Há mais de 80 anos, durante o 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio, reunindo vendedores de países como Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai, foi decidido que, a partir de então, o dia 1 de outubro seria marcado como dia do vendedor.
Aqui no Agendor, nós acreditamos que todos nós somos vendedores. Afinal de contas, desde muito cedo aprendemos a negociar, trocar e barganhar. Faz parte do nosso dia a dia e faz parte de quem somos.
No entanto, algumas pessoas convertem essa atividade em ofício. São vendedores por definição, que constroem suas carreiras e sustentam a si mesmos e às suas famílias a partir do ato de vender.
É para esses vendedores que o Agendor foi criado. Nosso propósito é aprimorar a vida desses profissionais a partir da produtividade e das facilidades que a tecnologia pode garantir.
E foi justamente a história de um vendedor com uma bagagem de mais de 30 anos que inspirou a criação do Agendor. Confira no vídeo:
Pois é, a rotina de um profissional de vendas não é fácil. E não importa se é o dia do vendedor ou não, o trabalho continua! Mas você gosta. E muito!
E gosta porque nasceu para lidar com gente e, se não gosta, desconfio que você esteja na profissão errada.
Por que ser vendedor?
Vender é uma arte que deve ser aprimorada a cada dia. Não existe outro ofício que reúna no mesmo profissional os talentos de terapeuta, psicólogo, padre, professor, adivinho, mágico e tantas outras.
É nesse malabarismo de emoções e habilidades que construímos nosso dia a dia, nossa carteira de clientes, nossas vendas, nosso sucesso.
A palavra motivação adquire um outro sentido quando falamos em vendas, não é mesmo?
Ao mesmo tempo, é importante compreender a responsabilidade que um bom vendedor deve assumir. Não se trata de tratar seu cliente como uma presa prestes a cair em uma armadilha. Muito pelo contrário!
Vender é, antes de qualquer coisa, aconselhar e orientar seu cliente na resolução de um problema ou na superação de um desafio. Por isso, essa é uma profissão que exige empatia. Que demanda que o profissional se coloque no lugar do outro.
Muitas pessoas acreditam que uma venda se apoia no carisma e na extroversão do vendedor. Como se vender fosse um dom. No entanto, para um bom profissional de vendas, vender é, sobretudo, técnica.
Os grandes vendedores são aqueles que estão sempre buscando aprimoramento. Abertos às possibilidades e ao aprendizado. Por isso, para não ficarmos apenas na homenagem, selecionamos alguns artigos do nosso blog que poderão te ajudar a alcançar um novo patamar enquanto vendedor:
23 técnicas de persuasão em vendas para ajudar a fechar mais negócios
Os 10 mandamentos do vendedor comercial de sucesso
As 20 habilidades de vendas de profissionais de alta performance
6 atitudes para se tornar o melhor vendedor da empresa
Os 7 métodos de vendas mais populares e quando usá-los
Feliz dia do vendedor! 🙂