As boas práticas de gestão para distribuidora envolvem diferentes aspectos que são igualmente relevantes para manter a empresa lucrativa e com crescimento saudável.

Principais aprendizados deste artigo:

Muitos gestores acreditam que os resultados de vendas são reflexos apenas de uma boa gestão geral, mas esse modo de ver não é bem verdade. 

Não é porque as vendas estão no positivo que não seja necessário controlar outros departamentos ou mesmo gerenciar sua própria equipe comercial. 

Este é um dos grandes enganos que muitos empreendedores descobrem quando refletem sobre como administrar uma distribuidora.

Além dos resultados de vendas, é primordial olhar para os processos internos, para o relacionamento com os clientes, para cada colaborador e adotar soluções tecnológicas que otimizam tarefas manuais.

Todos esses pontos devem ser gerenciados com o objetivo de potencializar o alcance de resultados. Assim, os gestores expandem a atuação da distribuidora de forma consistente.

Para ajudar você a trilhar esse caminho, trouxemos, neste artigo, os cinco pilares fundamentais para a realização de uma gestão para distribuidora eficiente, que ajuda a potencializar os resultados e alcançar o tão sonhado sucesso.

Continue a leitura e confira como gerir uma distribuidora corretamente! 

Os 5 pilares da gestão para distribuidoras 

Os cinco pilares essenciais para aprimorar a gestão para distribuidoras são:

  1. gestão de pessoas;
  2. gestão de pedidos;
  3. gestão de estoque;
  4. gestão financeira;
  5. gestão da carteira de clientes.

Entenda agora os motivos.

1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é um conjunto de ações para melhorar o desempenho dos colaboradores e aproveitar o máximo potencial de cada um.

Tal estratégia entende que os funcionários são os principais agentes para os bons resultados da empresa, uma vez que eles colocam em ação o planejamento para alcançar os objetivos da organização. 

Nesse sentido, uma prática essencial que relaciona a gestão para distribuidoras à gestão de pessoas é a dedicação aos recursos humanos da empresa. 

Para tanto, as ações realizadas devem:

  • motivar;
  • engajar;
  • atrair;
  • reter;
  • capacitar talentos.

A fim de promover essas reações, a gestão de pessoas se concentra em cinco premissas. Confira!

  1. motivação: mantém os colaboradores interessados e entusiasmados para realizarem tarefas com todo o seu potencial;
  2. comunicação: uma comunicação interna clara e objetiva evita erros e retrabalhos, facilita a entrega de resultados e melhora as relações entre líderes e liderados. 
  3. trabalho em equipe: a colaboração mútua minimiza conflitos e complementa habilidades individuais;
  4. conhecimento e competência: ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, os gestores da distribuidora criam profissionais mais fortes e capacitados;
  5. treinamento e desenvolvimento: a formação de funcionários se converte em bons resultados para a empresa.

Não importa a estratégia ou as ferramentas que você utiliza. No final do dia, tudo estará na mão da sua equipe. Assim, contar com profissionais engajados e capacitados é crucial para o sucesso da sua distribuidora.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Então assista este vídeo:

Extra! Aproveite e conheça também os seis segredos da gestão da força de vendas no infográfico abaixo!

gestão para distribuidoras

2. Gestão de pedidos

Um dos elementos mais importantes na gestão para distribuidora é o controle de pedidos, visto que o faturamento da empresa depende dessa atividade.

Quando a gestão de pedidos falha, é possível observar:

  • aumento nos custos;
  • redução nas vendas;
  • estoque sobrecarregado ou escasso;
  • processos lentos;
  • clientes insatisfeitos.

Para evitar obstáculos como esses, que prejudicam diretamente as vendas, é necessário:

  • centralizar o recebimento de pedidos em apenas um ou poucos canais (como telefone, e-mail e aplicativo) para facilitar a organização dos representantes de vendas internos e externos;
  • padronizar o processo de entrada e saída de pedidos e produtos;
  • sincronizar o sistema de pedidos com o estoque para evitar imprevistos, como a falta de produtos.

