Como está o desempenho de seus vendedores? Separamos algumas dicas que prometem melhorar a produtividade de suas vendas
A gestão de tempo no trabalho é essencial para um vendedor, já que essa função é bastante dinâmica e tem relação direta com produtividade.
Afinal, a equipe de vendas que perde tempo, no fundo, perde a chance de fazer contatos e fechar pedidos. Por isso, para aumentar o seu desempenho como vendedor, confira no post de hoje cinco dicas de gestão de tempo.
Veja mais em nosso blog: 4 dicas de administração do tempo: não deixe ele voar!
Gestão do tempo no trabalho: 5 boas práticas para vendedores de alta performance
Antes de conferir as dicas de gestão do tempo no trabalho, aproveite que estão buscando soluções de produtividade em vendas e baixe nosso planilha gratuita, pronta para usar:
1. Planeje o seu dia
Não deixe as tarefas simplesmente “atropelarem” você na sua rotina diária.
Lembre-se: a gestão de tarefas é que determinará uma boa gestão do tempo no trabalho!
De preferência, no dia anterior, organize as atividades que precisará realizar no dia seguinte. Assim, você possuirá uma visão abrangente do que necessitará fazer e, eventualmente, se terá que remanejar alguma tarefa.
A vantagem do planejamento, na gestão de tempo, é que o vendedor pode tomar decisões antecipadas e, assim, não prejudicar o próprio desempenho.
2. Defina prioridades
Quem quer fazer tudo de uma só vez, quase sempre, acaba por não fazer nada. Portanto, estabeleça uma escala de prioridade para as suas tarefas.
Por exemplo, é possível criar status como necessário, importante e urgente. O ideal é que, com o planejamento, você consiga reduzir a urgência das atividades. Assim, você diminui, por exemplo, a pressão psicológica por resultados.
3. Faça gestão de tempo com a ajuda de uma agenda
Contar só com a mente para organizar seu trabalho pode lhe trazer problemas, afinal, com tantas informações no dia a dia, esquecer-se de uma informação é fácil.
Já pensou deixar de visitar um cliente por causa disso? Logo, procure deixar as atividades diárias escritas em uma agenda, que pode ser de papel ou digital.
Também é possível utilizar aplicativos próprios para gestão do tempo. Seja qual for o suporte escolhido, é recomendável que você faça um checklist das tarefas cumpridas ao longo do dia, assim você tem um controle mais efetivo das atividades.
4. Organize seu material de trabalho
Você já deve ter ouvido falar em programas de qualidade e de produtividade para empresas, não é mesmo? Pois bem, procure fazer algo parecido na sua própria vida profissional.
Comece com a organização do seu material de trabalho, como a apresentação de venda, folders, cartões de visita, planilhas e outros documentos digitais.
Crie também roteiros para vender, com base na sua experiência com os clientes e prepare-se para dispor de todo o material necessário para fechar o negócio. Assim, você reduz o risco de ser pego de surpresa com a falta de alguma informação importante.
5. Faça um Raio X da sua rotina
Para aperfeiçoar a sua gestão de tempo no trabalho, busque durante uma semana ou mais, conforme o caso, monitorar quantos minutos ou horas você gasta para realizar cada tarefa da sua rotina diária.
Controle, por exemplo, o tempo que de fato utiliza na venda ou na presença do cliente e o tempo para deslocamento ou de espera em recepções, por exemplo.
Faça ainda um controle de atendimento para cada contato e anote isso junto às demais informações colocadas na sua planilha ou num sistema CRM. Assim, você pode monitorar quanto tempo leva para ligar para cada contato e, assim, controlar mais efetivamente a sua produtividade.
Uma dica é usar indicadores de desempenho, veja mais detalhes baixando esta apresentação de slides gratuita: 8 indicadores de performance que todo vendedor deveria usar
Além disso, o que mais você faz para melhorar sua gestão do tempo no trabalho? Compartilhe sua experiência nos comentários aqui do blog. Participe!