Como você já deve saber, o gerenciamento de companhias desse setor é bastante complexo, e realizá-lo sem ajuda das tecnologias certas é muito mais difícil. 

Isso porque, a gestão industrial é um processo administrativo que reúne diversas atividades voltadas para planejamento, organização e controle de fluxos de trabalho da área de manufatura. 

Nos últimos anos, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, oferecendo ferramentas que automatizam tarefas e otimizam a eficiência.

Um dos principais objetivos é garantir a eficiência dessas tarefas, direcionando a empresa rumo ao crescimento e ao sucesso esperado.

Principais aprendizados deste artigo

  • A gestão industrial é um processo complexo, cercado por desafios que podem comprometer os resultados das empresas. Encontrar as soluções certas para superar cada um é essencial para a sustentabilidade e a expansão da companhia. O uso de tecnologias avançadas é crucial para enfrentar esses desafios, proporcionando soluções eficazes e inovadoras.
  • É preciso, inclusive, ir além da Indústria 4.0 e migrar para a versão 5.0, que engloba tecnologias mais avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning. Essas tecnologias permitem uma análise de dados mais precisa e a automação de processos complexos.
  • Nesse trajeto, usar boas ferramentas de vendas é essencial para melhorar a performance dos vendedores e promover aumento na lucratividade. Softwares de CRM, por exemplo, são indispensáveis para integrar dados e melhorar a gestão de relacionamento com o cliente.
  • O uso do CRM para indústrias é o segredo para alinhar a tecnologia esperada na Indústria 5.0 a recursos que aprimoram processos e deixam a gestão industrial mais fácil de ser realizada.

Hoje, na Indústria 5.0, tecnologias digitais, físicas e biológicas na manufatura estão à disposição. Utilizá-las é a melhor maneira de aumentar a produtividade dos profissionais, reduzir erros, melhorar o desempenho da empresa, entre vários outros resultados positivos.

Quer saber como realizar um gerenciamento estratégico eficiente para as indústrias, incluindo a gestão de vendas? Basta continuar a leitura!  

O que é gestão industrial?

Quem não atua no setor, não imagina o quanto a administração de uma indústria é complexa. Afinal, a gestão industrial é a junção de diferentes atividades para organizar os fluxos de trabalho de empresas do setor. 

Juntas, englobam desde o planejamento até a execução de todo o fluxo de operações da manufatura, começando pela aquisição de matérias-primas, chegando até a entrega do produto fabricado ao cliente final.

Na prática, consiste no gerenciamento de todas as etapas e agentes que compõem a cadeia produtiva dos negócios, como:

  • logística;
  • estoque;
  • controle de qualidade;
  • produção;
  • inovação;
  • finanças;
  • jurídico;
  • insumos; 
  • prestação de serviço;
  • fornecedores;
  • entre outros.

A gestão para indústrias tem, como objetivo, definir processos claros e precisos, organizando, acompanhando e corrigindo todas as etapas que os compõem, a fim de promover o desenvolvimento e o crescimento do negócio. A implementação de tecnologias, como sistemas de ERP e soluções de automação, é crucial para alcançar esses objetivos.

Qual a importância da gestão estratégica para as indústrias?

Realizar uma gestão estratégica pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Na indústria, que tem um fluxo muito mais abrangente, esse modo de administrar é ainda mais significativo e impactante, pois pode, por exemplo, ajudar a definir estratégias que estimulam o crescimento do negócio.

Ter uma visão estratégica é cuidar do presente olhando para o futuro. É realizar atividades e tomar decisões que permitam se antecipar e se preparar adequadamente para o que está por vir.

A gestão industrial realizada por esse prisma, contribui para:

  • reduzir custos;
  • aumentar a receita;
  • tornar o negócio mais competitivo;
  • promover um crescimento sustentável;
  • elevar a qualidade dos produtos;
  • melhorar a produtividade dos times;
  • realizar processos de maneira mais eficiente;
  • mitigar riscos;
  • fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar seu nível de satisfação.

E qual é a importância da gestão de vendas para esse setor?

A gestão de vendas para a indústria é importante porque ajuda a tornar real tudo o que foi listado no planejamento da área comercial da empresa. 

A utilização de tecnologias de CRM facilita o acompanhamento das atividades de vendas e melhora a eficiência da equipe.

