Como você mensura o nível de competitividade da sua empresa perante seus concorrentes? Sabia que existem indicadores de competitividade que podem te ajudar a ter maior controle sobre as vantagens competitivas do seu modelo de negócio?
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Implementar KPIs desse tipo possibilita entender melhor a posição que a sua empresa ocupa no mercado para, então, promover um alinhamento estratégico mais eficaz com foco no fortalecimento do negócio.
Separamos aqui 7 exemplos de indicadores de competitividade para você implementar na sua empresa e fazer os ajustes necessários para potencializar seu desempenho com base em dados concretos.
Leia também: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio
O que são indicadores de competitividade?
Podemos definir o que são indicadores de competitividade como métricas utilizadas para mensurar quantitativamente o desempenho de aspectos considerados vantagens competitivas de uma organização.
Esses KPIs medem a força competitiva de uma empresa e fornecem dados importantes para a obtenção de insights que podem ajudar o negócio a obter uma melhor posição no mercado em que atua.
Os indicadores de competitividade se concentram em fatores que representam vantagem sobre os concorrentes, como market share, lucratividade, produtividade, capacidade produtiva, satisfação de clientes e retenção de funcionários.
7 exemplos de indicadores de competitividade para acompanhar na sua empresa
Agora que você já sabe o que são indicadores de competitividade, é hora de conferir alguns exemplos de KPIs que você pode usar para mensurar e avaliar as vantagens competitivas do seu modelo de negócio.
1. Índice de participação no mercado
O índice de participação no mercado, também conhecido como market share, busca mensurar a parcela do mercado dominada pelos produtos e serviços da sua empresa.
Quanto maior a sua participação no mercado, mais competitiva será sua empresa, pois uma empresa líder de mercado, por exemplo, tem apenas que defender essa posição.
É claro que ela sempre irá tentar conquistar mais clientes, mas de forma menos agressiva (e custosa) que as demais empresas do setor, que precisam investir muito mais que ela para “roubar” sua clientela fiel.
O cálculo do market share é feito a partir da relação entre o total de vendas do seu negócio em determinado período e o volume de vendas totais do mercado.
Entenda melhor esse conceito e outros indicadores semelhantes:
- O que é market share? Tudo o que você precisa saber
- Nem todos podem ser o líder de mercado: como ganhar Market Share, então?
- Técnicas de Wallet Share: como capturar a maior parte da verba total de seu cliente
2. Brand Awareness
O brand awareness, ou lembrança de marca, é um indicador de competitividade que mostra o quanto e como a sua marca é lembrada e reconhecida pelo seu público-alvo.
Ora, se sua marca é a mais lembrada pelos clientes quando eles precisam de determinado produto ou serviço, com certeza sua empresa conta com uma enorme vantagem competitiva quando tem um bom brand awareness.
Afinal, só de pensar em determinada solução, a marca de sua empresa é a primeira que vem à cabeça dos clientes!
A mensuração do brand awareness é feita a partir de pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo. O resultado vai indicar o nível de competitividade da empresa no que se refere à presença da marca na mente das pessoas.
Vale conferir: Employer branding: atraia, engaje e retenha os melhores talentos
3. Nível de satisfação dos clientes
O nível de satisfação dos clientes também é um dos principais indicadores de competitividade de uma empresa. Afinal, quanto mais contentes e satisfeitos os clientes estiverem, a tendência é que eles prefiram fechar negócio com a sua empresa e não com a concorrência.
Além disso, clientes satisfeitos tendem a ser mais fiéis, além de se tornarem promotores da marca, falando bem dela e até mesmo a defendendo de ataques de pessoas que preferem outras marcas.
A satisfação pode ser mensurada por meio de pesquisas. A mais comum é a de NPS. Esse indicador monitora a probabilidade de seus clientes indicarem seus produtos e serviços para amigos e familiares.
