Seus produtos podem ser os melhores, seu atendimento, uma obra-prima, e seus preços, imbatíveis. Mas tudo isso vai por água abaixo se você negligenciar a gestão logística.
De acordo com o estudo Raio X da Logística no Brasil 2023, feito pela startup Trackage, as dores enfrentadas pelo setor são inúmeras, com destaque para a falta de visibilidade em tempo real.
Dificuldade na previsibilidade de demanda, falta de centralização de informações e falta de gestão digitalizada também são problemas comuns — que podem ser remediados por uma boa gestão logística!
Principais aprendizados deste artigo:
- A gestão logística gerencia o fluxo integrado de materiais, informações e serviços na cadeia de suprimentos desde a obtenção de matérias-primas até a entrega final do produto.
- As etapas do processo logístico incluem planejamento estratégico, gestão de fornecedores, aquisição e recebimento, armazenagem, movimentação e separação, expedição, transporte e distribuição, e atendimento pós-venda.
- Grandes desafios da logística são a segurança no transporte de cargas, as condições precárias de infraestrutura, os elevados custos operacionais e o uso de tecnologias defasadas.
- Novas tecnologias, como inteligência artificial, automação de processos e robótica, veículos autônomos e drones, podem transformar a gestão logística.
Imagine a seguinte situação: sua empresa fecha um contrato com um grande cliente do setor industrial. Ótima notícia, certo? Mas e quando chegar a hora de entregar os produtos adquiridos?
Entregas atrasadas, produtos danificados e clientes insatisfeitos são pesadelos que arruinam até mesmo os negócios mais promissores.
Por outro lado, uma excelente gestão logística não apenas garante o cumprimento de seus compromissos, como também abre portas para redução de custos, mais agilidade, escalabilidade dos negócios e fidelização de clientes.
O que é gestão em logística?
A gestão logística gerencia o fluxo integrado de materiais, informações e serviços na cadeia de suprimentos. O processo abrange todas as etapas envolvidas, desde a obtenção inicial de matérias-primas até a entrega do produto final nas mãos do cliente.
As principais atividades da gestão logística incluem:
- Transporte e distribuição: coordenar modais de transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo para movimentação eficiente de cargas, de acordo com os requisitos de nível de serviço (tempo de trânsito, integridade dos produtos, conformidade regulatória, entre outros).
- Gestão de armazenagem: projetar e operar centros de distribuição e instalações de estoque, garantindo processos e layout otimizados.
- Controle de estoques: determinar níveis ideais de estoque por meio da cadeia de suprimentos, reduzindo excessos e evitando rupturas.
- Embalagem e manuseio: desenvolver embalagens e sistemas de manuseio de cargas que protejam produtos e otimizem custos.
- Previsão de demanda: analisar dados históricos e tendências para antecipar necessidades futuras e impulsionar a eficiência.
- Serviços logísticos: coordenar recursos, equipamentos e equipes para a execução de atividades de instalação, reparo e manutenção nos clientes.
Quais são as etapas do processo logístico?
As etapas do processo logístico variam de acordo com o setor e as necessidades específicas de cada empresa. No entanto, geralmente incluem os passos a seguir!
1. Planejamento estratégico
Nesta fase, você deve definir seus objetivos de curto e longo prazo, bem como as estratégias para alcançá-los.
Por exemplo, pense em um e-commerce B2B que deseja expandir as entregas para todo o território brasileiro. Será que a gestão logística da empresa está pronta para lidar com essa nova demanda?
Uma dica para auxiliar nesta etapa do processo logístico é analisar dados para prever demandas e adaptar a capacidade de produção e distribuição. Assim, você evita excessos de estoque e maximiza a eficiência operacional.
2. Gestão de fornecedores
Com o planejamento estratégico definido, a próxima etapa do processo logístico é garantir o fluxo contínuo de matérias-primas, insumos e demais materiais necessários.
Isso é feito por meio de negociações estratégicas e processos de qualificação e monitoramento de fornecedores em quesitos, como qualidade, custos, prazos e sustentabilidade.
Vale lembrar também a importância de desenvolver relações de longo prazo com fornecedores confiáveis e realizar auditorias regulares para assegurar a qualidade e a entrega pontual.
