A gestão de KPIs é nada menos do que determinante para o alto desempenho das organizações.
Principais aprendizados deste artigo:
- A gestão de KPIs é uma prática estratégica que envolve estabelecer, medir, monitorar e analisar indicadores-chave de desempenho.
- Para identificar os KPIs mais importantes para seu negócio, é necessário que as empresas considerem seu objetivo previsto no planejamento estratégico e seu modelo de negócio.
- Acompanhar os indicadores é crucial para que a empresa possa tomar decisões mais estratégicas, definir metas realistas e desafiadoras, promover a melhoria contínua e otimizar processos operacionais.
- Os principais KPIs de uma empresa são receita total, ROI, CAC, taxa de conversão de leads e taxa de churn. Conheça outros KPIs relevantes para vendas e marketing em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar
- Utilize um sistema de gestão para otimizar o acompanhamento e tornar a análise e gestão de KPIs mais eficiente. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e monitore os principais KPIs de vendas em tempo real!
Não à toa, estudos apontam que, até 2025, 85% dos CEOs de grandes empresas exigirão informações sobre os resultados dos negócios baseados em dados.
O motivo por trás dessa exigência é simples: os KPIs são fundamentais para fornecer uma visão clara e objetiva da performance de uma empresa, e quando os líderes têm acesso a esses dados, podem tomar decisões estratégicas mais assertivas e inteligentes.
Mas, afinal, o que é gestão de KPIs exatamente? Por que é importante? Quais indicadores acompanhar?
Neste artigo, esclarecemos essas e outras dúvidas sobre gestão de KPIs para que você tenha o que precisa para levar sua empresa ao sucesso.
Fique conosco e continue a leitura do artigo para não perder nenhuma informação importante!
O que é gestão de KPIs?
A gestão de KPIs é uma prática estratégica que envolve estabelecer, medir, monitorar e analisar indicadores-chave de desempenho relevantes para que a empresa tome decisões embasadas, alcance metas desafiadoras e realize uma avaliação contínua do desempenho de longo prazo visando a expansão dos negócios e a maximização dos lucros.
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em português significa Indicadores-chave de Desempenho.
Tratam-se de medidas quantitativas que ajudam a mensurar o progresso de uma determinada ação ou estratégia.
Para identificar os KPIs mais importantes para seu negócio, é necessário que as empresas considerem seu objetivo previsto no planejamento estratégico e seu modelo de negócio.
Por exemplo, em uma empresa de software, os KPIs relevantes podem incluir a taxa de churn de clientes (taxa de cancelamento de assinaturas ou contratos), a taxa de aquisição de novos recursos do software, o tempo médio de resposta ao suporte ao cliente, entre outros.
Qual é a importância da análise e gestão de KPIs?
“O que não é medido, não pode ser melhorado”. Essa frase sintetiza muito bem a importância da análise e gestão de KPIs.
Mas, de modo geral, acompanhar os indicadores é crucial para que a empresa possa:
- tomar decisões mais estratégicas;
- definir metas realistas e desafiadoras;
- promover a melhoria contínua;
- otimizar processos operacionais;
- identificar tendências e oportunidades;
- monitorar o desempenho da equipe, visando a alta performance;
- adaptar-se às mudanças do mercado.
Quais são os principais KPIs de uma empresa?
Os principais KPIs de uma empresa podem variar de negócio para negócio, mas, no geral, os mais relevantes são:
Receita total
A receita total representa o valor total em vendas gerado em um determinado período, e por isso, oferece insights sobre a performance de vendas, a saúde financeira do negócio e o comportamento dos clientes.
Os exemplos de estratégias que podem surgir com o acompanhamento deste KPI envolvem:
- otimização de preços e mix de produtos;
- avaliação do desempenho das campanhas de marketing e vendas;
- identificação de oportunidades de up selling e cross-selling;
- avaliação de desempenho da equipe de vendas;
- plano comercial da empresa;
- planejamento financeiro e orçamentário.
Conheça também 8 indicadores de performance para vendedores:
ROI
Na gestão de KPIs, o ROI é tão importante quanto a receita total, afinal, ele apresentará a eficiência dos investimentos efetuados pela empresa, comparando o retorno financeiro obtido com o valor investido em determinado projeto, campanha ou área do negócio.
