Você usa indicadores de desempenho no treinamento e desenvolvimento do RH da sua empresa? Caso não, saiba que pode estar perdendo insights poderosos para melhorar seus processos e conquistar resultados mais assertivos.
Principais aprendizados deste artigo:
- Os indicadores de desempenho são importantes para avaliar a eficácia dos treinamentos, identificar oportunidades de melhora e até mesmo quais pontos das capacitações precisam ser revistos.
- Alguns dos passos para criar seus indicadores de desempenho são: definir objetivos e métricas de avaliação, estabelecer as metas, monitorar os resultados e dar feedbacks para os colaboradores.
- Um dos indicadores de desempenho mais utilizados é o ROI (Retorno Sobre Investimento), que calcula quando a companhia após os treinamentos. Porém, existem muitos outros, como as taxas de adesão e de abandono e todos eles são igualmente essenciais.
- Aprender quais indicadores de desempenho aplicar e como utilizá-los é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Para aprender como fazer isso, confira nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas.
Afinal, todo mundo sabe que investir em treinamento e desenvolvimento (T&D) ajuda a organização a alcançar melhores resultados em produtividade, faturamento, retenção de talentos e competitividade.
No entanto, para garantir que os retornos obtidos estejam conforme o esperado, é necessário acompanhar de perto o desempenho do programa de T&D implementado.
Para isso, existem os indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento. Eles são métricas utilizadas para mensurar a eficiência do RH na condução do programa de T&D e analisar a performance dos colaboradores participantes.
Com o uso desses indicadores, é possível destinar os investimentos para essa área com mais assertividade e efetuar as melhorias necessárias na capacitação dos novos colaboradores.
E aí, quer aprender como fazer isso? Então continue com a leitura para descobrir quais métricas você não pode deixar de acompanhar e ainda qual a importância disso!
Qual a importância dos indicadores de desempenho?
Utilizar indicadores de desempenho de treinamento permite que as empresas identifiquem a eficácia do seu treinamento. Ou seja, descubram se a capacitação deu os resultados esperados, ou se há a necessidade de rever alguma das etapas.
Além disso, essas métricas possibilitam perceber as necessidades da empresa. Isso é, o que os colaboradores precisam aprender.
No fim, pode-se pensar em ajustes mais assertivos, economizando tempo e dinheiro, uma vez que as ações são direcionadas para as áreas deficientes. Ficou claro?
>>>> Saiba mais: 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los
Como criar indicadores de desempenho?
Agora que você já entendeu qual a importância dos indicadores de desempenho, vamos explicar como criá-los na prática. A boa notícia é que esse é um processo bem simples, mas que traz inúmeros benefícios para as empresas.
Dito isso, as etapas de como criar indicadores de desempenho de treinamento são:
- definir os objetivos;
- estipular as métricas utilizadas para medir os resultados;
- estabelecer metas alcançáveis;
- monitorar a implementação e os resultados;
- analisar os dados colhidos;
- dar feedbacks para as equipes.
Fácil, não é mesmo? Então siga com a leitura para conferir quais são os indicadores de desempenho de treinamento mais usados pelo RH.
>>>> Leia também: escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos
Quais são os indicadores de desempenho? 8 exemplos
Os exemplos de indicadores de desempenho de treinamento mais utilizados pelas empresas são:
- taxa de adesão;
- aproveitamento individual e coletivo;
- alcance anual dos treinamentos;
- taxa de abandono;
- média anual de treinamentos por colaborador;
- tempo médio anual de treinamento por pessoa;
- valor investido em treinamentos;
- retorno sobre o investimento (ROI).
A seguir, veja os detalhes e como usar cada uma dessas métricas!
1. Taxa de adesão
A taxa de adesão é o indicador de desempenho de treinamento de RH que se refere à quantidade de colaboradores que fizeram a capacitação, quando comparando esse número com o total de convidados.
Essa métrica ajuda a entender o interesse dos funcionários pelo conteúdo do treinamento e a relevância do tema para eles.
2. Aproveitamento individual e coletivo
O objetivo desse indicador é mostrar o quanto cada colaborador conseguiu absorver do conteúdo ensinado no programa de T&D.
