Os indicadores de compra são métricas que permitem que as empresas acompanhem o desempenho do seu setor comercial. Logo, são essenciais para uma boa gestão, uma vez que mostram se sua estratégia está ou não no caminho certo.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Indicadores de compra são usados para acompanhar os resultados que o setor de compras de um negócio obtém com suas operações. 
  • O objetivo é avaliar a eficácia das ações usadas durante o processo de compra de insumos ou serviços para a empresa, melhorar a gestão de fornecedores e facilitar o acompanhamento dos reajustes dos preços. 
  • Monitorar os indicadores de compra não apenas ajuda na tomada de decisões, mas também permite reduzir os gastos ao identificar gargalos na lista de fornecedores atuais.
  • Não basta acompanhar os indicadores de compra. É preciso também monitorar os KPIs de marketing e vendas para controlar as operações da empresa e, assim, coletar insights mais precisos para avaliar os resultados.

Estes KPIs servem para os negócios mensurarem a qualidade das ações do setor. Vale lembrar que é a área que faz as compras essenciais para o andamento das empresas, como materiais de escritórios e softwares de vendas. 

Ainda não monitora os KPIs de compras do seu negócio? Então, continue a leitura para aprender o que são, quais os principais e receber dicas para medi-los corretamente!

O que são indicadores de compra?

Os indicadores de compras são parâmetros usados para medir os resultados da área comercial de uma empresa. O objetivo é monitorar o desempenho e a qualidade do setor responsável por adquirir os insumos e serviços essenciais para o funcionamento do negócio, para melhorar processos e potencializar resultados. 

Na prática, os KPIs de compras — indicadores-chave de desempenho — permitem que as empresas analisem a eficácia das suas ações. Por exemplo, a seleção de fornecedores, frequência dos pedidos e até mesmo a gestão dos custos reservados para compras. 

>>>> Aproveite para ler: métricas e indicadores de desempenho — 6 que você precisa conhecer

Quais os principais indicadores de compra?

Os principais indicadores de compra são:

  • lead time; 
  • evolução do preço;
  • saving; 
  • custo dos suprimentos ou produtos.

Veja como cada um destes indicadores de compras funciona a seguir!

1. Lead time

Um dos principais indicadores de compras é o lead time, que mede o tempo entre a finalização do pedido e a entrega. Isto é, quanto tempo após fazer a compra o produto ou serviço chega à sua empresa. 

Na prática, este KPI identifica a agilidade dos fornecedores — e o ideal é que o tempo até a entrega seja o menor possível.

2. Evolução do preço

Também conhecido como evolução de custo, é o indicador que mede os ajustes nos preços dos produtos ou serviços ao longo do tempo. Para medi-lo, basta comparar os valores cobrados anteriormente com os atuais. Simples, concorda?

Este indicador é importante para uma boa gestão, já que mostra se os gastos com as compras aumentaram ou diminuíram, além de orientar a tomada de decisões sobre troca de fornecedores, caso os reajustes não caibam mais no orçamento. 

3. Saving

O Saving é outro KPI de compras para acompanhar, pois mostra o quanto sua empresa economiza ao fechar o contrato com um fornecedor.

Para encontrá-lo, basta subtrair o valor da proposta de outro fornecedor da quantia que você pagou ao escolhido. O resultado é a economia que sua empresa teve com a compra. 

4. Custo dos suprimentos ou produtos

Este indicador mede o quanto a empresa gasta com cada pedido de suprimentos para entender se os gastos estão acima ou conforme o orçamento previsto.

Na prática, a métrica permite identificar quanto, em média, o negócio gasta para repor seu estoque em comparação com o seu rendimento. E para descobrir, apenas divida o total de compras pelo volume de vendas.

Mais adiante, explicaremos como medir os indicadores de compra. Antes, entendemos qual a importância de acompanhar esses KPIs.

Por que acompanhar os indicadores de compras? Qual a importância?

Agora que você já sabe o que são indicadores de compra e quais os principais, tenha em mente que, sim, as métricas são essenciais para o funcionamento do seu negócio

Entenda o porquê logo abaixo!

