Nossos hábitos podem ser nossos maiores aliados, ou nossos maiores inimigos. Cabe a você decidir qual o papel deles em sua vida.
O livro Hábitos Atômicos: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus de James Clear deixa um recado importante: se você está insatisfeito com seus hábitos, saiba que o problema não é você; é o sistema, a maneira como seu organismo é estimulado para realizar suas escolhas diárias.
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Ser uma pessoa melhor, mais inteligente, mais saudável, ou mais produtiva é possível. Basta trabalhar para agir dessa forma. No entanto, quando temos a intenção de evoluir e provocar uma mudança significativa em nossas vidas, tendemos a aplicar alterações bruscas em nossa rotina que, na maioria das vezes, não são consistentes e nos afastam do resultado desejado.
Isso porque, de acordo com James Clear, o segredo está nos hábitos menores, aqueles quase imperceptíveis. São eles que, por meio de sua repetição, podem causar efeitos realmente grandiosos. Por isso são chamados de hábitos atômicos.
Átomos são as menores frações de um elemento, a unidade básica de uma matéria. Apesar de ser extremamente pequeno, os átomos são o núcleo central de carga elétrica e detém a identidade dos elementos.
Os hábitos atômicos, portanto, são ações automáticas muito pequenas, porém muito potentes, que podem construir a personalidade e a identidade de um ser humano.
E como será que nossos hábitos se refletem na área comercial? Quais considerações a obra de James Clear pode proporcionar aos vendedores para atingirem o sucesso nas vendas? Faremos uma reflexão sobre isso neste artigo. Continue a leitura!
James Clear: sobre o autor de Hábitos Atômicos
O autor James Clear, é palestrante e escritor especialista em hábitos, tomadas de decisão e melhoria contínua. A sua obra Hábitos Atômicos, publicada no Brasil em 2019, já vendeu mais de 7 milhões de cópias em todo o mundo.
Em seu site, James também publica artigos sobre criatividade, foco, lições de vida, produtividade e auto-aperfeiçoamento; temas que colaboraram para o desenvolvimento pessoal dos leitores.
James conta com mais de 1 milhão de assinantes em suas newsletters e já palestrou para grandes empresas.
Conheça James Clear e seu discurso sobre os hábitos:
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Sobre o livro Hábitos Atômicos
A obra Hábitos Atômicos é um prato cheio para aqueles que gostam de consumir conteúdos sobre produtividade e desenvolvimento pessoal. No livro, James Clear discorre sobre os hábitos e como podem trilhar o seu futuro.
Uma pesquisa da Universidade de Duke aponta que os hábitos compõem cerca de 40% da nossa rotina. Os hábitos são comportamentos que se repetem tão regularmente, que se tornam automáticos, quase inconscientes. Como, por exemplo, roer as unhas ou colocar a carteira sempre no mesmo lugar ao chegar em casa.
Se 40% da nossa rotina é composta por hábitos, podemos afirmar que são determinantes para os resultados de curto a longo prazo. Caso você passe muito tempo no celular, não pratique exercícios físicos e tenha o hábito de se alimentar mal, se já não há alguma questão a ser resolvida que seja consequência dessa rotina, certamente haverá no futuro.
Leia também: Hábitos que tornam as pessoas extraordinariamente bem sucedidas
O que são hábitos atômicos, afinal?
Os hábitos são muito menores do que parecem. São extremamente pequenos e imperceptíveis. Mas, ao mesmo tempo, são um gatilho poderoso para desencadear ações que podem nos levar a construir uma rotina que não nos favorece.
Foi por esse motivo que James Clear apelidou os hábitos por atômicos. Como mencionamos no início do artigo, os átomos são as menores frações de um elemento, a unidade básica de uma matéria. Apesar de ser extremamente pequeno, um átomo é o núcleo central de carga elétrica e detém a identidade dos elementos.