Nesse sentido, o ROI é uma métrica indispensável para avaliar a viabilidade e o impacto dos investimentos, permitindo uma tomada de decisão mais embasada e direcionada ao crescimento sustentável do negócio.
Ao acompanhar o ROI, a empresa poderá:
- priorizar investimentos com mais segurança financeira;
- avaliar a performance das ações de marketing e vendas;
- analisar investimentos em automação de processos, tecnologia ou treinamentos;
- identificar oportunidades para reduzir custos;
- projetar o retorno estimado para investimentos futuros.
Custo de aquisição de clientes (CAC)
Fazer a análise e a gestão de KPIs sem acompanhar o custo de aquisição de clientes (CAC) pode comprometer severamente seus investimentos de marketing e vendas.
Isso porque o CAC mede, justamente, a eficiência das estratégias de captação, apresentando o investimento médio necessário para conquistar um novo cliente.
Na prática, o CAC permite que as equipes entendam a relação entre os esforços de aquisição e o retorno financeiro que cada cliente traz para o negócio.
Desse modo, os times de marketing e vendas podem:
- compreender a eficiência dos canais utilizados para aquisição de clientes;
- ajustar as estratégias para otimizar a relação entre o custo de aquisição e o valor em receita gerado pelos clientes;
- identificar oportunidades para reduzir os custos de aquisição por meio de ações mais eficazes.
Taxa de conversão de leads
A taxa de conversão de leads mede a proporção de leads que efetivamente se tornam clientes.
Esse indicador é determinante para a gestão de KPIs de vendas, visto que é utilizado para avaliar o desempenho do funil de vendas, do processo comercial e das atividades dos vendedores.
São muitas as ações que podem ser tomadas a partir do acompanhamento da taxa de conversão de leads. As mais corriqueiras são:
- identificação de gargalos;
- aprimoramento da abordagem de vendas em determinadas etapas do funil;
- mapeamento da eficácia do follow-up;
- testes A/B para identificar o que funciona melhor para converter leads em clientes;
- capacitação da equipe de vendas;
- melhorias nas técnicas de qualificação de leads.
Taxa de cancelamento (churn rate)
O churn rate mede a taxa de clientes que cancelaram ou deixaram de utilizar os produtos ou serviços da empresa em um determinado período.
Em síntese, o churn rate é monitorado para que seja possível avaliar a retenção de clientes e a satisfação com o produto ou serviço oferecido pela empresa.
Por essa razão, é comum que, após avaliar o churn, a organização:
- identifique problemas e implemente correções para aumentar a retenção;
- desenvolva estratégias de fidelização;
- compreenda a qualidade do processo de atendimento ao cliente.
Como fazer a gestão de KPIs?
Para fazer a gestão de indicadores, é preciso seguir os seguintes passos:
- Defina os KPIs a serem monitorados, considerando os mais relevantes para o seu negócio;
- Alinhe os KPIs com os objetivos estratégicos da organização;
- Estabeleça metas para cada indicador, como por exemplo, “aumentar a taxa de conversão em X%”;
- Monitore os indicadores regularmente para criar uma cultura organizacional orientada por resultados;
- Utilize um sistema de gestão para otimizar o acompanhamento, como um sistema de CRM ou plataformas de automação de marketing, por exemplo;
- Compartilhe os resultados com a equipe para alinhar expectativas e objetivos;
- Realize os ajustes necessários para promover a melhoria contínua.
Agora que você já sabe o que é gestão de KPIs e quais são os indicadores mais importantes para sua organização, é hora de considerar investir na tecnologia para que essa prática seja ainda mais eficiente e produtiva.
Um exemplo de tecnologia aliada na gestão de KPIs de vendas é o Agendor, um CRM completo e intuitivo, especialmente desenvolvido para auxiliar na gestão de vendas e no acompanhamento dos principais indicadores-chave de desempenho.
Com o Agendor, você poderá centralizar todas as informações relevantes sobre clientes, leads e oportunidades, facilitando o monitoramento dos KPIs em tempo real. Veja como funciona na prática:
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