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3. Aquisição e recebimento de materiais
Na gestão logística, a aquisição e o recebimento de materiais são etapas fundamentais para todas as operações subsequentes.
Ao receber os produtos, a primeira ação é uma conferência detalhada. Esta não é apenas uma questão de verificar quantidades, mas também de inspecionar a qualidade e a conformidade dos itens com as especificações do acordo.
A tecnologia desempenha um papel importante aqui. Sistemas de gestão avançados permitem o registro detalhado de cada item recebido, incluindo números de série, a identificação do fornecedor e outros dados relevantes.
4. Armazenagem
Claro que as etapas do processo logístico não poderiam ficar sem a fase de armazenamento. É preciso armazenar os produtos e materiais adequadamente em armazéns ou centros de distribuição.
Boas práticas incluem armazéns que separam áreas de estoque, preparação de pedidos e corredores de movimentação de forma organizada.
Distribuidores de peças automotivas costumam adotar modelos de armazenagem inteligente para acelerar os processos de separação (também conhecido como picking), que vem a seguir!
5. Movimentação e separação
O estágio de movimentação e a separação de produtos nos armazéns e centros de distribuição exige total agilidade e precisão.
O grande desafio é garantir que a operação flua sem obstáculos. Esteiras transportadoras e empilhadeiras automáticas são exemplos de soluções que podem reduzir os tempos de movimentação e separação, além de minimizar os riscos de falhas humanas.
6. Expedição
Após a separação, os pedidos passam pelo processo de expedição antes do envio aos clientes.
Nesta etapa da gestão logística, você precisa criar fluxos padronizados, como conferências finais, verificação de volumes e cubagem (cálculo do peso de uma carga e o volume que essa carga vai ocupar no meio de transporte).
A documentação de transporte (como nota fiscal de venda) também deve ser emitida com rapidez por meio da integração com sistemas de gestão de transportes (TMS) ou sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).
7. Transporte e distribuição
Com a expedição finalizada, os produtos enfim seguem para o transporte e distribuição propriamente ditos, viajando por vias rodoviárias, ferrovias, rotas marítimas e aéreas até os centros de distribuição finais ou diretamente aos clientes.
Um bom sistema de roteirização pode auxiliar nesta etapa, definindo as melhores rotas de acordo com as distâncias, as condições de tráfego em tempo real e as possibilidades de coletas/entregas agrupadas em esquemas de milk-run para maior consolidação de cargas.
8. Atendimento pós-venda
Mesmo após a conclusão das entregas, o ciclo logístico não termina! É essencial manter um excelente relacionamento com os clientes por meio do atendimento pós-venda.
Ou seja, responder a eventuais dúvidas, fazer a gestão de reclamações, dar suporte técnico, entre outras práticas — tudo para garantir a satisfação do cliente, seja B2B ou B2C.
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Os maiores desafios da gestão logística
A logística também se inclui em alguns dos grandes desafios que as empresas enfrentam e superam diariamente. Vamos explorar as principais barreiras e trazer estratégias para contorná-las!
1. Segurança no transporte de cargas
Roubos de cargas nas estradas são frequentes e geram enormes prejuízos. Segundo dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística, no Brasil, os roubos de cargas geram um prejuízo anual estimado em R$1,2 bilhão.
Essa insegurança logística prejudica prazos, aumenta custos e traz riscos à integridade dos profissionais de transporte. Para combater o problema, as empresas de transporte podem investir em soluções avançadas de monitoramento e rastreamento de ativos.
2. Condições de infraestrutura
As condições das estradas brasileiras estão entre os maiores desafios da gestão logística.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 67% da malha rodoviária brasileira apresenta algum tipo de problema, com trechos classificados como regulares, ruins ou péssimos e impactando negativamente os níveis de serviço.
Infelizmente, as empresas pouco podem fazer além de roteirizar de forma inteligente suas operações para evitar ao máximo as regiões. Em longo prazo, resta aguardar e “pressionar” para que os governos invistam em infraestrutura de transportes e logística.
3. Elevados custos operacionais
A logística representa uma boa parcela dos custos operacionais das empresas. A alta do combustível, por exemplo, foi uma das responsáveis por aumentar os custos logísticos para 13,7% do PIB nacional em 2022, de acordo com o ILOS, Instituto de Logística e Supply Chain.
