Uma pesquisa da International Data Corporation (IDC) revelou que 75% das empresas receberão investimentos em inovação digital até 2026 com foco em promover tomadas de decisões mais assertivas, automatizar tarefas e aumentar a eficiência do trabalho no dia a dia. Ou seja: transformar o gerenciamento em uma gestão por indicadores.
Principais aprendizados deste artigo:
- A gestão por indicadores é uma metodologia de gerir negócios baseando-se em dados concretos de indicadores de desempenho (KPIs).
- O objetivo é acompanhar os resultados e ter uma visão ampla do negócio para realizar ajustes de forma rápida e precisa, evitando riscos, erros e gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
- A gestão por indicadores é importante porque garante maior transparência aos processos, permite identificar falhas e melhorias e entender profundamente o funcionamento de um setor.
- Para adotar esse tipo de gestão é preciso escolher os indicadores que serão usados; alinhar os KPIs aos objetivos estratégicos; definir as metas e seus prazos; analisar os resultados e fazer as devidas correções e melhorias.
- Uma das melhores formas de realizar uma gestão por indicadores é usar um software de CRM que mostra todos os KPIs em um só local de modo estratégico e personalizável.
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Esse mesmo estudo apontou ainda que 85% dos CEOs de grandes empresas vão exigir informações sobre resultados e desempenho baseados em dados concretos e em tempo real.
E a gestão por indicadores é a principal maneira de conduzir seu negócio e colocá-lo à frente da concorrência por meio de métricas que mensuram o resultado dos esforços individuais e coletivos sobre algum aspecto importante da empresa, como desempenho financeiro, vendas, ações de marketing, produção etc.
Elas ajudam a identificar problemas e oportunidades de melhoria, permitindo que os processos sejam otimizados.
Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão por resultados e indicadores de desempenho e os benefícios que eles oferecem à empresa. Continue a leitura!
O que é gestão por indicadores?
Podemos definir o que é gestão por indicadores como um método de administração dos negócios em que as decisões são orientadas a partir dos resultados dos indicadores de desempenho – também conhecidos como KPIs. Eles ajudam a monitorar processos baseando-se em dados concretos e em tempo real.
Definindo os KPIs (Key Performance Indicators, do inglês, Indicadores Chave de Desempenho), é feito o monitoramento dos processos organizacionais mais relevantes para o sucesso da empresa a partir desses dados e evidências.
Leia também:
- 8 indicadores de vendas que todo profissional deveria usar
- CRM e KPI: como uma solução de CRM pode ajudar no monitoramento e na análise dos indicadores de vendas
Qual o objetivo de realizar a gestão por indicadores?
O objetivo desse tipo de gestão é ter uma visão ampla sobre o negócio para conduzi-lo de maneira mais eficiente e acertada, mitigando riscos que podem custar caro à organização.
Caso os indicadores mostrem algum desvio indesejado, as medidas corretivas podem ser tomadas o mais rapidamente possível, baseadas em fatos.
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Qual a importância da gestão por indicadores de desempenho?
O uso de indicadores garante maior transparência aos processos da empresa. Além disso, a gestão baseada em resultados possibilita os gestores entenderem melhor o que tem dado certo nas estratégias adotadas e quais ajustes devem ser feitos para melhorar os aspectos que estão abaixo das expectativas.
A gestão por indicadores é importante também para empresas que desejam ter uma visão mais completa sobre seus processos e departamentos.
Com o uso de KPIs na condução do modelo de negócio, é possível fazer análises mais aprofundadas dos resultados históricos e utilizá-los como base para projeções mais assertivas.
Ao implementar a gestão por indicadores, abandona-se o “achismo” e passa-se a tomar decisões mais bem-fundamentadas e com menos chance de erros.
Assim, você conta com dados concretos para direcionar sua empresa no rumo certo!
