Você sabe o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial?
Considerados indispensáveis para o sucesso de empresas de qualquer tipo e tamanho, os indicadores de desempenho (também conhecidos como KPIs) são ferramentas que permitem avaliar a efetividade das estratégias adotadas e a performance individual e coletiva.
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- Os indicadores de desempenho empresarial são instrumentos que demonstram o progresso das estratégias elencadas pelas empresas dentro de uma metodologia de vendas,
- Por meio desses KPIs fica mais fácil entender quais são as possibilidades de melhoria, o que pode continuar do jeito que está e o que precisa ser aprimorado.
- Os principais tipos de indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial são: produtividade, capacidade, qualidade e indicadores estratégicos.
- Esses indicadores de desempenho também demonstram se o processo de vendas está sendo gerenciado e demandado da melhor forma.
Neste guia, vamos explicar o que são indicadores de desempenho empresarial e por que é importante implementá-los na gestão do seu modelo de negócio.
Além disso, convidamos você a continuar a leitura para conferir também os 4 tipos de KPIs e 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode adotar:
- Taxa de Conversão;
- Faturamento;
- Market Share;
- ROI;
- Taxa de Turnover;
- Número de reclamações;
- Taxa de satisfação dos clientes NPS.
Leia também: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio
O que são indicadores de desempenho empresarial?
Conforme adiantamos na introdução deste guia, podemos definir o que são indicadores de desempenho empresarial como instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio.
Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.
Os indicadores de desempenho empresarial fornecem dados concretos e que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores. Além disso, os KPIs permitem que sejam feitas comparações entre o que foi planejado e o que foi realizado para, então, fazer os ajustes necessários.
Veja mais: Os 7 mais importantes KPIs de customer success
Qual a importância dos indicadores de desempenho para uma empresa?
A gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas do fechamento de empresas. Nesse sentido, os indicadores de desempenho exercem uma grande importância; afinal:
“o que não é medido, não pode ser gerenciado”
A importância dos indicadores de desempenho para uma empresa também reside no fato de que essas ferramentas possibilitam ter uma compreensão mais clara sobre o que tem dado certo em determinada estratégia ou processo e o que pode ser melhorado.
Os KPIs são instrumentos que permitem a promoção da melhoria contínua. É por meio dos indicadores de desempenho que a empresa consegue identificar oportunidades para se tornar mais eficiente.
Além disso, as organizações que fazem um uso de KPIs conseguem se fortalecer no mercado em que atuam, tornando-se mais competitivas.
Os indicadores também garantem maior transparência à gestão, aumentando a confiança dos stakeholders.
Veja também: 5 métricas ou (KPIs de vendas) para sua equipe de inside sales
Os tipos de indicadores de desempenho no processo de gestão empresarial
Basicamente, existem 4 tipos de indicadores de desempenho empresarial. São eles:
1 – Indicadores de produtividade
Mostram o quão produtivo um colaborador ou uma equipe consegue ser. Ou seja, se referem à capacidade de produzir mais com o menos de recurso possível.
Estes são indicadores de produtividade são essenciais para mensurar o desempenho e performance dos colaboradores e proporcionam:
- tomadas de decisões mais assertivas;
- melhor acompanhamento do time;
- metas mais adequadas.
2 – Indicadores de capacidade
Mensuram a capacidade das equipes e dos processos de produção e execução de tarefas. Estão ligados ao sucesso interno da equipe e suas atividades. Veja um exemplo:
- total de ligações por dia;
- total de reuniões por vendedor;
- total de envio de propostas;
- quantidade de visitas por vendedor.
Veja alguns exemplos de indicadores de capacidade que o sistema de CRM do Agendor oferece:
3 – Indicadores de qualidade
Referem-se à quantidade de desvios ou não-conformidade das saídas. Em outras palavras, este indicador expõe o desempenho das atividades dos colaboradores e se estes estão atingindo o objetivo proposto com qualidade.
Um exemplo bem conhecido de indicadores de qualidade é o índice de satisfação do cliente.
4 – Indicadores estratégicos
Tratam do desempenho da empresa em relação aos seus objetivos estratégicos e de longo prazo. Eles devem ser levados em consideração principalmente nos momentos em que os gestores precisam tomar decisões estratégicas.
Cada área possui indicadores estratégicos específicos. O departamento financeiro deve acompanhar o churn, o RH deve acompanhar o índice de rotatividade, vendas precisa ficar de olho nas vendas perdidas, e assim por diante.
