Sim! O CRM (Customer Relationship Management) ajuda na gestão de clientes de escritório de advocacia, ao centralizar dados, gerar históricos de atendimento, automatizar processos de interação, otimizar a rotina do setor comercial e contribuir para aumentar o nível de satisfação de quem contrata os serviços jurídicos.

Principais aprendizados deste artigo

Todos esses resultados são possíveis porque o sistema de CRM é um software voltado para o gerenciamento da relação entre empresas e clientes. 

Em um único ambiente, você encontra tudo o que precisa para estreitar esse relacionamento desde o primeiro contato.

Outro motivo pelo qual um CRM para advogados aprimora a gestão de clientes jurídicos é devido à entrega de uma visão completa do funil de vendas, que mostra exatamente em que etapa da decisão de contratação as pessoas estão.

Assim, os profissionais do setor comercial têm nas mãos todas as informações necessárias para captar leads, transformá-los em prospects e, em seguida, em clientes fiéis do escritório de advocacia.

Bem interessante, concorda? Então, siga a leitura deste artigo, entenda o que é um CRM, como funciona, quais as vantagens de usar esse tipo de ferramenta e o que não pode faltar em um sistema de gestão de clientes eficiente!

O que é um sistema de CRM e como funciona? 

CRM é a sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, que, em português, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um software que viabiliza a aplicação dessa estratégia ao centralizar dados e automatizar diferentes atividades.

Por meio da ferramenta de automação para advogados, é possível, por exemplo, acompanhar os clientes em potencial durante todo funil de vendas. Assim, fica mais fácil convertê-los, pois os times comercial e de marketing sabem exatamente o que entregar para estimular a decisão de contratação.

O CRM para advogados também ajuda a gerenciar casos a partir do registro de todos os encontros, reuniões e comparecimento a audiências. 

Esse controle mais preciso aumenta a credibilidade do profissional e deixa o cliente mais satisfeito. Afinal, sempre que contatar o escritório para saber o andamento do seu caso, recebe respostas rápidas, pontuais e precisas.

Dica! Veja no gráfico abaixo como um CRM de vendas ajuda no dia a dia das empresas.

gestão (de clientes) escritório advocacia

Como um CRM melhora a gestão de clientes de um escritório de advocacia?

Um CRM melhora a gestão de clientes de um escritório de advocacia devido às funcionalidades que oferece, que tornam o acompanhamento muito mais prático, dinâmico e eficiente

Para deixar as melhorias mais claras, veja alguns exemplos de ações que você pode realizar no sistema:

  • centralizar todos os contatos de leads, prospects e clientes em um único ambiente virtual;
  • acessar históricos de interações atualizados em tempo real;
  • separar os clientes por categorias e especialidades e encontrar seus cadastros em menos tempo;
  • organizar datas de ligações, reuniões, visitas e retorno para compartilhar atualização dos casos;
  • gerar relatórios para acompanhar a evolução da sua carteira de clientes;
  • potencializar estratégias de atração, conversão e fidelização;
  • identificar rapidamente oportunidades de novos negócios;
  • descobrir os motivos de vendas perdidas, razões de insatisfação dos clientes e definir ações para reverter essas situações. 

Concorda que as possibilidades acima são tudo o que você e seu time precisam para se relacionar melhor com clientes? Afinal, terão acesso rápido a diversas informações e dados. 

Com tudo à mão, fica muito mais fácil atender às expectativas dos contratantes — ou melhor, ir além!

É por conta de resultados como esses que o CRM para advogados aprimora (e muito) a gestão de clientes jurídicos. 

Entenda mais sobre a solução no artigo: “Ferramenta CRM: o que é, principais vantagens e como usar as funcionalidades que ela oferece

5 benefícios de utilizar um CRM em escritórios de advocacia

Deu para ter uma ideia do quão vantajoso é usar um CRM para realizar a gestão de clientes de escritório de advocacia? 

Para destacar o potencial da ferramenta, veja abaixo os principais benefícios que você e seu time terão ao utilizá-la.

1. Aumento da produtividade

O CRM é uma ferramenta de automação para advogados que transforma diversas tarefas manuais em automáticas, como o envio de e-mails e o levantamento de dados de negócios fechados. Assim, os profissionais finalizam as atividades em menos tempo e diminuem as chances de erros.

2. Cumprimento de prazos

Respeitar prazos é essencial para ganhar causas, além de ser sinal de profissionalismo. No CRM, você registra diferentes lembretes para receber alertas, como agendamento de reuniões e datas limite para envio de documentos. Não esquecer nada garante um atendimento de excelência aos seus clientes.

3. Melhora da comunicação interna e externa

Já falamos que o CRM gera históricos atualizados em tempo real e que centraliza todos os dados e interações com os clientes, certo? Essas funcionalidades tornam o compartilhamento de informações entre os profissionais do escritório muito mais rápido e evita ruídos na comunicação. 

A interação com os clientes também melhora, pois advogados, atendentes e time comercial têm tudo o que precisam para esclarecer as dúvidas e atualizá-los sobre a evolução de seus processos.

4. Acompanhamento pontual do crescimento do escritório

Os relatórios gerados pelo CRM fornecem uma visão clara de como está a carteira de clientes, quais são os mais rentáveis e até mesmo quais inativos vale a pena abordar novamente para trazer de volta à sua base.

A partir dessas informações, você tem a chance de mensurar o crescimento do seu negócio, principalmente se usar métricas e indicadores como taxa de conversão, faturamento, taxa de turnover e ROI (Retorno sobre o Investimento).

5. Aumento do nível de satisfação dos clientes

Essa vantagem é a consequência natural de usar um CRM para fazer a gestão de clientes de escritório de advocacia. O motivo é que se trata do resultado de todas as outras ações, ou seja:

  • atendimento mais rápido, personalizado, preciso e livre de erros;
  • cumprimento dos prazos;
  • comunicação clara e eficiente;
  • esclarecimento pontual de dúvidas.

Esses fatores são fundamentais para deixar os clientes mais satisfeitos, pois ajudam a entregar tudo o que eles precisam e esperam.

Extra! Acompanhar os clientes durante todo o processo de vendas é essencial para identificar suas necessidades e, assim, trazê-los para a sua base. Então, veja no infográfico abaixo como fazer follow-up de vendas com um CRM!

gestão (de clientes) escritório advocacia

O que não pode faltar em um CRM para advogados?

Para gerar todas essas vantagens, o CRM para advogados precisa oferecer funcionalidades como:

  • gerenciamento completo de clientes: do cadastro ao histórico de interações;
  • recurso para gestão de contatos: com armazenamento seguro dados, registro de casos, anotação de emissão de notas fiscais e controle de documentos enviados e recebidos;
  • agendamento e lembretes automáticos: como prazos e eventos importantes relacionados aos processos, como perícias;
  • automação de marketing: segmentação de clientes para criação de campanhas personalizadas, envio automático de e-mail e acompanhamento de leads.
  • relatórios diversos: para análise de produtividade do time comercial, controle de entrada e saída de clientes e monitoramento do nível de satisfação dos contratantes.

Este artigo trouxe uma amostra de como um CRM aprimora a gestão de clientes de um escritório de advocacia. 

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