“A união faz a força” é muito mais do que um ditado clichê quando falamos sobre integração entre equipes de trabalho. A máxima, que atravessa décadas e continua válida, é a mais pura verdade.
Principais aprendizados deste artigo:
- A integração entre equipes de trabalho ajuda a melhorar o clima organizacional, gerar entregas pontuais e corretas e incentivar a criação de soluções inovadoras.
- Além disso, as dinâmicas de integração também são excelentes instrumentos para motivação e engajamento profissional.
- Um exemplo prático de integração que pode ser facilmente aplicado na rotina, é convidar as equipes de marketing e vendas para discutir formas de fidelizar clientes.
- A liderança também possui um papel primordial na integração entre equipes de trabalho. Por meio de reuniões e encontros, o líder deve deixar claros os papéis de cada membro do time. Aprenda mais sobre liderança em: Webinar | Liderança e vendas baseadas em perfil comportamental
Se você tem uma empresa e enfrenta desafios para sincronizar seus times, não se preocupe. Preparamos um artigo com algumas dicas para melhorar a integração na empresa e dar aquele empurrãozinho para te ajudar a saber por onde começar.
Simbora?
Qual é a importância da integração entre equipes de trabalho?
Antes de partirmos para a dica, não custa reforçar a importância da integração entre equipes de trabalho.
Em uma empresa, as equipes trabalham de forma autônoma, mas contribuem de forma coletiva para o alcance de um objetivo comum. Se não houver sincronicidade, respeito aos processos e compreensão da parte do outro, fica muito difícil esperar resultados positivos.
A integração entre equipes de trabalho, além de tornar o ambiente — que muitas vezes é naturalmente estressante e corrido — mais fluido, também ajuda a:
- melhorar o clima organizacional;
- promover a motivação de equipes;
- gerar entregas pontuais e corretas;
- estimular o trabalho em equipe;
- incentivar a criação de soluções inovadoras;
- promover o desenvolvimento pessoal e profissional.
Quer viver tudo isso em sua rotina? Então, veja nossas dicas para melhorar a integração na empresa a seguir!
6 dicas para melhorar a integração na empresa
Preparamos uma lista com 6 dicas para melhorar a integração entre equipes de trabalho em sua empresa. Continue a leitura e inspire-se!
Promover ações de integração na empresa
A primeira dica para estimular a integração entre equipes de trabalho é promover eventos voltados a esse propósito, como os encontros com temáticas motivacionais e atividades de team building.
Nesse tipo de atividade, os colaboradores são convidados a reflexões que os levam além de seus papéis cotidianos.
Alguns temas interessantes para abordar nos encontros e que podem ser aplicados à rotina da empresa são:
- valorização do outro;
- capacidade de perdoar;
- resignação;
- visão estratégica;
- planejamento estratégico, pessoal e profissional;
- criatividade e inovação.
Estimular a cocriação entre equipes
Assim como as ações de integração, a rotina de trabalho também deve estimular a construção coletiva de planos e estratégias.
Uma palavra que vem sendo cada vez mais usada no ambiente empresarial é a cocriação, que nada mais é do que a capacidade de unir múltiplos autores para desenvolver algo.
Se seu time de vendas precisa pensar em uma forma de fidelizar os clientes, por que não convidar para a discussão as equipes de marketing e de recursos humanos? O marketing tem como expertise, cativar seu público-alvo por meio de estratégias de comunicação. O RH, por sua vez, pauta sua ação na satisfação do colaborador.
Imagine o que esse timão junto não poderia criar?
Aproveite e conheça os 6 tipos de equipes de trabalho:
Deixar os papéis claros e incentivar o diálogo aberto
A liderança também possui um papel primordial na integração entre equipes de trabalho. Por meio de reuniões e encontros, o líder deve deixar claros os papéis de cada membro do time.
Dessa forma, os colaboradores conseguem entender suas responsabilidades e quais as reais possibilidades de atuação conjunta com outros membros do mesmo time ou de equipes parceiras.
Além disso, poder contar com a liderança por meio do diálogo aberto é um grande diferencial de empresas que estimulam a integração entre setores e o protagonismo dos funcionários.
Assim, quaisquer dúvidas, ruídos ou desencontros entre os times podem ser solucionados sem que virem uma crise interna ou prejudiquem a integração das equipes.
Se surgirem conflitos na equipe, saiba como resolvê-los:
Integrar ferramentas entre os departamentos
A forma mais prática de promover a integração entre as equipes de trabalho é automatizar processos unindo seus sistemas e ferramentas
Dessa forma, elas compreendem a importância dos procedimentos de um setor no cumprimento das metas do outro.
Quer ver só um exemplo para deixar tudo claro como água?
Vamos pensar nas integrações possíveis do Agendor via Pluga.
Agendor + Google Sheets
A cada negócio adicionado no Agendor, a integração adiciona automaticamente os dados do negócio em uma nova linha de uma planilha do Google Sheets.
Agendor + Leadlovers
Aqui, quando os leads atendem a um ou mais filtros programados [ex: tags e leadscore] de um gatilho inteligente do leadlovers, a integração adiciona/atualiza negócios no Agendor
Agendor + Pagar.me
Esta integração facilita o trabalho enviando automaticamente uma cobrança para o negócio quando ele for ganho no Agendor.
Estabelecer metas para cada equipe
Um time que trabalha sem um propósito unificado não tem a oportunidade de gerar colaboração e empatia entre seus membros.
Estabelecer metas que estão relacionadas aos resultados da área, como um todo, permite que os colaboradores interajam mais entre si, fomentem a coletividade e estimulem uns aos outros para melhores resultados.
Nesse cenário o ideal é convidar todo o time para a definição das metas.
Em um time de vendas, por exemplo, a percepção dos analistas, dos pré-vendedores e dos closers podem ser diferentes em alguns aspectos, mas juntas, contribuem para metas mais realistas e para melhores resultados de vendas.
Para incentivar ainda mais a cooperação e a motivação para alcançar as metas, considere um evento de celebração de resultados e boas recompensas para a equipe, como um happy hour pago pela empresa.
Criar uma cultura organização de colaboração
Por fim, nossa última e, talvez, mais desafiadora dica é criar uma cultura organização de colaboração.
A integração deve fazer parte da essência da sua empresa, desde o nível hierárquico mais alto, até a rotina da operação.
Na prática, isso significa que as barreiras entre os times devem ser mínimas. Um colaborador da equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, não deve encontrar dificuldades para tirar dúvidas com o time de tecnologia, por exemplo.
Da mesma forma, o time de produção pode consultar os vendedores e os atendentes para obter insights sobre as necessidades dos clientes e seus feedbacks, para que assim, possam aprimorar seus processos.
Como começar a integrar equipes de trabalho
Agora que você já tem todos os ingredientes da receita de sucesso da integração entre equipes de trabalho, é hora de colocar a mão na massa!
Para começar a integrar equipes de trabalho, é preciso conhecer bem as rotinas e comportamentos da equipe.
Observe, estude, converse com os colaboradores e encontre as brechas ideais para agir.
Quando decidir colocar em prática a dica número 4, lembre-se de procurar softwares verdadeiramente úteis e capacitados para atenderem à demanda do seu negócio.
Nada de tentar tapar o sol com a peneira, hein? Se você quer resultados, precisa de boas ferramentas!
Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga – empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade (sem escrever uma única linha de código).