A gestão de desempenho é uma estratégia dentro da gestão de pessoas que têm maior influência nos resultados da empresa. E implementá-la pode ser aquilo que faltava para alcançar os objetivos e metas da organização!
Isso porque a gestão de desempenho atua diretamente na performance de cada colaborador da empresa, identificando seus pontos de melhoria e trabalhando para transformá-los em pontos fortes.
Esse fator torna os negócios mais sustentáveis, ou seja, produzindo mais com os recursos que já possui, evitando gastos necessários.
Apesar da sua importância, muitas empresas ainda acreditam que ainda não estão preparadas para implementar a gestão de desempenho. Mas será que essa estratégia é realmente muito burocrática?
Afinal, o que é gestão de desempenho? Para que serve? Como fazer gestão de desempenho? É sobre essas questões que falaremos em nosso artigo. Continue a leitura!
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho é uma estratégia de gestão de pessoas que tem como objetivo fazer uma análise quantitativa e qualitativa do desempenho dos colaboradores sobre suas atividades para melhor direcioná-los aos resultados desejados.
Para isso, é preciso elaborar as metas adequadamente, alinhar as expectativas com os colaboradores e fazer uma avaliação sobre sua performance.
O alinhamento com cada membro do time é essencial para que a gestão de desempenho seja aplicada da forma correta. Dessa forma, é possível garantir que cada colaborador saiba exatamente o que e como deve ser feito para tais objetivos.
Sem esse aspecto, o desempenho dos funcionários será baseado em questões adjacentes, tornando sua avaliação distanciada da realidade.
Veja também: Como fazer avaliação de desempenho individual? Passo a passo e exemplo de formulário
Não confunda gestão de desempenho com avaliação de desempenho!
Embora as duas nomenclaturas sejam semelhantes, elas possuem significados bem diferentes na prática.
Entende-se gestão de desempenho como um processo estruturado de gestão de pessoas que se inicia na definição das metas, passa pelo alinhamento com a equipe, até a análise da performance.
Já a avaliação de desempenho se trata de uma das etapas do processo. Esta é uma ferramenta que torna a gestão de desempenho viável, visto que é a aplicação dela que leva os gestores a compreenderem a atuação de cada membro da equipe.
Nós desenvolvemos uma planilha de desempenho de funcionários gratuita e explicamos como utilizá-la em um artigo do nosso blog, você pode acessá-la em: Planilha de avaliação de desempenho de funcionários grátis!
A leitura desse artigo é muito importante, e como você verá mais adiante, essa planilha será muito necessária para implementar a gestão de desempenho. Então, não deixe de conferir e baixar a planilha, combinado? Assim você conseguirá aplicar essa estratégia com recursos adequados.
Qual é a importância da gestão do desempenho?
Toda empresa que quiser promover uma verdadeira vantagem competitiva, deve começar “organizando sua casa”.
Isso significa que todos os processos devem estar em sinergia e que o time possui as ferramentas certas para trabalhar. Mas, sobretudo, que seus colaboradores estão em harmonia com o planejamento estratégico da organização.
No fim do dia, é o seu time que traz resultados. Eles estão na linha de frente, fazendo tudo acontecer. Logo, representam a engrenagem mais fundamental para manter essa máquina funcionando.
Por isso, dedicar-se a uma estratégia focada nos colaboradores como a gestão de desempenho é crucial para elevar sua vantagem competitiva e sair à frente da concorrência.
É preciso salientar: a gestão de desempenho é cíclica, isto é, ela deve ser aplicada continuamente. Assim que um objetivo for alcançado, se dedique a um novo. Isso vai reforçar cada vez mais seus resultados e seu diferencial competitivo.
Além disso, a gestão de desempenho também proporciona vantagens como os que vamos abordar a seguir.
Retenção de talentos
A gestão de desempenho é uma estratégia que é aplicada para cada pessoa individualmente. Essa atenção aos colaboradores gera um sentimento muito importante para a produtividade: o pertencimento.
Os funcionários que sentem que seu esforço não está sendo sequer observado, demonstram dificuldade em acreditar que vale a pena ir atrás dos objetivos pela empresa.
Por outro lado, a gestão de desempenho desenvolve mais capacidades e habilidades dos colaboradores. Dessa forma, eles continuam sendo cada vez mais indispensáveis para a organização, fato que oportuniza crescimento profissional e, assim sendo, satisfação.
Isso reduz os índices de turnover da empresa, ponto muito significativo para manter a sustentabilidade do negócio.