Por meio de um bom gerenciamento, é possível:

  • aumentar o volume de negociações e, com isso, aumentar a receita e o lucro da companhia;
  • promover a fidelização dos clientes, a partir de um atendimento mais preciso e pontual;
  • elevar a eficiência dos vendedores, decorrente de um acompanhamento mais preciso de suas atividades e interações com os clientes;
  • analisar o desempenho individual desses profissionais, e também do time;
  • melhorar previsões de vendas, deixando esse indicador mais preciso e realista;
  • alinhar os objetivos do time comercial aos da empresa.

Exemplo de uma boa gestão de vendas na indústria

Outra forma de explicarmos tudo isso, é apresentando um caso de sucesso.

A Alutec, companhia líder de mercado na fabricação de acessórios para camas box e colchões, precisava organizar e estruturar a gestão do relacionamento com seus clientes, a fim de fortalecer a atuação da equipe de vendas e promover o crescimento da marca no mercado.

Isso porque toda a gestão comercial era feita com o auxílio de planilhas em excel e de um sistema ERP, que armazenava os dados das operações de vendas, porém, sem integração entre as ferramentas.

Com a plataforma de CRM do Agendor, esses problemas foram solucionados, e a gestão de vendas da Alutec se tornou muito mais eficiente.

Veja o que Alexandre França, Gerente Comercial Nacional da empresa, disse sobre a solução:

Antes do Agendor, a nossa gestão era de retrovisor, sempre olhando para o que já tinha acontecido. Com o Agendor, conseguimos criar e gerenciar vários funis de vendas ao mesmo tempo, de maneira independente, o que possibilita uma visão 360º de tudo o que está acontecendo em tempo real e facilitando as decisões do dia a dia.

Além disso, hoje, conseguimos enxergar como a equipe está performando e quais são as suas maiores dificuldades para, assim, imediatamente criar planos de ação e estratégias para reverter os resultados“.

gestão industrial

Desafios e soluções na gestão para indústrias

Os principais desafios da gestão industrial são:

  • lidar com as incertezas e as mudanças na economia;
  • acompanhar as alterações nas regulamentações;
  • enfrentar o aumento constante da competitividade;
  • encontrar meios de otimizar custos e reduzir gastos;
  • gerenciar o estoque;
  • gerir a cadeia de suprimentos;
  • promover a inovação;
  • garantir a qualidade;
  • elevar a eficiência operacional;
  • entre outros.

Muitos obstáculos, não é mesmo? Porém, não se preocupe! Há diferentes soluções para cada um.

Entre as estratégias que você pode adotar para superar adversidades como essas, as mais significativas são:

  • investir em automação e robótica;
  • adotar um software de gestão industrial;
  • implementar a filosofia Lean Manufacturing;
  • treinar e atualizar constantemente os funcionários;
  • promover a cultura da inovação; 
  • realizar práticas sustentáveis; 
  • viabilizar a melhoria contínua;
  • usar ferramentas de gerenciamento de vendas.

Sobre esse tema, não deixe de ler o artigo: “A boa gestão de vendas começa com a excelente gestão de pessoas“!

Tendências em gestão industrial: a Indústria 5.0!

Logo no início deste artigo, dissemos que há muito tempo a Era de Produção Artesanal ficou para trás, lembra? Desde 2020, estamos na chamada “Indústria 5.0”, período caracterizado pelo uso de tecnologias de ponta para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos industriais.

Inteligência Artificial, robótica colaborativa (colaboração homem-robô), realidade aumentada, sistemas cognitivos e personalização são  exemplos de tendências que já estão sendo utilizadas e que ainda têm grande potencial de melhoria e expansão.

Basicamente, podemos dizer que tecnologia é a palavra-chave do momento, a senha que pode levar a sua empresa a abrir as portas para a expansão e o sucesso. E a melhor maneira de ficar por dentro de tudo o que está por vir é se atualizando por meio de cursos, palestras e eventos voltados para a gestão industrial.

Por isso, convidamos você para conferir a entrevista “Como construir um time de sucesso“, na qual conversamos com Wanderley Cintra Júnior, Embaixador Agendor e especialista em avaliação de desempenho.

Veja tudo o que foi falado sobre o tema e tenha as melhores dicas para melhorar a gestão da equipe de vendas da sua empresa! 

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