Muitas empresas têm apostado na gestão horizontal porque este formato de liderança oferece diversas vantagens que podem elevar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, que passam a atingir melhores e mais consistentes resultados.
Principais aprendizados deste artigo:
- Ao contrário da estrutura vertical, a liderança horizontal é capaz de promover maior autonomia para os colaboradores, favorecendo sua valorização e seu desenvolvimento profissional.
- Na gestão horizontal, a participação de todos os membros da equipe permite a definição de metas e objetivos mais realistas.
- Um dos maiores desafios deste modelo é manter a comunicação interna alinhada para que todos estejam sempre na mesma página, com suas responsabilidades e expectativas bem-definidas.
- Entre os exemplos de empresas que possuem uma gestão horizontal estão: Netflix, Google e Tesla.
- Um dos elementos mais importantes da gestão horizontal é uma gestão de equipe eficaz. Aprofunde-se no tema e baixe grátis nosso e-book Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes.
São muitos os elementos que configuram uma gestão horizontal, como:
- o modo como as tomadas de decisão são feitas;
- o relacionamento entre os níveis hierárquicos;
- as práticas de feedbacks;
- a elaboração de estratégias;
- o acompanhamento de resultados.
Sem dúvidas, trata-se de uma nova maneira de liderar, muito diferente do modelo tradicional que estamos acostumados.
E se você acredita que a gestão horizontal é “coisa de startup” ou que só funciona para empresas menores, está enganado!
Gigantes como Tesla, Google e Netflix são alguns dos exemplos reais de organizações que praticam este formato de liderança, já que essa estratégia se mostrou realmente eficiente e determinante para o crescimento de um negócio.
Ficou curioso para saber mais sobre o modelo de gestão horizontal? Então não deixe de continuar a leitura deste artigo!
O que é gestão horizontal?
A gestão horizontal é o modelo em que todos os membros da equipe participam da tomada de decisões. Todos têm voz ativa e suas opiniões são consideradas igualmente. Isso não quer dizer que as lideranças deixam de existir e todos se tornam gestores ou CEOs. Cada colaborador continua com suas responsabilidades.
O modelo de gestão horizontal reconhece que, até mesmo os estagiários, por exemplo, têm algo de valioso a acrescentar nas discussões sobre novas estratégias ou ferramentas.
Os líderes, por sua vez, se dedicam a incentivar esse posicionamento, coletando e organizando as ideias e os feedbacks da equipe para iniciar um diálogo mais uniforme com outros departamentos e outras lideranças.
Desse modo, um novo ambiente de trabalho é criado. Na gestão horizontal, um colaborador se sente motivado e valorizado mais facilmente e as hierarquias são flexibilizadas.
Tudo isso gera impacto direto nas relações interpessoais no trabalho. Sabe aquela burocracia ou frio na barriga para falar com os superiores? Esses seres “intocáveis” estão mais para colegas de trabalho do que chefes, na gestão horizontal. Com isso, o clima organizacional fica muito mais leve e agradável para todos.
Qual é a diferença entre gestão horizontal e vertical?
Na gestão vertical, a organização é separada por níveis hierárquicos de modo que não haja muitas interações entre eles para a construção de novas estratégias e tomadas de decisão. Já na gestão horizontal, as hierarquias e os processos são mais flexíveis e os colaboradores participam ativamente das atividades estratégicas.
Em outras palavras, na gestão vertical, a diretoria toma as decisões, os líderes delegam atividades e supervisionam a equipe, e o time arregaça as mangas e coloca a mão na massa. Cada um tem a sua função.
Os processos internos também são mais rígidos. Para mudá-los é muito mais trabalho e seria necessário, primeiro, a aprovação de um diretor. Então não há, na verdade, muito espaço para inovações rápidas que otimizem o trabalho da equipe.
Chamamos este formato de “top-down“, isto é, de cima para baixo. Essa prática leva à verticalização das relações e das tomadas de decisão.
Ao abordarmos uma perspectiva mais horizontal, estamos lidando com uma gestão onde os níveis hierárquicos e os processos são flexibilizados para todos, independentemente de cargos, participem de discussões e decisões importantes para a empresa.
Entenda de forma prática a gestão horizontal e vertical
Imagine que é necessário definir novas metas para o próximo ano.
Em uma gestão vertical, os diretores e líderes avaliam os cenários internos e externos, chegam a um consenso e, depois, passam as metas e os objetivos para os gestores e colaboradores das equipes.
Na gestão horizontal, o líder conversa primeiro com seus vendedores, entende a percepção deles em relação às vendas e ao processo comercial e, em conjunto, chegam aos números mais ideais. Então, o gestor se reúne com seus superiores para apresentar a análise da equipe.
Percebe a diferença entre a gestão horizontal e vertical? Uma vez que a equipe é o maior ponto de contato com o processo de venda e com os clientes, faz todo sentido levar em consideração sua opinião, não é mesmo?
Apesar disso, não existe um modelo certo e um modelo errado. A gestão certa é aquela que se mostra mais adequada para o seu negócio.