Além dos combustíveis, os principais componentes de custos logísticos incluem transporte, armazenagem, mão de obra e embalagens. Reduzir esses gastos sem comprometer a qualidade do serviço é um desafio constante.
A adoção de práticas, como negociações com fornecedores para preços e prazos melhores, otimização de rotas e modais de transporte, uso eficiente de instalações e recursos são boas estratégias para considerar.
A tecnologia também desempenha um papel fundamental na jornada — o que nos leva ao próximo desafio!
4. Tecnologia desfasada
Não é de hoje que muitas empresas ainda relutam em atualizar seus sistemas e insistem em processos manuais e antiquados.
E aí é que mora o perigo para a gestão logística: a defasagem tecnológica pode se tornar um entrave caro, que prejudica a produtividade no trabalho, aumenta os custos operacionais e dificulta o atendimento às demandas dos clientes.
Afinal, como competir em um mercado tão concorrido se sua logística anda a passos lentos?
Algumas soluções incluem:
- WMS (Sistema de Gestão de Armazéns): promove controle total sobre estoques e armazenagem. O WMS reduz erros, economiza espaço, agiliza tarefas como picking e rastreamento de pedidos, otimiza a utilização de áreas e aumenta a produtividade da equipe.
- YMS (Sistema de Gestão de Pátio): a solução agenda docas de forma inteligente, monitora ativos em tempo real, gera relatórios detalhados e, principalmente, elimina atrasos, multas e insatisfação de motoristas e clientes.
- TMS (Sistema de Gestão de Transportes): otimize rotas, rastreie cargas, administre frotas e gerencie vendas e comissões — tudo em uma só plataforma. Um TMS pode ajudar você a reduzir custos com combustível, manutenção e entregas atrasadas, garantindo pontualidade e clientes satisfeitos.
- ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial): tenha uma visão holística, integrando logística, finanças, RH, operações e todas as áreas em uma única plataforma de gestão empresarial.
- CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com Clientes): impulsione as vendas da sua logística com um CRM. Você pode gerenciar seus leads, acompanhar o funil de vendas, automatizar processos comerciais, gerar análises e integrá-lo a outros sistemas, como um ERP.
Leia também: A importância da logística para o desempenho comercial.
Novas tecnologias na gestão logística
Os sistemas avançados que vimos são fundamentais para impulsionar a eficiência e a produtividade logística. Mas as inovações vão muito além, podendo incorporar elementos como os abaixo.
- Inteligência artificial: a IA para pequenas empresas serve para otimizar rotas, prever demanda, gerenciar estoques, antecipar gargalos e reagir a mudanças de mercado na gestão logística.
- Automação robótica: diz respeito a robôs colaborativos trabalhando com humanos em armazéns e centros de distribuição. Um exemplo são os robôs nos galpões da Amazon, capazes até de escolher e levantar pacotes individualmente, mesmo que estejam empilhados.
- Veículos autônomos: caminhões e outros veículos sem motorista, o que reduz custos com mão de obra e permite entregas contínuas e pontuais, com a frota sempre ativa na cadeia de suprimentos.
- Drones: representam uma aposta para revolucionar a última milha (last mile) na logística, com entregas mais rápidas e custos reduzidos. No entanto, enfrentam desafios de restrições técnicas e regulamentações.
A logística no centro do sucesso empresarial
Quer um segredo para o sucesso nos negócios? Não adianta ter o produto ou serviço mais incrível se você não consegue entregá-lo de forma eficiente aos seus clientes.
A gestão logística é uma das protagonistas do sucesso. Sem ela, dificilmente sua empresa consegue brilhar e se destacar da concorrência.
Uma abordagem estratégica, integrada e embasada em tecnologia é o que permite que você extraia o máximo valor de sua cadeia de suprimentos — do armazém à entrega final.
Por isso, revise suas práticas atuais e trace um plano de transformação em sua gestão logística. Não tenha medo de reinventar processos e adotar tecnologias de ponta.
Sucesso nos negócios modernos é sinônimo de excelência logística. Aceite esse desafio e descubra como impulsionar o crescimento de sua empresa!
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