas suas páginas, finalmente compra seu produto ou serviço, tornando-se seu cliente!
Resultados a esperar
Todo empresário conhece bem os resultados originados das vendas.
Elas geram a receita necessária para a manutenção e expansão da empresa, possibilitando que o negócio prospere.
O segredo, portanto, é mantê-las em níveis satisfatórios.
Você pode conseguir isso por meio de diversas estratégias, incluindo melhoria no atendimento ao cliente e de qualidade do produto ou serviço comercializado.
Mas, obviamente, o Inbound Marketing também pode te ajudar nessa missão.
Estratégias a serem utilizadas
Comece integrando o CRM da sua empresa a estratégias de Inbound Marketing.
Dessa forma, os esforços das equipes de vendas e marketing se somarão em busca dos melhores resultados financeiros.
Também é importante utilizar estratégias eficientes de contato com o consumidor, para ajudá-lo no processo de decisão pela compra.
Entre elas estão o e-mail marketing e a geração de conteúdo mais específico sobre os itens comercializados.
Atrele ambas ao trabalho dos vendedores, fazendo com que o material produzido possa amparar o trabalho deles, especialmente no follow up.
Veja mais:
Fase 4 – Monitoramento
O que é
Você cumpriu com todas as etapas da atração do consumidor até a concretização da venda.
Será que sua missão está cumprida? A resposta é “não”.
Isso mesmo!
A partir de agora, sua empresa entra na fase de monitoramento, que nada mais é do que a manutenção do relacionamento com o cliente para incentivá-lo a realizar novas compras.
Na prática, a fase final do funil de inbound marketing consiste na fidelização.
Afinal, melhor do que um novo cliente só mesmo um cliente fiel!
Resultados a esperar
Como ficou claro acima, o primeiro resultado gerado a partir dessa fase do Inbound Marketing é o aumento no número de clientes fiéis.
Em consequência, você conseguirá também melhores desempenhos em vendas, já que clientes fiéis compram mais por identificarem-se com a marca e seus produtos ou serviços.
Por fim, também será possível perceber melhores índices de engajamento e credibilidade da empresa, já que clientes fiéis indicam a marca para os amigos e as defendem publicamente.
Estratégias a serem utilizadas
Mantenha as estratégias de nutrição de leads, com conteúdo específico para os clientes que já realizaram compras.
Envie correspondências segmentadas, de acordo com suas preferências, e disponibilize conteúdo mais aprofundado para ajudar essas pessoas a solucionar suas demandas cotidianas.
Também vale a pena promover pesquisas para entender melhor quais são as necessidades e anseios desse público fiel.
Agora coloque a mão na massa!
E então, agora você está pronto para implantar o funil de Inbound Marketing e ver crescer os seus negócios?
Usando as informações acima você terá a base necessária para traçar suas estratégias.
Mas não se esqueça de que todo trabalho de marketing precisa ser amparado por um bom planejamento, metas concretas e métricas que possibilitem o acompanhamento dos resultados.
Como já deu para perceber, você terá bastante trabalho pela frente! Aceite o desafio e verá que os resultados serão compensadores!
Deixe aqui seus comentários e revele suas expectativas sobre a implantação do Inbound Marketing na sua empresa.
Quer ficar realmente craque em funil de marketing? Então baixe nosso e-book gratuito: O Funil de Vendas na Prática