Ademais, a retenção de talentos também colabora para que os gastos com contratação sejam reduzidos e, caso se façam necessárias, as contratações são mais assertivas.
Leia também: People Analytics: o que é e como aplicar em 6 passos
Eleva a reputação da empresa
Resultados positivos e funcionários motivados e satisfeitos são elementos que elevam a reputação da sua empresa. Além de poder chamar a atenção de investidores, também atrai talentos qualificados que podem agregar muito aos objetivos da organização.
Com uma reputação positiva, uma empresa pode:
- ter maior reconhecimento;
- relacionamento com parceiros e colaboradores mais reforçado;
- trabalhar com mais transparência;
- viabilizar novos negócios;
- desenvolver maior autoridade no mercado.
Metas mais assertivas
Já parou para pensar se suas metas estão sendo construídas de maneira realista? Este pode ser o motivo pelo qual seus funcionários não estão cumprindo com elas, caso isso aconteça.
Muitas vezes, é difícil traçar esse diagnóstico. Mas com a gestão de desempenho é possível fazer uma análise comparativa com a performance dos colaboradores e entender se a meta é realmente uma questão.
Isso motiva uma reflexão sobre esse dado e permite a elaboração de metas mais pragmáticas.
No infográfico, confira 4 dicas essenciais para bater suas metas:
Melhora o clima organizacional
Nada melhor do que uma equipe motivada e em sinergia para deixar o clima organizacional mais leve, não é mesmo?
É claro que existem fatores externos que influenciam nisso, mas quando seu time está performando dessa forma, o ambiente tende a ficar mais leve. O que, por sua vez, também colabora para a satisfação dos funcionários.
Evolui o relacionamento com o cliente
Afinal, como a gestão de desempenho pode estar ligada ao relacionamento com o cliente?
Simples: uma equipe que sabe exatamente o que deve ser feito está preparada para lidar com diversas situações que podem surgir. Dito isso, o cliente pode desfrutar de mais assistência e de direcionamentos mais claros.
Sendo assim, seu cliente fica mais satisfeito e as chances de fidelizá-lo aumentam consideravelmente, o que também corrobora para o desenvolvimento mais sustentável da empresa.
Como fazer gestão de desempenho?
Perante todos esses benefícios, fica fácil querer implementá-la, certo?
A gestão de desempenho é realmente muito atrativa, mas, assim como mencionamos no início do artigo, muitas empresas acreditam que a gestão de desempenho é burocrática demais, ou que é algo mais complexo e os empreendedores não enxergam seu negócio preparado para abraçar essa estratégia.
Contudo, tudo isso não é verdade.
A complexidade da implantação dessa estratégia varia de acordo com o tamanho de cada empresa, mas ela pode ser, sim, muito prática.
E com a planilha de avaliação de desempenho que disponibilizamos, ficará ainda mais fácil colocá-la em prática.
Para isso, são necessárias 7 etapas. São elas:
- Defina um objetivo;
- Comunique a liderança;
- Estipule as metas
- Se necessário, treine sua equipe;
- Faça uma avaliação de desempenho;
- Dê feedbacks;
- Inicie o ciclo novamente.
Entenda cada uma das etapas da gestão de desempenho mais profundamente a seguir.
Confira também: Equipes de alto desempenho: o que são e 8 dicas valiosas de como desenvolver times de performance elevada
1. Defina um objetivo
A gestão de desempenho não deve ser aplicada sem planejamento. Desse jeito, nenhuma estratégia alcança seu sucesso.
Portanto, entenda seu ponto de dor. Onde está a necessidade de melhoria?
Por exemplo: se os vendedores não estão batendo a meta, é interessante elaborar uma estratégia de gestão de desempenho que possa apresentar resultados e ter um panorama sobre a situação.
Lembra que mencionamos que, talvez, a questão maior sejam as metas? A gestão de desempenho pode te ajudar a entender isso.
Então, defina seu objetivo e coloque-o como aquilo que deverá ser resolvido ao final do ciclo. Ele será seu norte para todas as etapas seguintes.
2. Comunique a liderança
A liderança tem um papel crucial para os resultados. É ela que deve ser o grande impulsionador do seu time para os objetivos da empresa. Sem uma liderança, uma equipe pode ficar desamparada, levantando toda a estratégia de gestão de desempenho por água abaixo.
Aliás, sem uma liderança, simplesmente não é possível aplicar essa metodologia. É papel dos gestores definirem as métricas adequadas para mensurar o desempenho dos funcionários.