Para calculá-lo, você pode aplicar um questionário com questões abertas e fechadas abordando os principais assuntos tratados durante a capacitação.
Inclusive, você pode até mesmo pedir uma avaliação de 0 a 10 sobre os pontos gerais do treinamento para consolidar o feedback. Depois, some todas as notas individuais e divida pelo total de participantes para obter a média geral.
3. Alcance anual dos treinamentos
Dando continuidade aos indicadores de treinamento RH, é importante também mensurar o alcance anual do seu programa de T&D. Ou seja, quantos colaboradores recebem treinamentos anualmente na sua empresa?
Faça a análise desse alcance comparando com o total de profissionais que compõem o seu quadro de funcionários para entender se as mensagens que devem chegar até eles estão sendo realmente entregues.
4. Taxa de abandono
Também é importante que você acompanhe a quantidade de colaboradores que abandonaram os treinamentos antes de concluí-los.
Atentar-se a esse indicador ajuda a entender se há necessidade de ajustar o conteúdo e a metodologia do programa de T&D. Aliás, é possível até mesmo descobrir o que precisa ser alterado, ao ver qual parte da capacitação apresenta o maior índice de desistência.
5. Média anual de treinamentos por colaborador
Neste quinto item da nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, a intenção é entender quantos treinamentos cada colaborador conclui, em média, todos os anos.
Quanto mais treinamentos a sua empresa fornecer, mais capacitados e preparados os seus colaboradores estarão, contribuindo diretamente para o crescimento do negócio.
6. Tempo médio anual de treinamento por pessoa
Semelhante ao indicador que citamos anteriormente, o objetivo aqui é saber quantas horas, em média, cada colaborador dedica aos treinamentos corporativos todos os anos.
O ideal é que esse tempo médio esteja em torno de 100 horas. Como esse indicador está na sua empresa?
7. Valor investido em treinamentos
É importante também fazer o acompanhamento do valor que a empresa investe em programas de T&D.
Dessa forma, é possível fazer comparações com períodos anteriores e descobrir quanto, em média, a empresa gastou em cada treinamento realizado no ano em questão. Esse indicador ajuda também a definir o orçamento para os próximos anos.
8. Retorno sobre o Investimento (ROI)
Encerrando nossa lista de indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento, temos o ROI.
Este pode até parecer um indicador para gerenciar departamento financeiro, mas, na verdade, entender o retorno econômico das ações da empresa é importante em todas as áreas.
O objetivo dele é bem simples: descobrir quanto a organização obteve de retorno sobre o total de dinheiro investido do programa de T&D. Isso é, o ROI mensura o custo-benefício dos treinamentos promovidos pelo RH.
Como calcular o ROI?
Imagine que um programa de treinamento e desenvolvimento específico para a equipe de vendas sobre técnicas de fechamento tenha custado R$ 10.000.
Após todos os vendedores terem participado, as vendas da empresa aumentaram 15% em 6 meses, o que se traduz em um lucro de R$ 140.000.
Para calcular o ROI, divida o investimento pelo retorno obtido. No caso do nosso exemplo, sua taxa de ROI seria de 7,1%.
Lembre-se, apenas, de considerar o objetivo do treinamento analisado. Para alguns, mais relacionados a táticas e técnicas de vendas, esse retorno será mais imediato.
Outros, entretanto, como os que buscam a mudança de comportamento ou o desenvolvimento de soft skills, precisam de certo tempo para consolidar seu impacto para a organização.
Se você tem dúvidas sobre o retorno do investimento feito em treinamentos, lembre-se que eles são fundamentais para a gestão de uma força de vendas, assim como esses segredos apresentados abaixo:
Bom, o que você achou da nossa lista com os 8 indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento? Só não se esqueça se fazer uso dessas métricas no seu departamento de RH para tornar seus programas de T&D mais eficazes.
Para finalizar, destacamos que medir a efetividade dos treinamentos é importante, mas existem outros pontos que precisam de acompanhamento. Performance de vendas, comissões e custos de visitas são apenas alguns dos exemplos.
Por isso, baixe nossas planilhas gratuitas e acompanhe outros indicadores de sua equipe de vendas: