A qualificação de leads é a etapa do processo de vendas que sucede a prospecção. Nessa fase, busca-se nutrir e educar os potenciais clientes para então selecionar os mais qualificados e enviá-los ao time de vendas.
O objetivo da qualificação é preparar o lead para receber a primeira proposta comercial e evitar desprender esforços com leads que apresentam baixo potencial de conversão.
Quando a empresa não sabe como gerar leads qualificados, ela acaba perdendo boas oportunidades de fechar negócio, colocando em risco o seu desempenho financeiro.
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Dessa forma, é imprescindível saber identificar gargalos na qualificação de leads e corrigi-los o quanto antes para garantir que cada lead tenha um “fit” com a solução que a sua empresa oferece.
Pensando nisso, elaboramos uma lista de leitura sobre gargalos no processo comercial. Neste terceiro conteúdo da série, vamos mostrar quais são os 8 principais gargalos e o que fazer para evitá-los:
- Falta de alinhamento entre os times de marketing e de vendas;
- Monitoramento ineficaz ou nulo do funil de vendas;
- Envio de conteúdos que não condizem ao nível de maturidade do lead;
- Desconsideração das reais necessidades do lead;
- Não saber se o cliente tem o orçamento disponível para adquirir sua solução;
- Pouca personalização nas interações com o lead;
- Não saber identificar tomador de decisão;
- Não automatização de algumas estratégias de marketing.
Continue a leitura e saiba como qualificar leads e alavancar seus resultados.
Leia também: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?
Saber a origem dos clientes que sua empresa atende pode ajudar muito na qualificação d leads. Por isso, confira como o Agendar pode ajudar sua equipe comercial a fazer isso:
8 gargalos na qualificação de leads e como corrigi-los
A etapa de qualificação de leads pode apresentar alguns gargalos capazes de comprometer todo o seu processo comercial. Veja a seguir que gargalos são esses e como corrigi-los.
1 – Falta de alinhamento entre os times de marketing e de vendas
Um dos principais gargalos na qualificação de leads é a falta de alinhamento e a comunicação ineficiente entre as equipes de marketing e de vendas.
Não há como gerar leads qualificados se esses dois times não estiverem trabalhando de maneira integrada (smarketing = sales + marketing). Busque estabelecer um Acordo de Nível de Serviço (SLA).
Veja mais: Smarketing: alavanque os seus resultados com o alinhamento de Marketing e Vendas
2 – Monitoramento ineficaz ou nulo do funil de vendas
Outra gargalo bastante comum é o ineficaz monitoramento do funil de vendas ou até mesmo sua inexistência.
Faz parte da etapa de qualificação acompanhar de perto como os leads evoluem no funil de vendas. Assim, a partir disso, adotam-se as estratégias adequadas ao momento em que eles se encontram na jornada de compra.
Você conhece os benefícios de adotar um do funil de vendas? Então, dIe uma olhada:
Leia também: O que é funil de vendas? Como criar um? Veja o passo a passo!
3 – Envio de conteúdos que não condizem ao nível de maturidade do lead
Uma parte importante da qualificação é o envio de conteúdos que vão nutrir, informar e educar os leads sobre a solução que a sua empresa oferece. Tendo isso em vista, um dos gargalos a serem evitados é o envio de conteúdos não condizentes ao nível de maturidade do lead.
Utilize a técnica de lead scoring e atribua pontos para os seus leads de acordo com suas características e com o comportamento que eles apresentam.
4 – Desconsideração das reais necessidades do lead
Para saber como qualificar leads, é importante atentar-se a um gargalo que é a desconsideração das reais necessidades do seu cliente em potencial.
Se você não considerar o que o seu lead realmente precisa, pode acontecer de ele ser encaminhado para o time de vendas sem obter um “fit” com a sua solução.
5 – Não saber se o cliente tem o orçamento disponível para adquirir sua solução
Outro gargalo a ser corrigido é a falta de conhecimento sobre o orçamento que o lead tem disponível para investir na solução que você oferece.
Se o lead ainda não tiver o dinheiro necessário para adquirir seu produto ou serviço, ele ainda não está devidamente qualificado.
6 – Pouca personalização nas interações com o lead
Também configura como um gargalo na etapa de qualificação a falta de personalização nas interações com o lead.
Busque fazer com que o lead se sinta único e especial.
7 – Não saber identificar o tomador de decisão
Outro gargalo que não pode ocorrer durante a qualificação de leads é a não identificação do tomador de decisão.
Nas vendas no mercado B2B, procure concentrar seu tempo e esforços qualificando leads com real poder de decidir sobre a compra ou não do seu produto.
8 – Não automatização de algumas estratégias de marketing
Encerrando a nossa lista de principais gargalos na qualificação de leads, temos a falta de automatização de determinadas estratégias de marketing.
Por meio de um software especializado, você pode programar disparos automáticos e segmentar os leads de acordo com a posição deles no funil de vendas.
Quer conhecer mais alguns softwares que podem te ajudar a automatizar algumas tarefas do processo de vendas? Confira:
Bom, agora que você já sabe mais sobre gargalos na qualificação de leads e como corrigi-los, coloque em prática as nossas dicas e melhore o desempenho das suas vendas.
Saiba mais: Perguntas essenciais para detectar leads qualificados
Veja as demais aulas desta lista de leitura:
- Aula 1| Mapeamento de processo de vendas: descubra como fazer para identificar gargalos e melhorar o desempenho do time comercial
- Aula 2 | Gargalos no processo de prospecção de vendas: quais são os principais e o que fazer para solucioná-los e alavancar os resultado
- Aula 4 | Gargalos e KPIs de vendas: 6 dicas de como definir as métricas certas para acompanhar o desempenho comercial da sua empresa
- Aula 5 | Como identificar gargalos na equipe vendas: 7 dicas de ouro para ter o controle da equipe de vendas na palma de sua mão
- Aula 6 | Gargalo no funil de vendas: descubra quais são os principais e confira 5 dicas de como corrigi-los e evitá-los
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