Confira mais:
- Indicadores de relacionamento com o cliente: 5 métricas que você não pode deixar de acompanhar
- 4 maneiras de fazer pesquisa de satisfação do cliente
- 4 apps de pesquisa de satisfação: qual o melhor para seu negócio?
Quer melhorar a competitividade do seu negócio aprimorando o atendimento ao cliente para deixá-lo mais satisfeito? Temos algumas dicas para você, confira, aplique e meça os resultados com os KPIs adequados:
4. Taxa de turnover
A taxa de turnover mede a rotatividade de funcionários da empresa dentro de um período específico de análise.
Quando o turnover é muito elevado, é sinal de que a organização não tem conseguido satisfazer e reter seus funcionários, o que pode ser considerado uma fraqueza competitiva.
Afinal todos os esforços de treinamento e tudo que foi investido para capacitar o funcionário se perde sempre que um deles abandona a empresa. Isso sem falar nos custos rescisórios.
O cálculo do turnover é feito dividindo os desligamentos pelo total de funcionários no início do período em análise.
Veja também: 7 indicadores de gestão de pessoas para um ambiente de sucesso
5. Capacidade produtiva
Outro importante indicador de competitividade é a capacidade produtiva da empresa. Quanto mais saídas a empresa consegue gerar, mais competitiva ela tende a ser.
Isso quer dizer que caso haja um aumento de demanda, a empresa estará apta a entregar as quantidades necessárias para atender ao mercado, evitando, assim, perdas por falta de estoque. O que, aliás, é uma das maiores causas de insatisfação dos clientes, principalmente no mercado B2B.
Afinal, se outra empresa conta com seus produtos ou serviços para operar, caso você não seja capaz de atendê-la, causará um grande transtorno.
Outro ponto importante da capacidade de produção empresarial é a versatilidade. Uma empresa que consegue mudar facilmente suas linhas de produção ou cadeias logísticas, sejam de compra ou de entregas, tem o poder de se adaptar melhor às mudanças repentinas do mercado. E isso, em um país tão imprevisível quanto o Brasil, sem dúvida é uma imensa vantagem competitiva.
Entenda conceitos relacionados aos capacidade produtiva: Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade: entenda cada um dos conceitos e suas diferenças
6. Produtividade
Já a produtividade mostra quanto a empresa consegue produzir considerando os recursos que se tem disponíveis, como mão de obra, maquinário, tempo e dinheiro.
Quanto mais a empresa conseguir produzir com o mínimo possível de recursos, mais produtiva ela é e, consequentemente, mais competitiva.
Confira mais exemplos em nosso blog: Indicadores de produtividade: quais são e como calcular
7. Faturamento
Empresas com maior faturamento em vendas têm mais força competitiva. O cálculo desse indicador é feito a partir da soma de todas as vendas em um determinado período.
Veja mais: 10 indicadores de desempenho em vendas essenciais para a tomada de decisão
Veja algumas métricas que podem ajudar na gestão de sua operação comercial e na verificação da performance de seus vendedores e, assim, permitir que você aumente seu faturamento:
E então, o que você achou dos nossos 7 exemplos de indicadores de competitividade?
Passe a monitorar essas métricas na sua empresa e alinhe as suas estratégias para tornar o seu modelo de negócio mais competitivo e fortalecido no mercado.
Saiba mais:
- Gestão por indicadores: o que é, quais são seus benefícios e 6 dicas de como implementar na sua empresa
- Como se destacar no mercado competitivo
Mas como acompanhar tantos indicadores de forma ágil e objetiva? Como coletar esses dados, analisar e compartilhar tantas informações?
Um software de CRM pode ser a resposta para essas perguntas, veja algumas de suas vantagens na hora de criar, acompanhar e compartilhar métricas:
O uso de indicadores na gestão de empresas é uma prática fundamental para se alcançar o sucesso por meio de uma vantagem competitiva sustentável. Quais indicadores você usa para aferir seus resultados e a eficiência das equipes de marketing e vendas? Quer algumas dicas de quais indicadores usar nessas duas importantes áreas de seu negócio?
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