A importância da liderança em vendas é separar os verdadeiros vendedores dos amadores. Entenda porque ela é imprescindível ao processo de vendas

Venda e o processo de liderança são uma parte do mesmo jogo. Pode não fazer sentido para você, mas vendas é liderança e liderança é vendas.

Se você ainda não consegue enxergar o sentido nisso, vamos dissecar essa afirmação um pouco mais a fundo.

  • A liderança é a fundação para criarmos uma posição sustentável e escalável do nosso produto e ou serviço.

Sem a liderança no processo de vendas, há poucas – ou quase nenhuma – esperança de que teremos chances de nos destacarmos no mercado.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo que confirma a importância da liderança. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

A importância da liderança em vendas e nos processos comerciais

Os fatos mostram que, sem um espírito de liderança, fica cada vez mais difícil chegar ao sucesso, vencer a concorrência e vender mais para seus clientes.

O processo de liderança nas vendas é muito importante.

Afinal, é ele que faz com que clientes tenha uma experiência de compra única e definitiva, já que líderes não seguem regras, mas criam novas oportunidades a todo o tempo.

Infelizmente, hoje temos mais pessoas seguindo tendências, do que líderes verdadeiros que entendem a importância da liderança e espalham suas mensagens e suas ideologias para a força de vendas e o mercado.

a importância da liderança

A liderança em vendas é imprescindível para vendas que realmente funcionam.

O que é liderança em vendas?

A expressão “liderança em vendas” pode ser interpretada de duas formas: na primeira, uma empresa é líder em vendas quando é aquela, dentro de seu ramo de atuação, que vende mais. Na segundo, a liderança em vendas se refere ao papel do gestor de vendas e a maneira como gerencia a equipe comercial para motivá-la e capacitá-la atingir os resultados e objetivos propostos pela direção da empresa.

Como liderar uma equipe de vendas de sucesso?

  1. Atente-se ao cenário atual e o novo consumidor;
  2. Diferencie-se como líder;
  3. Vá além dos resultados;
  4. Foque na liderança de vendas;
  5. Gerente versus líder.

Confira cada um desses pontos em mais detalhes.

1- O cenário atual no processo de liderança

Os clientes têm mais opções do que nunca, e, ao mesmo tempo, eles têm mais informações disponíveis para fazer uma decisão de compra. Essa redefinição do mercado resultou em clientes assumindo que tudo não passa de uma mercadoria.

Infelizmente, muitos produtos, serviços e até mesmo vendedores jogam a ideia de que eles são nada mais do que uma mercadoria.

O discurso de vendas, o comportamento e as ideias mostram que esses vendedores realmente estão vendendo apenas produtos.

Existem inúmeros vendedores acreditando que eles não trazem nada de novo para o mercado. Podemos dizer até que essa é a grande parcela do mercado.

Quando temos conteúdo para seguir, isso significa que temos conteúdos para sermos vistos como uma mercadoria e estamos sujeitos aos limites que são inerentes ao sermos um seguidor.

Seja líder, não um seguidor e entenda a a importância da liderança.

Nós estamos apenas seguindo o mercado? Estamos atrás, e não na frente?

Assim, as pessoas acabam não vendo nenhum valor no que fazem, porque não estão trazendo as boas novas, o que deveria ser a missão de todo vendedor.

Colocando isso em termos simples, isso significa que estamos dispostos a empregar uma estratégia de que estamos seguindo alguma coisa, estamos seguindo alguém e, assim, empresas, produtos e vendedores lutam entre si por segundos de atenção.

Veja também: Estilos de liderança: encontre o seu, aprimore-o e inspire o time de vendas

2- Como se diferenciar como líder

Todos nós queremos nos destacar no mercado. Nós queremos ser destaque, queremos aparecer para nossos clientes. Assim, acabamos seguindo o caminho trilhado por terceiros.

Não que haja algum problema em seguir caminhos. O único caminho para o sucesso é ser visto como líder e fazer tudo o que se espera de um líder. Este é o grande objetivo de um processo de liderança.

É justamente daí que surge a afirmação do início do artigo, de que “vendas é liderança e liderança é vendas.”

É muito mais fácil ser um seguidor e se contentar em gerenciar o processo. A a importância da liderança em vendas está em deixar de ser tático para ser estratégico.

Em vez de simplesmente fazer a “gestão do processo,” precisamos deixar para trás o objetivo tradicional de venda de benefícios para nos concentrar nos resultados.

Mais especificamente, os líderes se concentram nos resultados que o cliente não achava que fosse possível.

É só buscarmos por exemplos que vamos ver que os líderes que realmente entregaram coisas inacreditáveis a seus clientes foram aquelas pessoas que se concentraram em coisas que nem o mercado sabia que queria.

Temos Henry Ford, Steve Jobs, Alexander Graham Bell e Thomas Edison, apenas para citarmos alguns poucos deles, que criaram companhias e produtos até então inimagináveis.

a importância da liderança

Ford: “se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito um cavalo mais rápido”.

3- Indo além dos resultados no processo de liderança

Para fazer a mudança focada nos resultados, nós temos que sermos vistos como aqueles que trazem à compreensão do diálogo que mais ninguém traz.

Os clientes não são capazes de abraçar o que não podem ver. É simplesmente impossível até que o líder de vendas ajude o cliente a ampliar a sua visão sobre o que é possível.

Infelizmente, alguns vendedores e organizações de vendas não são capazes de fazer isso, porque não possuem qualidades básicas necessárias para ser líderes e conduzir o processo de liderança.

E isso começa com a confiança no que fazem, no que vendem e no que representam.

Ser visto como um líder de vendas nos olhos do cliente nos leva a um lugar diferente no processo de compra.

Nesse momento, não somos mais uma mercadoria, mas sim os únicos que estão focados em algo muito maior.

Confira: 10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas

4- Todo mundo lidera

A a importância da liderança em vendas, no entanto, é ainda maior do que a interação que clientes fazem com seus vendedores.

Repare que não estamos usando a palavra “gestão de vendas”.

Se o nosso objetivo é não sermos vistos como mercadorias, ou como representantes de mais do mesmo, devemos mudar não apenas o vendedor na linha de frente, mas também toda a organização para que possamos ser líderes de vendas.

O processo de liderança de vendas é focada no resultado e não na atividade. Mas isso não significa que não há foco nas vendas, muito pelo contrario.

A importância da liderança em vendas significa saber que o objetivo é o resultado, em vez de simplesmente conectar os pontos de maneira passiva em um processo em que o comprador compra alguma coisa.

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5- Gerente versus líder

Uma maneira de olhar para a diferença entre um gerente de vendas e um líder de vendas, é que o gestor administra hoje com base no que aconteceu ontem.

O líder de vendas leva o hoje com base para suas metas de amanhã. Eis a importância da liderança no processo de vendas: inovar e mostra o caminho para crescer cada vez mais.

Se a sua expectativa é média, então não há necessidade de mudar de um modelo de gestão para um modelo de liderança.

O processo de liderança de vendas se resume em acreditar que o mediano não é aceitável e seguir o mercado nunca é bom o suficiente.

O sucesso vem quando nós criamos o mercado, levando nossos clientes a alcançar resultados que não acham que são possíveis e quando os levamos hoje com base em nossos objetivos para amanhã.

A diferença dos líderes para os simples vendedores é a mesma diferença entre homens e garotos.

Quer se aprofundar ainda mais sobre a importância da liderança no processo de vendas?

Então confira mais esta postagem de nosso blog: Aprenda como ser um bom líder de equipe de vendas

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