Confira alguns indicadores de vendas internas, verifique quais são os mais adequados para seu modelo de negócio e implemente o quanto antes:
6 dicas de como adotar a gestão por indicadores e KPIs
A gestão por indicadores e KPIs pode ser implementada com:
- escolha das métricas a serem monitoradas;
- promoção do alinhamento entre KPIs e objetivos estratégicos;
- definição de metas;
- divulgação das metas e seus respectivos prazos;
- análise dos resultados; e
- correções necessárias nos processos com foco na melhoria contínua.
Bom, agora que você já sabe o que é gestão por indicadores e por que ela é importante, veja a seguir 6 dicas essenciais de como implementar esse tipo de gestão na sua empresa.
1. Escolha os indicadores a serem monitorados
Estabeleça quais indicadores de desempenho você considera mais relevantes para o seu modelo de negócio. Lembre-se: você não vai conseguir monitorar tudo, por isso, foque no mais importante, naquilo que gera valor para o negócio e agrega valor percebido para o cliente final.
É fundamental que você avalie o histórico da sua empresa e onde você quer chegar a médio e longo prazo.
2. Promova o alinhamento entre os KPIs e seus objetivos estratégicos
É necessário que os indicadores de desempenho escolhidos estejam devidamente alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Caso contrário, você vai perder tempo mensurando resultados pouco relevantes para aquilo que você deseja alcançar de fato.
3. Defina as metas para esses indicadores
Você também precisa definir quais serão as metas para cada indicador de desempenho escolhido. Por exemplo:
- aumentar a taxa de conversão em 15% no próximo semestre;
- dobrar o faturamento das vendas de dezembro em relação ao ano passado;
- reduzir a taxa de churn para 2% nos próximos 12 meses.
É importante que essas metas cumpram alguns requisitos para que sejam efetivas, como serem facilmente mensuradas, terem um prazo para serem atingidas e, principalmente, trazer um impacto significativo para o negócio ao serem alcançadas.
Aprenda a criar metas relevantes: Utilizando o método SMART de vendas para criar metas de vendas mais inteligentes
4. Comunique essas metas para os colaboradores
Os colaboradores precisam estar cientes sobre os indicadores de desempenho e suas respectivas metas. Faça reuniões para comunicar os resultados que se pretende alcançar e desenvolva mecanismos para que essas metas sejam acompanhadas na rotina dos profissionais.
Este infográfico vai ajudar você e sua equipe a atingirem as metas estabelecidas:
5. Acompanhe os resultados apresentados pelos KPIs
Também é essencial que você monitore os resultados de cada indicador de desempenho.
Isso pode ser feito por meio de um software especializado, como o sistema de CRM, que vai coletar os dados e gerar relatórios e gráficos com atualizações em tempo real.
O mais importante é, caso ainda não exista, criar uma cultura de gestão baseada em dados. Ou seja, para toda decisão que for ser tomada, utilizar os KPIs para apoiar a escolha a ser feita.
Isso inclui, por exemplo, as atividades a serem executadas pelo seu time e como serão priorizadas ou, ainda, o investimento que deve acontecer primeiro entre tantos que podem auxiliar o atingimento dos resultados.
6. Faça as correções necessárias e promova a melhoria constante
Com base nos resultados apresentados, implemente os ajustes necessários na sua estratégia e promova a melhoria constante.
Depois, com os ajustes implementados, o monitoramento não deve parar. Em um ciclo que se renova, você deve seguir avaliando como cada ação gerou um impacto nos objetivos que deseja alcançar.
Leia mais: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio
Use o CRM para fazer uma gestão por indicadores mais completa!
O software de CRM é perfeito para potencializar a gestão por indicadores de desempenho, porque ele reúne todos os KPIs necessários para análise do líder e do colaborador em um só local. E o melhor: as métricas podem ser personalizadas e seguir exatamente o objetivo estratégico da empresa.
Coloque em prática na sua empresa esse método de gestão e obtenha melhores resultados continuamente! Conheça como funciona o CRM e seus principais benefícios.
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