Atualmente, os dados são os maiores ativos de uma empresa. E é por essa razão que o gerenciamento de dados de clientes se faz tão necessário e crucial para o bom desempenho dos negócios, orientando as tomadas de decisão.
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Principais aprendizados deste artigo:
- O gerenciamento de dados de clientes nada mais é do que o processo de coleta, armazenamento e manutenção dos dados dos clientes.
- Esse processo tem como objetivo organizar a base de dados para compreender o comportamento de compra dos clientes, identificar oportunidades de negócio e traçar melhores estratégias de vendas, atendimento e marketing.
- O gerenciamento de dados de clientes envolve as etapas de coleta, organização, segmentação, padronização, análise, atualização ou enriquecimento de dados e limpeza.
- O CRM é uma parte fundamental e indispensável do gerenciamento de dados de clientes. Conheça as vantagens da solução em Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
- Antes de qualquer ação, você deve preparar seu CRM para receber os dados dos clientes. Isso significa configurar a plataforma e optar por um CRM personalizável que atenda às necessidades do seu modelo de negócio.
- O CRM agiliza a análise de dados por meio de filtros que facilitam a segmentação de clientes. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça todos os recursos de gerenciamento de dados!
Com os dados dos clientes, as organizações podem compreender o comportamento de compra, identificar preferências e dores, desenvolver novos produtos e serviços e, ainda, construir estratégias de vendas mais eficientes e que aumentem a lucratividade do negócio.
No entanto, isso só é possível se o gerenciamento de dados de clientes estiver devidamente estruturado.
Na prática, isso significa que todo o processo de coleta, armazenamento, categorização e análise dos dados deve seguir um raciocínio lógico e bem estruturado para evitar que dados incorretos sejam cadastrados na base ou que haja duplicidades que atrapalhem as análises.
Portanto, quando falamos sobre gerenciamento de dados de clientes, é essencial citar os sistemas de CRM como protagonistas dessa gestão.
Como você já deve saber, um dos objetivos do CRM é centralizar e organizar os dados e históricos de interação com os clientes.
Desse modo, o CRM é uma parte fundamental e indispensável do gerenciamento de dados de clientes, uma vez que a ferramenta fornece uma série de recursos que ajudam a tornar o gerenciamento mais simplificado.
Neste artigo, vamos nos aprofundar na importância do gerenciamento dos dados dos clientes e apresentar formas de gerenciar os dados utilizando um CRM.
Continue a leitura!
O que é gerenciamento de dados de clientes?
O gerenciamento de dados de clientes é um processo de coleta, armazenamento e manutenção de informações-chave. A proposta é organizar a base de dados e usá-la para compreender mais profundamente os consumidores, identificar oportunidades de negócio e traçar estratégias de vendas, atendimento ao cliente e marketing que favoreçam os negócios.
Também faz parte do gerenciamento de dados de clientes o processo de limpeza e enriquecimento de dados. O propósito maior é manter a base de dados em vendas com qualidade para que seja aproveitada da melhor maneira possível.
Logo, o gerenciamento de dados de cliente envolve as seguintes etapas:
- coleta de dados;
- organização e segmentação;
- padronização;
- análise;
- atualização ou enriquecimento;
- limpeza.
Mostraremos como conduzir cada etapa do gerenciamento de dados dos clientes mais adiante no artigo, porém, antes disso, veja quais são os benefícios desse processo.
Quais são os benefícios do gerenciamento do banco de dados clientes?
Manter a gestão do banco de dados dos clientes em dia promove diversos benefícios para empresas dos mais variados setores. Listamos as principais vantagens a seguir:
- mais facilidade para construir um perfil de cliente ideal;
- melhor compreensão sobre as expectativas e necessidades dos clientes;
- personalização mais eficiente de campanhas de marketing, abordagens de vendas e práticas de atendimento ao cliente;
- aumento na retenção e satisfação dos clientes;
- tomadas de decisão baseadas em dados;
- melhoria da eficiência operacional;
- identificação de oportunidades de up selling e cross-selling com mais praticidade;
- melhora a comunicação com os clientes;
- assertividade na localização dos clientes;
- simplificação e personalização da segmentação de clientes;
- mais insumos para estratégias de captação de leads.
Como organizar os dados dos seus clientes?
Agora que você já sabe o que é gerenciamento de dados de clientes e quais os benefícios desse processo para sua empresa, é vital compreender como organizar seus dados adequadamente.
Como este é um processo diretamente relacionado às práticas de CRM, vamos explicar como funciona o gerenciamento através dessa plataforma, combinado?
Acompanhe!
1. Configure seu CRM
Antes de qualquer ação, você deve preparar o CRM para receber os dados dos seus clientes.
Isso significa configurar sua plataforma e personalizá-la de acordo com as necessidades do modelo de negócio.
Por padrão, as plataformas de CRM já disponibilizam campos como:
- nome de empresa;
- setor de atuação;
- categoria;
- telefone;
- endereço;
- origem do contato.
Os campos como setor, origem e categoria devem ser configurados para que representem fielmente sua realidade.
Contudo, nem sempre esses campos são suficientes para organizar os dados adequadamente e manter um cadastro completo. Por isso, se necessário, a dica é criar campos customizados na plataforma.
No CRM do Agendor, é possível criar campos customizados para que as informações e os detalhes sobre os clientes estejam devidamente cadastrados na plataforma. Assim, pode-se construir perfis mais completos, utilizar filtros para localizar as informações que deseja com praticidade e, futuramente, otimizar a manutenção e atualização de dados.
2. Insira seus dados na plataforma
Com o CRM parametrizado, ele estará pronto para receber os dados dos seus clientes.
Nesse momento, é importante otimizar a inserção de dados e optar por mecanismos que automatizam esse processo.
Se você puder integrar seu CRM com outras fontes de dados de clientes, ótimo! Faça isso.
Caso contrário, você pode escolher inserir seus dados por importações
Aqui no Agendor, disponibilizamos um modelo pronto para que você insira seus dados na plataforma, sem dor de cabeça. Basta baixar o modelo de importação, inserir seus dados e importar a planilha na plataforma.
Não se preocupe. A plataforma é capaz de sinalizar os casos de duplicidade de dados!
3. Segmente sua base por filtros
Chegou o momento de segmentar sua base de dados.
Fazer isso é muito simples por meio dos filtros no banco de dados dos clientes.
Você pode utilizá-los para gerar uma listagem de clientes baseada em critérios específicos, como: localização, categoria, histórico de atividades, origem dos dados, data de atualização ou cadastramento e muito mais.
Utilizar os filtros é importante porque facilita a segmentação de clientes e, por sua vez, a personalização da comunicação, análise de dados, criação de listas para prospecção e envio de e-mail marketing.
Veja, no vídeo abaixo, como trabalhar com filtros no funil de vendas do Agendor:
Não se esqueça de atualizar os dados constantemente para manter a base limpa e coerente com a realidade. Além disso, se necessário, considere fornecer um treinamento à equipe de vendas para que possam compreender as melhores práticas de gerenciamento de dados de clientes.
Se precisar de ajuda com esse processo, conte com o Agendor! Um CRM completo e fácil de utilizar para armazenar todos os dados dos seus clientes.
Para começar, basta criar uma conta no Agendor e testar gratuitamente a plataforma!