Ao simplificar esse processo, sua distribuidora cumpre pedidos com mais rapidez e em tempo hábil. Dessa forma, proporciona uma boa experiência de compra para os clientes e obtém mais previsibilidade nas vendas.

3. Gestão de estoque

Para garantir a eficiência da gestão de pedidos, é preciso alinhar a atividade a outro gerenciamento: o de estoque.

Uma boa gestão de estoque é essencial para evitar problemas como:

  • ruptura: acontece quando o cliente deseja comprar um produto, mas a empresa não o tem disponível;
  • gastos extras: decorrente de um controle ineficiente que leva a reposições desnecessárias ou duplicadas;
  • prejuízo financeiro: resultado da perda de itens que ficaram parados no estoque devido ao excesso ou desinteresse do público.

Por motivos como esses que a logística para distribuidoras deve ser extremamente harmoniosa e registrar em tempo real cada item que sai e entra nos armazéns.

A melhor maneira de aumentar a eficiência operacional da área é por meio da tecnologia, como sistemas baseados em IA que processam dados rapidamente e soluções com RFID (Radio Frequency Identification).

RFID é uma ferramenta que usa ondas de rádio para coletar e transmitir informações. É amplamente usada para automatizar processos logísticos por ler automaticamente a entrada e a saída de mercadorias em uma empresa.

4. Gestão financeira

Cuidar da sua gestão financeira é zelar pela sobrevivência da distribuidora. Até porque, se as contas não estiverem em dia, é praticamente impossível focar em ações para o crescimento e a expansão dos negócios.

Portanto, outro pilar da gestão para distribuidora é o controle financeiro, que deve acontecer desde o processo de compra com fornecedores até a revenda das mercadorias aos clientes finais. 

Durante essas etapas, é essencial se atentar aos seguintes fatores:

  • fluxo de caixa: trata-se do controle da entrada e saída de dinheiro que ajuda a garantir o pagamento de contas a pagar, a visualizar e acompanhar os valores a receber, além de potencializar o direcionamento dos investimentos de forma mais segura;
  • giro de estoque: prática voltada para o controle de estoque para evitar problemas como mercadorias paradas ou em falta. Esse gerenciamento também é vital para identificar a melhor estratégia de vendas e para a otimização de custos no processo de entrega aos consumidores; 
  • tributação: essa atividade contempla o acompanhamento dos valores cobrados pelas entidades governamentais, a fim de evitar gastos extras para a distribuidora, e também o pagamento dos impostos em dia, para não resultar em multas, juros ou problemas jurídicos. 

5. Gestão da carteira de clientes

Tão importante quanto conquistar novos consumidores é manter um bom relacionamento com os contatos que já estão na base da sua distribuidora. E é exatamente por essa razão que o quinto pilar da gestão para distribuidora é indispensável.

Entretanto, a gestão da carteira de clientes é uma atividade complexa, porque exige muita estratégia para segmentar, nutrir, atender e distribuir os contatos. Porém, o esforço vale a pena!

É por meio dos clientes que você recolhe os recursos financeiros necessários para a sua distribuidora funcionar de maneira saudável e para investir no crescimento. Então, todo cuidado é pouco no que tange à carteira ativa. 

É preciso fidelizar os clientes que compram recorrentemente. Já os que fazem aquisições em pequena quantidade e frequência devem, por sua vez, receber estímulos para adquirir mais. 

Para colocar a estratégia em prática, é essencial acompanhar o comportamento de compra do seu público e ter uma excelente organização para antecipar demandas e atender aos pedidos com eficiência. 

A melhor ferramenta para esse tipo de gestão é o CRM (Customer Relationship Management), sistema que otimiza todo o fluxo de gerenciamento de relacionamento com o cliente. 

Com um CRM, é possível, por exemplo:

  • obter indicadores de desempenho das vendas e dos vendedores;
  • observar as oscilações de compra de cada cliente;
  • distribuir a carteira para os vendedores;
  • segmentar clientes;
  • acompanhar os consumidores durante toda a jornada de compra.

Dica! Veja como realizar essas tarefas com o Agendor, o CRM mais intuitivo e prático do mercado.

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