A gestão de KPIs é nada menos do que determinante para o alto desempenho das organizações.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A gestão de KPIs é uma prática estratégica que envolve estabelecer, medir, monitorar e analisar indicadores-chave de desempenho. 
  • Para identificar os KPIs mais importantes para seu negócio, é necessário que as empresas considerem seu objetivo previsto no planejamento estratégico e seu modelo de negócio. 
  • Acompanhar os indicadores é crucial para que a empresa possa tomar decisões mais estratégicas, definir metas realistas e desafiadoras, promover a melhoria contínua e otimizar processos operacionais.
  • Os principais KPIs de uma empresa são receita total, ROI, CAC, taxa de conversão de leads e taxa de churn. Conheça outros KPIs relevantes para vendas e marketing em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar 
  • Utilize um sistema de gestão para otimizar o acompanhamento e tornar a análise e gestão de KPIs mais eficiente. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e monitore os principais KPIs de vendas em tempo real! 

Não à toa, estudos apontam que, até 2025, 85% dos CEOs de grandes empresas exigirão informações sobre os resultados dos negócios baseados em dados.

O motivo por trás dessa exigência é simples: os KPIs são fundamentais para fornecer uma visão clara e objetiva da performance de uma empresa, e quando os líderes têm acesso a esses dados, podem tomar decisões estratégicas mais assertivas e inteligentes.

Mas, afinal, o que é gestão de KPIs exatamente? Por que é importante? Quais indicadores acompanhar?

Neste artigo, esclarecemos essas e outras dúvidas sobre gestão de KPIs para que você tenha o que precisa para levar sua empresa ao sucesso.

Fique conosco e continue a leitura do artigo para não perder nenhuma informação importante!

O que é gestão de KPIs?

A gestão de KPIs é uma prática estratégica que envolve estabelecer, medir, monitorar e analisar indicadores-chave de desempenho relevantes para que a empresa tome decisões embasadas, alcance metas desafiadoras e realize uma avaliação contínua do desempenho de longo prazo visando a expansão dos negócios e a maximização dos lucros.

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em português significa Indicadores-chave de Desempenho.

Tratam-se de medidas quantitativas que ajudam a mensurar o progresso de uma determinada ação ou estratégia.

Para identificar os KPIs mais importantes para seu negócio, é necessário que as empresas considerem seu objetivo previsto no planejamento estratégico e seu modelo de negócio. 

Por exemplo, em uma empresa de software, os KPIs relevantes podem incluir a taxa de churn de clientes (taxa de cancelamento de assinaturas ou contratos), a taxa de aquisição de novos recursos do software, o tempo médio de resposta ao suporte ao cliente, entre outros.

Qual é a importância da análise e gestão de KPIs?

O que não é medido, não pode ser melhorado”. Essa frase sintetiza muito bem a importância da análise e gestão de KPIs. 

Mas, de modo geral, acompanhar os indicadores é crucial para que a empresa possa:

  • tomar decisões mais estratégicas;
  • definir metas realistas e desafiadoras;
  • promover a melhoria contínua;
  • otimizar processos operacionais;
  • identificar tendências e oportunidades;
  • monitorar o desempenho da equipe, visando a alta performance;
  • adaptar-se às mudanças do mercado.

Quais são os principais KPIs de uma empresa?

Os principais KPIs de uma empresa podem variar de negócio para negócio, mas, no geral, os mais relevantes são:

Receita total

A receita total representa o valor total em vendas gerado em um determinado período, e por isso, oferece insights sobre a performance de vendas, a saúde financeira do negócio e o comportamento dos clientes.

Os exemplos de estratégias que podem surgir com o acompanhamento deste KPI envolvem:

  • otimização de preços e mix de produtos;
  • avaliação do desempenho das campanhas de marketing e vendas;
  • identificação de oportunidades de up selling e cross-selling;
  • avaliação de desempenho da equipe de vendas;
  • plano comercial da empresa;
  • planejamento financeiro e orçamentário.

Conheça também 8 indicadores de performance para vendedores:

ROI

Na gestão de KPIs, o ROI é tão importante quanto a receita total, afinal, ele apresentará a eficiência dos investimentos efetuados pela empresa, comparando o retorno financeiro obtido com o valor investido em determinado projeto, campanha ou área do negócio.

