Cada vez mais as empresas estão reconhecendo seus papéis como atores sociais. E isso tem se refletido, inclusive, na decisão de compra das pessoas.

Segundo dados da pesquisa Global Consumer Pulse, de 2019, 79% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas que se posicionam sobre temas relevantes, como meio ambiente, política e sociedade.

E isso também vale para negociações B2B. Muitas organizações optam por não fechar negócio com empresas que não reconhecem sua responsabilidade social e que adotam posicionamentos incompatíveis com os seus.

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Se há algumas décadas o foco maior estava no preço e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, hoje em dia existe uma valorização maior do compromisso que as empresas firmam com o aspecto social.

Nesse sentido, utilizam-se métricas para acompanhar o quão socialmente responsáveis as empresas são.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o que são e qual a importância dos indicadores da responsabilidade social corporativa.

Continue a leitura até o final para conferir também 7 exemplos de indicadores de responsabilidade social nas empresas elaborados pelo Instituto Ethos.

Antes de prosseguir na leitura, responda sinceramente: você sabe mesmo o que é responsabilidade social corporativa? Então, confira este vídeo da Advise:

Leia também: Os novos valores dos clientes B2B no pós-pandemia

O que são indicadores de responsabilidade social nas empresas?

Assim como as pessoas físicas, as empresas também fazem parte da sociedade e, logo, também são atribuídas a elas responsabilidades sociais.

Dessa forma, a responsabilidade social é um aspecto que precisa ser intrínseco às operações e estratégias organizacionais.

E para avaliar o cumprimento das responsabilidades que as empresas precisam assumir com a sociedade, é feito o uso de indicadores da responsabilidade social corporativa.

Tratam-se de ferramentas que têm como objetivo monitorar o nível de engajamento e comprometimento da empresa com temas relevantes para a sociedade.

Empresas que fazem o uso desses indicadores reconhecem o impacto de suas atividades nas dinâmicas sociais da comunidade em que ela está inserida

Por meio dessas métricas, é possível avaliar a relação da empresa com a comunidade e identificar ações que podem melhorar cada vez mais essa relação e beneficiar a sociedade.

Por que é importante acompanhar indicadores da responsabilidade social corporativa?

O uso de indicadores de responsabilidade social nas empresas é importante para que se possa ter uma visão mais ampla sobre a atuação do negócio e os seus impactos na sociedade.

Essas ferramentas ajudam a entender o quanto a organização evoluiu no que se refere às práticas socialmente responsáveis, além de identificar as necessidades de melhoria.

Ao implementar os indicadores de responsabilidade social, a empresa consegue ajustar suas estratégias de negócio e adotar ações concretas de consolidação da reputação empresarial como socialmente responsável.

Dessa forma, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, a empresa alinha seus valores com os de seu público. Assim, se torna referência para eles e promove maior engajamento com a marca e tende a ganhar a fidelidade por parte dos clientes.

Veja também: Gestão por indicadores: o que é, quais são seus benefícios e 6 dicas de como implementar na sua empresa

7 exemplos de indicadores de responsabilidade social nas empresas

Bom, agora que você já conhece o que é e qual a importância dos indicadores de responsabilidade social nas empresas, é hora conferir alguns exemplos que você pode implementar no seu negócio.

Os indicadores que vamos mostrar aqui foram desenvolvidos pelo Instituto Ethos. Trata-se de uma organização da sociedade civil que busca sensibilizar e auxiliar as empresas sobre como conduzir seus negócios de maneira socialmente responsável e sustentável.

O Instituto Ethos foi criado em 1998 e seus indicadores têm como foco avaliar o quanto as empresas têm incorporado ações de responsabilidade social em seus processos, políticas e estratégias de negócio.

O Instituto Ethos disponibiliza um sistema em que é possível responder um questionário e, ao final, ter acesso a um relatório completo que vai mostrar o desempenho da empresa segundo os indicadores de responsabilidade social.

Os principais indicadores utilizado para avaliar o nível de responsabilidade social das empresas são:

  1. Fornecedores que fazem uso de mão de obra infantil ou trabalho análogo à escravidão;
  2. Cumprimento de todas as responsabilidades fiscais, tributárias, trabalhistas e contábeis;
  3. Cuidados com a segurança e bem-estar dos colaboradores;
  4. Atitudes sustentáveis e de preservação do meio ambiente;
  5. Uso de plástico no dia a dia da empresa e no produtos comercializados;
  6. Promoção da diversidade étnica e de gênero na empresa;
  7. Promoção de atividades culturais com a comunidade no entorno da empresa.

Segundo as métricas estipuladas pelo Instituto Ethos, uma empresa pode se encontrar em uma desses quatro estágios, em relação como trata as questões da responsabilidade social:

indicadores-de-responsabilidade-social

E então, ficou claro como funcionam os indicadores de responsabilidade social nas empresas?

Para saber mais sobre os indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, acompanhe este webinar gravado, apresentado na Abradee:

Faça uso dessas importantes métricas e conduza seu modelo de negócio de forma socialmente mais responsável.

Saiba mais: Indicadores de competitividade: descubra o que são e quais utilizar na sua gestão para orientar suas estratégias de negócio

Como você viu, conhecer os indicadores de responsabilidade social é importante, mas existem outros indicadores na empresa que você deve acompanhar, como os de vendas, por exemplo.

Conheça mais sobre eles neste e-book gratuito: KPI de Vendas: indicadores de desempenho comercial