1. Orienta a tomada de decisões

Os indicadores de compras são ferramentas muito úteis na tomada de decisões, uma vez que entregam insights poderosos que permitem identificar pontos de melhoria no processo de compras.

Por exemplo, ao monitorar os KPIs de Lead Time e Evolução do Preço, você pode perceber que os valores de um fornecedor subiram muito nos últimos meses e a entrega dos pedidos demora mais do que o esperado.

Neste caso, seu time pode tomar a decisão de buscar um novo fornecedor que ofereça um preço mais em conta e um melhor prazo de entrega. Percebe a relação?

2. Reduz os gastos

Ao mesmo tempo, acompanhar os indicadores de compras ajuda a reduzir os gastos da empresa. Primeiro, porque você consegue identificar áreas que gastam mais do que o necessário e, assim, traçar um plano para economizar.

No caso do exemplo anterior, concluímos que sua empresa gastava muito pelas compras, e o time procurou uma alternativa com um melhor custo-benefício. Como consequência, diminuiu os custos operacionais do setor. Ficou claro?

Como medir os indicadores de compras? Melhores dicas

Veja as melhores dicas para entender como acompanhar os KPIs do negócio e otimizar seus resultados!

1. Estabeleça objetivos 

O primeiro passo é definir os objetivos que você pretende alcançar ao monitorar os indicadores de compras. O processo é bastante pessoal, já que depende inteiramente do seu negócio. Algumas opções são controlar os gastos ou agilizar os processos de compras. 

Seja qual for o seu objetivo, o ideal é que sejam sempre claros e alcançáveis. Evite criar metas exageradas para não frustrar o time quando perceber que a determinação é irreal. 

>>>> Aprenda como em: definição de metas — como saber se os objetivos são desafiadores, porém, alcançáveis?

2. Defina quais indicadores de compras monitorar 

Com os objetivos em mãos, chegou o momento de definir quais indicadores de compras acompanhar. Lembre-se: não há uma fórmula exata para todos os negócios do mundo. 

Logo, a indicação é rever as metas e escolher os KPIs cujos resultados deixem você mais perto de alcançá-las.

Para ficar mais claro, você pode acompanhar o Lead Time para saber se precisa trocar de fornecedor ou a Evolução dos Custos para descobrir se fez uma boa escolha de parceiro, por exemplo.

3. Determine a frequência de acompanhamento

Alguns indicadores demandam mensuração com mais frequência do que outros. Por exemplo, o Lead Time pode ser avaliado sempre que houver um novo pedido de compras. 

A Evolução do Preço, em contrapartida, é um KPI com frequência de acompanhamento mais longa, afinal, os preços não variam com tanta rapidez. Logo, uma boa frequência de monitoramento em condições normais seria trimestral ou semestralmente.

De qualquer forma, você precisa determinar a frequência de acompanhamento. Para isso, revisite a lista de indicadores de compras e defina os prazos para cada um conforme a realidade das suas operações. 

>>>> Leia também: gestão de KPIs — como e por que gerenciar os resultados da empresa?

4. Colete os dados e atualize as informações

Colete os dados referentes aos seus indicadores de compras e atualize as informações com frequência para garantir a validade dos dados.

O processo acontece por meio de planilhas ou softwares para gestão de fornecedores. Inclusive, os sistemas são mais práticos de usar, poupam tempo e reduzem os erros, já que permitem automatizar tarefas, como inclusão de dados. 

Para finalizar, certifique-se de usar os resultados para melhorar seus processos de compra. Dessa maneira, você otimiza o departamento e, no fim, ajuda o time de vendas a trabalhar melhor, já que eles têm acesso a tudo o que precisam para focar em vender.

Por falar em coletar e analisar dados, indicamos também monitorar os KPIs relacionados às vendas. Dessa maneira, você tem uma noção de viabilidade mais completa do seu negócio e, assim, faz uma gestão mais assertiva e estratégica.

Que aprender quais indicadores acompanhar? Então, aproveite para baixar nosso e-book: como escalar resultados com métricas de vendas. No material, você confere os principais indicadores para a área e entende como usá-los para fazer sua empresa crescer!