Nesse sentido, o ROI é uma métrica indispensável para avaliar a viabilidade e o impacto dos investimentos, permitindo uma tomada de decisão mais embasada e direcionada ao crescimento sustentável do negócio.

Ao acompanhar o ROI, a empresa poderá:

  • priorizar investimentos com mais segurança financeira;
  • avaliar a performance das ações de marketing e vendas;
  • analisar investimentos em automação de processos, tecnologia ou treinamentos;
  • identificar oportunidades para reduzir custos;
  • projetar o retorno estimado para investimentos futuros.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Fazer a análise e a gestão de KPIs sem acompanhar o custo de aquisição de clientes (CAC) pode comprometer severamente seus investimentos de marketing e vendas.

Isso porque o CAC mede, justamente, a eficiência das estratégias de captação, apresentando o investimento médio necessário para conquistar um novo cliente.

Na prática, o CAC permite que as equipes entendam a relação entre os esforços de aquisição e o retorno financeiro que cada cliente traz para o negócio.

Desse modo, os times de marketing e vendas podem:

  • compreender a eficiência dos canais utilizados para aquisição de clientes;
  • ajustar as estratégias para otimizar a relação entre o custo de aquisição e o valor em receita gerado pelos clientes;
  • identificar oportunidades para reduzir os custos de aquisição por meio de ações mais eficazes.

Taxa de conversão de leads

A taxa de conversão de leads mede a proporção de leads que efetivamente se tornam clientes. 

Esse indicador é determinante para a gestão de KPIs de vendas, visto que é utilizado para avaliar o desempenho do funil de vendas, do processo comercial e das atividades dos vendedores.

São muitas as ações que podem ser tomadas a partir do acompanhamento da taxa de conversão de leads. As mais corriqueiras são:

  • identificação de gargalos;
  • aprimoramento da abordagem de vendas em determinadas etapas do funil;
  • mapeamento da eficácia do follow-up;
  • testes A/B para identificar o que funciona melhor para converter leads em clientes;
  • capacitação da equipe de vendas;
  • melhorias nas técnicas de qualificação de leads.

Taxa de cancelamento (churn rate)

O churn rate mede a taxa de clientes que cancelaram ou deixaram de utilizar os produtos ou serviços da empresa em um determinado período. 

Em síntese, o churn rate é monitorado para que seja possível avaliar a retenção de clientes e a satisfação com o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Por essa razão, é comum que, após avaliar o churn, a organização:

  • identifique problemas e implemente correções para aumentar a retenção;
  • desenvolva estratégias de fidelização;
  • compreenda a qualidade do processo de atendimento ao cliente.

Como fazer a gestão de KPIs?

Para fazer a gestão de indicadores, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Defina os KPIs a serem monitorados, considerando os mais relevantes para o seu negócio;
  • Alinhe os KPIs com os objetivos estratégicos da organização;
  • Estabeleça metas para cada indicador, como por exemplo, “aumentar a taxa de conversão em X%”;
  • Monitore os indicadores regularmente para criar uma cultura organizacional orientada por resultados;
  • Utilize um sistema de gestão para otimizar o acompanhamento, como um sistema de CRM ou plataformas de automação de marketing, por exemplo;
  • Compartilhe os resultados com a equipe para alinhar expectativas e objetivos;
  • Realize os ajustes necessários para promover a melhoria contínua.

Agora que você já sabe o que é gestão de KPIs e quais são os indicadores mais importantes para sua organização, é hora de considerar investir na tecnologia para que essa prática seja ainda mais eficiente e produtiva.

Um exemplo de tecnologia aliada na gestão de KPIs de vendas é o Agendor, um CRM completo e intuitivo, especialmente desenvolvido para auxiliar na gestão de vendas e no acompanhamento dos principais indicadores-chave de desempenho. 

Com o Agendor, você poderá centralizar todas as informações relevantes sobre clientes, leads e oportunidades, facilitando o monitoramento dos KPIs em tempo real. Veja como funciona na prática:

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