Leia mais: CRM e KPI: como uma solução de CRM pode ajudar no monitoramento e análise dos indicadores de vendas
Conheça alguns indicadores estratégicos para a área comercial disponíveis no Painel de Relatórios de Vendas do Agendor:
Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa
Para que a sua empresa consiga promover uma cultura de excelência e melhoria contínua, o uso de KPIs é indispensável. Conforme já vimos aqui, mensurar os resultados das suas estratégias de negócio é extremamente importante para se obter uma performance cada vez mais satisfatória.
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e quais são os 4 tipos de KPIs, veja a seguir 7 exemplos de indicadores de desempenho nas empresas que você pode usar no seu negócio.
1 – Taxa de Conversão
Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. Para calcular, basta dividir a quantidade de vendas pela quantidade de leads e multiplicar o resultado por 100. A porcentagem obtida representará a sua taxa de conversão.
Não é possível entender se uma taxa de conversão é boa somente pelo seu cálculo. Este aspecto é muito relativo e varia bastante de negócio para negócio. Contudo, um caminho viável é comparar os resultados da própria empresa em períodos anteriores e entender como essa taxa se relaciona com o crescimento da organização.
Quer conhecer mais indicadores disponíveis na plataforma do Agendor? Então assista a este vídeo:
Não perca tempo construindo planilhas de excel extensas e burocráticas para analisar resultados. Deixe que o Agendor cuide disso para você!
Teste gratuitamente clicando aqui!
2 – Faturamento
Este indicador mostra o valor bruto que a sua empresa conseguiu faturar com as vendas durante um período específico, e é utilizado para mensurar a saúde financeira do seu negócio e o desempenho da área comercial.
Alguns indicadores que mensuram o faturamento da organização, você já conhece bem. São eles:
- margem de lucro;
- lucro bruto;
- lucratividade;
- liquidez recorrente;
- ponto de equilíbrio.
Leia também: Faturamento x lucro: a diferença entre vaidade e sanidade
3 – Market Share
O Market Share trata-se de um indicador de competitividade que mensura a participação da sua empresa no mercado em que ela atua, e sua relevância.
Este indicador considera variáveis como:
- volume de vendas;
- faturamento;
- quantidade de clientes;
- lucratividade;
- o resultado de venda do mercado como um todo.
4 – ROI
O Retorno sobre o Investimento mostra o quão rentável foi a aplicação de recursos financeiros em um investimento. Este é um dos mais importantes indicadores financeiros.
Seu objetivo é direcionar recursos para ações ou estratégias que gerem mais resultados. Se a saúde financeira da sua empresa estiver fragilizada, a falta de mensuração do ROI pode estar relacionada a isso.
DICA BÔNUS: KPI de inside sales!
5 – Taxa de Turnover
O Turnover se refere ao índice de rotatividade de funcionários da sua empresa durante determinado período. O cálculo é feito dividindo o total de desligamento pelo total de funcionários ativos no início do período analisado.
É fundamental acompanhar a taxa de turnover, já que ela pode acusar prejuízos financeiros para a empresa. No entanto, identificar o que está causando o turnover é bem desafiador. A alta da taxa de turnover pode estar ligada às seguintes questões:
- microgerenciamento;
- liderança ruim;
- ausência de um plano de carreira para os colaboradores;
- falta de treinamentos adequados;
- ferramentas inapropriadas para trabalho;
- metas mal estabelecidas.
6 – Número de reclamações
Este indicador de qualidade mostra quantas reclamações a sua empresa recebeu referente aos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Caso queira atingir excelência em seu atendimento, este indicador deve ser o mais baixo possível.
7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS
Também entre os principais indicadores de desempenho de uma empresa, não podemos deixar de citar a satisfação dos clientes NPS. O índice de Net Promoter Score mostra o quão recomendável a sua empresa é.
Para calcular o NPS, é necessário fazer uma pesquisa com os clientes e segmentá-los em Promotores, Detratores e Neutros de acordo com a probabilidade de eles indicarem sua empresa para um amigo ou familiar.
Entenda melhor como fazer o cálculo do NPS assistindo o vídeo abaixo:
Saiba mais: Descubra como criar os melhores KPIs B2B para seu negócio
Bom, ficou claro o que são indicadores de desempenho empresarial? Não deixe de utilizar essas ferramentas no seu modelo de negócio.
Para você dominar ainda mais o uso de indicadores de desempenho em sua empresa, baixe nosso e-book gratuito: KPI de Vendas: indicadores de desempenho comercial