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Vantagens da gestão horizontal
Uma nova proposta da gestão horizontal oferece muitos benefícios para uma empresa. Conheça alguns deles:
- desburocratiza as relações de trabalho e os processos internos;
- aumenta a produtividade da equipe;
- eleva os níveis de satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores;
- valoriza o capital humano;
- elabora metas e objetivos mais realistas;
- melhora o clima organizacional;
- desenvolve novas lideranças para a empresa;
- promove a empatia e o trabalho em equipe;
- resolve problemas de forma mais ágil e criativa;
- cria um ambiente mais desafiador e mais saudável.
Desvantagens da gestão horizontal
A gestão horizontal pode ser muito atrativa, mas para que realmente funcione bem, é preciso aplicá-la com cuidado. Caso contrário, alguns aspectos podem se tornar fatores de desvantagem para esse tipo de liderança.
Em grandes empresas, a implementação de uma gestão horizontal pode ser difícil, caso a empresa já não tenha “nascido” com essa essência.
Para que haja a correta transformação da gestão, todas as lideranças devem estar em sinergia e cada líder deve ser bem capacitado para essa nova abordagem. Se isso não acontecer, a cultura organizacional se perde e os processos se tornam cada vez mais confusos.
Além disso, na gestão horizontal, os colaboradores possuem mais autonomia para realizarem suas atividades. Ou seja, se as expectativas e atividades não estiverem devidamente alinhadas com a liderança, pode ser que os bons resultados nunca cheguem.
Como funciona o sistema horizontal na prática?
O sistema de gestão horizontal funciona da seguinte forma: os colaboradores possuem autonomia e total acesso aos gestores e líderes corporativos e têm espaço livre para opinar sobre projetos, processos e estratégias; valorização do trabalho em equipe; interações frequentes com outras áreas; canais de comunicação eficientes; e liderança participativa.
Além disso, há um comprometimento maior na execução das tarefas e no alcance dos resultados, já que todos os colaboradores têm maior flexibilidade e liberdade em suas funções.
Veja como funciona o sistema horizontal e seus outros aspectos:
- integração total entre membros do mesmo time e entre outras equipes;
- espírito de colaboração;
- planejamento estratégico orientado por dados coletados em sistemas e conversas com os envolvidos em cada processo;
- liderança participativa e sempre presente, que ensina por meio de exemplo e dá feedbacks constantes com foco em coordenar os trabalhos de seus colaboradores.
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Exemplos reais de gestão horizontal
O primeiro exemplo real de empresas que utilizam a gestão horizontal é uma gigante que, só recentemente, adotou este novo modelo: a Tesla, de Elon Musk.
Depois de uma série de contratempos, o famoso CEO decidiu implantar a gestão horizontal para solucionar problemas de engajamento de funcionários e comunicação entre departamentos.
A Netflix também é outro exemplo muito popular de gestão horizontal. Dentro da organização de um dos mais rentáveis streamings do mundo, a horizontalização das hierarquias tem o objetivo de incentivar a criatividade, colaboração e a autonomia dos funcionários.
Vale também mencionar o Google. Assim como as empresas que acabamos de citar, o Google também possui uma gestão horizontal. Todas elas, na verdade, possuem definições bem claras de hierarquia. Entretanto, as relações e os processos não são burocráticos, o que colabora para uma melhor comunicação e crescimento mais veloz.
Agora que você sabe o que é gestão horizontal e se inspirou em exemplos reais, não deixe de continuar aprendendo mais sobre liderança e gestão de equipe.
Afinal, quanto mais embasamento você tiver, maiores insumos terá para utilizar as estratégias mais favoráveis para que seu negócio cresça de maneira consistente e saudável!
O que é horizontalidade na empresa e como implementar uma?
A horizontalidade é um modelo de gestão que abrange todas as áreas e promove a autonomia dos colaboradores e sua constante participação nas decisões importantes e estratégicas do negócio. Com processos menos rígidos, a melhor forma de implementar esse tipo de gerenciamento é com uso de tecnologias.
Afinal, sistemas de gestão, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) coletam, armazenam, integram e analisam dados em tempo real, permitindo um rápido acesso por todos da equipe.
O que potencializa a autonomia e o controle de seu trabalho, além de estimular uma cultura de melhoria contínua, possibilitando que cada colaborador avalie dados e gere insights para otimizar processos e aumentar o faturamento da organização.
O próprio funcionário consegue acompanhar seu desempenho e entender o que pode ser melhorado para atingir suas metas. Ou então tem a chance de ter uma ideia para resolver um gargalo que impacta diretamente a satisfação dos clientes.
Se gostou de saber o que é horizontalidade na empresa e deseja adotar esse modelo o quanto antes, estude as necessidades do seu negócio e veja como encaixar a gestão horizontal na cultura organizacional de modo estruturado e eficiente. Não se esqueça de escolher ferramentas de gestão que facilitem o trabalho de todos!
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