Muitas vezes, esse é um item deixado de lado, mas não deveria. A importância do cadastro de clientes é mais do que certa para melhorar as vendas de sua empresa.
Principais aprendizados deste artigo:
- Manter o cadastro do cliente atualizado é um item obrigatório, pois interfere totalmente na construção do relacionamento com esse cliente.
- O cadastro de clientes geralmente é um item deixado de lado pela atribulação da rotina comercial, mas é importantíssimo para ajudar a melhorar as vendas da sua empresa.
- Ajude o cliente a resolver o problema que ele tem, essa é uma simples ação que pode ser um grande diferencial para a sua empresa e para reduzir a taxa de churn.
- Com o cadastro do cliente atualizado você consegue mantê-lo informado sobre as novidades, colher feedbacks e criar um vínculo de relacionamento mais próximo. Veja algumas vantagens de manter um relacionamento estratégico com o seu público.
Muitas empresas registram uma centena de informações sobre os clientes, mas não possuem nenhum tipo de aproveitamento com as mesmas.
E se utilizam, muitas vezes, esses cadastros são usados de forma errada.
Vou mostrar os principais motivos para manter um cadastro de clientes eficiente, confira!
Saiba mais: Um bom CRM faz muito mais que o cadastro de clientes, muito mesmo!
Quais as vantagens de se ter um cadastro de clientes?
São muitas as vantagens em manter uma base de dados de clientes atualizada. Dentre os benefícios, destacamos os principais:
- mais conhecimento sobre o cliente e seu comportamento de compra;
- facilidade para oferecer atendimento personalizado;
- coleta de feedbacks;
- simplifica o processo de pós-venda;
- embasa as tomadas de decisão;
- promove um relacionamento mais próximo com o cliente;
- identificação de oportunidades de up selling e cross-selling
Qual a importância de manter o cadastro de clientes atualizado?
Afinal, qual a importância do cadastro de clientes? Entenda:
1- Comunicação eficaz
Que tal começar não ligando para a pessoa errada, ou mesmo entregando produtos em endereços antigos?
É essencial manter os dados atualizados para enviar mensagens, realizar ligações e visitar clientes garantindo que os dados estão certos e que os vendedores não perderam tempo com tentativas frustradas.
Certifique-se que os dados mais básicos estejam corretos, como:
- nome;
- telefone;
- email;
- data de aniversário;
- endereço.
2- Personalização
Com essas informações em mãos, você consegue mantê-los informados sobre as novidades de sua empresa e enviar mensagens personalizadas.
Tem cliente que compra todo mês, em pequenas quantidades, mas sempre. Tem também aqueles que compram uma vez no ano, mas quando isso acontece, o valor da compra é bem alto. Vale a pena dar atenção a ambos!
Por isso, é preciso que os cadastros dos clientes estejam atualizados também no que se refere ao seu comportamento de compra.
Assim, você pode enviar emails informativos de tempos em tempos (as chamadas newsletters, mailing, ou email marketing), telefonar em datas importantes, mandar cartas de fim de ano, enfim, todos esses meios de comunicação são válidos.
Parece algo pequeno, mas ao mostrar que você lembrou deles no Natal, no aniversário e em outras datas, você pode criar um vínculo de relacionamento mais próximo. E tenha certeza de que ele vai lembrar de sua empresa da próxima vez que for comprar algo.
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3- Geração de mais oportunidades de vendas
Sua empresa oferece produtos de informática e da outra vez, o cliente adquiriu uma série de notebooks para o escritório dele? Ok, será que dessa vez ele não poderia se interessar em novas impressoras?
Agora você já tem os dados para contato e pode enviar o email ou telefonar informando sobre as novas impressoras econômicas que acabaram de chegar. Entende a importância do cadastro de clientes, nessa hora?
Ou se sua empresa trabalha com serviços, organiza eventos e treinamentos corporativos e seu cliente participou de um treinamento sobre liderança, vendas, etc.
Agora, você irá ministrar um outro treinamento que fala sobre o mesmo tema. Será que ele não tem interesse em participar também? Essa é a chance de entrar em contato.
4- Fortalecimento da conexão
O cliente adquiriu os produtos ou serviços de sua empresa para resolver um problema, uma necessidade específica dele.
Se ele fez isso, você foi o fornecedor mais qualificado para resolver essas questões que ele precisava.
Então, por que não manter o contato?
Cliente gosta de relacionamento! Aliás, ele te dá a oportunidade de se relacionar com ele, quando te passa os dados para contato.
Com essa oportunidade em mãos, mantenha o relacionamento. Ligue perguntando se o treinamento foi interessante, se o produto que ele adquiriu serviu para as necessidades, se o serviço que você ofereceu foi satisfatório…
Faça isso com frequência. Tenha uma agenda para marcar as melhores datas para entrar em contato. Ora, fica ainda mais clara a importância do cadastro de clientes, neste exemplo, não?
Mas pense em resolver os problemas que ele enfrenta!
Deixe de lado todo discurso sobre como seu produto é bom, inovador, tem ótimo custo x benefício etc. O foco é solucionar as questões do cliente!
Como fazer um cadastro de cliente eficiente?
Veja, a seguir, dicas práticas para fazer o cadastramento de clientes sem erros:
- Colete somente as informações mais importantes. Formulários de cadastro extensos, por exemplo, tendem a desmotivar o cliente a realizar o cadastro.
- Utilize um sistema de CRM para centralizar todas as informações do cliente.
- Garanta a segurança dos dados seguindo a LGPD.
- Atualize regularmente o cadastro.
- Considere implementar processos como enriquecimento de dados.
- Consulte o cadastro do cliente sempre que iniciar uma interação para personalizar sua abordagem.
São ações simples que trazem um grande diferencial à sua empresa. Relacionamento com clientes é o diferencial que as pequenas têm em relação às grandes! Ficou evidente para você qual a importância do cadastro de clientes? Ótimo!
Saiba mais: 5 motivos para usar um programa de vendas e centralizar o cadastro de clientes
Entendeu para que serve o cadastro de clientes e sua importância?
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