Neste contexto, faça uma reunião com os gestores de cada área e informe as devidas mudanças. Para um resultado que alcance toda a empresa, essa etapa é determinante.
Este artigo também pode ser interessante para você: Treinamentos para liderança: 5 tipos de capacitação para desenvolver líderes e equipes
3. Estipule as metas
Novas estratégias precisam de novas metas.
Em vista disso, reflita sobre as metas atuais e elabore novas. Uma ferramenta que poderá te ajudar nesse momento são as metas SMART.
As metas smart são uma metodologia utilizada para criar metas alcançáveis e desafiadoras. Para isso, consideram-se cinco aspectos, provenientes das letras que formam a palavra SMART:
- specific (específicos): as metas devem ser objetivas
- measurable (mensuráveis): as metas devem ser mensuráveis;
- attainable (atingíveis): as metas devem ser alcançáveis;
- realistic (realistas): as metas devem ser realistas;
- time-bound (com tempo limite): as metas devem ter um prazo.
Dessa forma, é possível criar metas que não sejam impossíveis para os vendedores, mas que os desafiem e promovam a evolução da área como um todo.
Saiba mais sobre as metas SMART neste vídeo:
4. Se necessário, treine sua equipe
Se sentir necessidade, você pode aplicar um treinamento para sua equipe para que possam se preparar para o novo modelo de gestão.
Uma reunião para comunicar todos os colaboradores é fundamental, mas você pode ir além.
Vamos retomar o exemplo do time de vendas que não está batendo as metas. Nesse caso, além de reportar as mudanças para sua equipe, é válido oferecer um treinamento sobre alguma nova abordagem de vendas, boas práticas ou metodologia.
Pense em algo que enriqueça o repertório do vendedor e que o motive a aderir à gestão de desempenho!
5. Faça uma avaliação de desempenho
Chegou o momento de entender se tudo até aqui tem sido feito de maneira eficiente.
Agora, é preciso fazer uma avaliação de desempenho de cada colaborador e refletir sobre seus comportamentos e resultados.
Este será seu guia para os próximos passos em relação a cada funcionário.
Para tanto, utilize nossa planilha de avaliação de desempenho gratuita! Basta preencher as células da planilha e examinar os indicadores. Se, eventualmente, alguma métrica não fizer sentido para o seu modelo de negócio, não se preocupe: a planilha é totalmente editável.
A planilha possui dois tipos de relatórios:
- matriz 9 box;
- Score balanceado de desempenho.
Na primeira, é possível compreender em quais colaboradores investir, baseado na relação entre seu potencial e seu desempenho. Já no Score balanceado, um gráfico comparativo do desempenho de cada funcionário é gerado.
A partir desses resultados, você será capaz de perceber a produtividade dos colaboradores, e como está sendo sua participação para os resultados da empresa.
Caso sejam negativos, será necessário fazer um realinhamento das expectativas da organização em relação a este colaborador e também ouvir seu ponto de vista.
Até esse ponto, você identificou o ponto de melhoria do seu funcionário. Agora, dê os direcionamentos para que ele possa se desenvolver.
Na prática, isso significa investir em uma capacitação, compartilhar conteúdos ricos, fazer role plays e acompanhar de perto os resultados (sem microgerenciar!), além de estar disponível para dar suporte sempre que necessário.
6. Dê feedbacks
A comunicação precisa estar presente em todo processo. E mais: ela deve ser o mais transparente possível!
Com os resultados em mãos, dê os devidos feedbacks para cada funcionário.
Elogie seus pontos fortes motivando a regularidade deles, mas também ressalte aquilo que precisa ser melhorado e as orientações para que possam mudar esse cenário. E depois, faça novamente uma avaliação de desempenho até que estejam performando da melhor forma.
Em dúvida sobre como fazer isso? Confira nosso artigo: Avaliação de desempenho e feedback: faça com naturalidade
7. Inicie o ciclo novamente
A gestão de desempenho é uma estratégia cíclica, logo, ao finalizar um objetivo, você pode iniciar outro.
Isso vai lhe garantir constante evolução e aprendizado, promovendo os benefícios desse modelo ainda mais! E como você pôde perceber, a gestão de desempenho não é nada burocrática, não é mesmo?
Seguindo nosso passo a passo prático, ficará mais fácil manter esse ciclo, atingir os resultados desejados e elevar a competitividade da sua empresa.
Mas, atenção! Lembre-se de que a liderança tem um papel fundamental para que isso dê certo. Por isso, é preciso estar alinhado com as principais técnicas de gestão de equipes para manter o progresso dessa estratégia.
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