É por isso que algumas pessoas não conseguem desenvolver novos hábitos. Ao invés de começar com pequenas alterações ou escolhas melhores durante o dia, já iniciam com mudanças muito radicais e, como resultado, acabam se desmotivando e rompendo esse hábito embrionário em algumas semanas.
Esta é a questão: a motivação tem um prazo de validade. Você pode acordar super motivado e com um gás invejável em um dia, e no outro, pode acordar se questionamento e buscando sentido em tudo o que está fazendo.
O que está imune a isso são os hábitos, visto que são executados de maneira automática. Assim, não dependem da sua motivação ou do seu humor no dia para acontecer. Me diga uma coisa: mesmo estando feliz ou triste, motivado ou não, você escova os dentes ao acordar, não é mesmo? Os hábitos funcionam assim.
Quer saber mais detalhadamente sobre cada tópico do livro? Escute esse resumo do ResumoCast:
As 4 Leis de Mudança de Hábito
James afirma que os hábitos atômicos passam por 4 momentos que caracterizam sua construção.
Vamos tomar como exemplo o hábito de tomar um café todos os dias de manhã, combinado? Sendo assim, os hábitos atômicos funcionam da seguinte forma:
- Estímulo: acordar;
- Desejo: tomar algo para despertar:
- Resposta: tomar um café;
- Recompensa: estar mais “acordado”.
Compreendendo essa dinâmica, é possível programar nossos estímulos e, principalmente, nossas recompensas para abandonar velhos hábitos e criar novos mais saudáveis, física e mentalmente.
Ao construir bons hábitos, você ganha consistência. Essa é a chave para obter bons resultados de maneira constante.
E uma verdade que pode ser difícil de ouvir é: nossos hábitos atômicos refletem nossa identidade. Eles fazem parte daquilo que somos, e visamos para o futuro.
Logo, se quisermos nos tornar pessoas melhores ou profissionais mais competentes, a boa notícia é que isso está em nossas mãos. Basta assumirmos essa identidade, isto é, abandonar aquilo que não nos representa.
Veja também: Como ter sucesso em vendas: 7 hábitos que vão ajudar você
E você? Quer ser um vendedor mais eficiente? Quer atingir resultados realmente significativos e fechar negociações valiosas? Então veja a seguir alguns insights do livro para aplicar sua vida profissional!
Hábitos Atômicos para vendedores: o que podemos aprender com o livro?
Falar sobre hábitos, produtividade, e desenvolvimento sempre rende bons ensinamentos à área comercial. Afinal, este é um departamento onde os profissionais precisam ter hard e soft skills muito bem balanceadas e em dia para atingir bons resultados.
Isso significa que o comportamento desses profissionais é tão importante quanto seus conhecimentos técnicos. E como o comportamento influencia diretamente nossa identidade e nosso futuro, aperfeiçoá-lo é sempre uma boa opção.
Confira agora 5 aprendizados da obra Hábitos Atômicos para a área comercial:
Seja 1% melhor a cada dia
Consistência. Lembre-se sempre dessa palavra. É a consistência que o levará para resultados realmente relevantes e constantes.
Uma boa maneira de começar sendo melhor é fazer um pouco mais a cada dia. Nada de pegar uma lista inteira de contatos e começar a ligar para prospectar clientes desesperadamente a fim de ser mega produtivo no final do dia.
Que tal começar a fazer uma ligação a mais? Ou duas? Ou então, fazer mais uma reunião ou enviar mais um e-mail? Quem sabe, aprimorar a sua abordagem um pouco a cada dia?
Isso já significa que hoje existe algo melhor que ontem, e que amanhã, por sua vez, será ainda melhor do que hoje. Esse comportamento pode parecer pequeno, sem muito impacto no momento em que você o pratica. Mas estamos lidando com um hábito atômico, ou seja, ele pode ser minúsculo, mas tem uma enorme potência.
Ao contrário desses dias de pico de energia seguidos por dias de desmotivação, essa consistência na melhoria será perceptível em uma perspectiva mais abrangente, como ao final de um semestre, ou ano.
Assuma a identidade de bom vendedor
No livro, James Clear dá um exemplo claro: um cigarro é oferecido para uma pessoa que está tentando parar de fumar. Nesse cenário, ela pode ter duas respostas:
- “Não, obrigado. Estou tentando parar de fumar.”
- “Não, obrigado. Não sou fumante.”
Percebe a diferença entre as duas sentenças?
Na primeira, ainda há o interesse em fumar. Já na segunda, a pessoa simplesmente não se identifica mais como fumante, portanto, fumar não faz mais sentido para ela.
Moldar a mentalidade dessa forma é um caminho para abandonar os hábitos ruins. Dessa maneira, vendedor, observe quais comportamentos diários já não fazem sentido para o vendedor que você quer ser.
Seja esquecer-se de preencher o CRM, não fazer anotações durante as reuniões ou não agendar follow-ups. Abandone esses hábitos e assuma o papel que você deseja atingir e se aproprie dele!
Confira 7 atitudes para se tornar um campeão em vendas:
Crie recompensas para seu trabalho
A recompensa é o comportamento final decisivo para um hábito. Quando a recompensa gera um sentimento bom, de satisfação, tendemos a repetir uma ação mais e mais vezes.
Sendo assim, pense em algo que realmente desperte o sentimento gratificante para você. É importante que isso possa ser feito diariamente. E não são necessários grandes feitos.
Outro exemplo interessante abordado no livro, é sobre um jovem vendedor que mantinha dois frascos em sua mesa. Um deles continha 120 clipes de papel. A cada ligação realizada, o vendedor tirava um clipe de um frasco e colocava em outro.
Ele fazia isso até transferir todos os clipes de um frasco para o outro. Como consequência dessa recompensa visual, ele se tornou o representante de vendas com melhor desempenho da empresa. Um belo exemplo de como essas recompensas podem ser simples e assertivas.
Construa um ambiente favorável
Em Hábitos Atômicos, James Clear também reforça que o ambiente em que estamos inseridos influencia diretamente em nosso comportamento.
Imagine trabalhar em um escritório que está constantemente desorganizado ou barulhento demais. Isso com certeza afetaria seu desempenho (e sua paciência).
Além disso, nossas próximas desorganizações podem prejudicar nosso trabalho, como por exemplo:
- manter o funil de vendas desatualizado;
- não inserir as informações dos clientes no CRM;
- distrações com as redes sociais.
O essencial, é que você facilite o seu trabalho. Assim, você torna suas atividades o menos burocráticas possível, e tende a realizá-las de maneira descomplicada.
Tenha as metas em mente, mas foque no sistema
Quando as pessoas querem emagrecer, muitas vezes estipulam um determinado peso a atingir. A partir daí, começam a tentar de tudo para bater essa meta: fazem dietas bem rigorosas, praticam exercícios físicos, ou evitam qualquer coisa que possa atrapalhar esse processo.
Como James bem aponta na obra, a falha está aí, na meta! A pessoa tem uma meta, mas seu sistema funciona de modo diferente. Ela ainda está condicionada a sentir muita vontade de comer guloseimas, por exemplo. Em um final de semana de “folga” da dieta, uma pessoa pode se esbaldar em doces ou batatas fritas.
Ou seja, a dieta não é consistente. Sendo assim, os resultados também não serão, porque seu foco deve estar no sistema, e não na meta.
Um comportamento interessante, por sua vez, seria se dedicar a uma reeducação alimentar. Dessa forma, a perda de peso seria uma consequência. E mantê-lo, não precisaria de tanto esforço assim. Afinal, se alimentar bem se tornou um hábito. Percebe?
Se você é vendedor, possui um número de vendas claro a alcançar. Mas, na sua rotina, experimente se dedicar a realizar excelentes ligações de qualificação, ou fazer reuniões de apresentação mais dinâmicas.
Entenda onde está o gargalo do seu processo de venda e o aprimore. Os resultados da venda serão frutos desse aperfeiçoamento, e você não precisará ter dor de cabeça para bater as metas ao fim do mês.
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