A inteligência artificial tem sido amplamente utilizada para reduzir custos operacionais, melhorar processamento e gerenciamento de dados, elevar a produtividade dos colaboradores, acelerar as tomadas de decisão, aumentar a receita e melhorar a experiência do cliente.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um exemplo de integração entre Inteligência Artificial e CRM que favorecem as vendas é o chatbot, que otimiza o atendimento ao cliente e coleta informações mais rapidamente.
- Ao utilizar Inteligência Artificial e CRM juntos, é possível construir o processo de vendas mais dinâmico e eficiente ao identificar a melhor forma de atender cada cliente através do deep learning, dados digitais e algoritmos.
- Ao identificar tendências rapidamente e apontar pontos de melhoria nos processos de atendimento ao cliente, a IA e o CRM ajudam a melhorar a experiência do cliente, e assim, fidelizá-los. Saiba mais sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização
- A integração entre Inteligência Artificial e CRM ajuda a interpretar dados e localizar clientes com maior probabilidade de compras adicionais ou cruzadas, ajudando a equipe de vendas a fundamentar suas estratégias de cross sell e upsell.
- Com atividades otimizadas, os vendedores ganham mais tempo para se dedicar às negociações, convertendo assim, mais vendas. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça o Fluxo Inteligente de Atividades!
Embora essa possa parecer uma tecnologia imbatível, os melhores resultados são alcançados através da integração de uma gama de tecnologias inteligentes nos processos e na produção, o que inclui machine learning, Big Data e, no caso da área comercial, o sistema de CRM.
Mas, afinal, quais são as reais vantagens de um software de inteligência artificial integrado ao sistema de CRM? Como estes ganhos contribuem para o processo de vendas?
Vamos te contar tudo neste artigo. Continue a leitura!
O que é um software de inteligência artificial?
Em termos simples, um software de inteligência artificial é uma ferramenta capaz de reproduzir o comportamento humano, ou seja, ela pode aprender, analisar, se comunicar, se adaptar a padrões utilizando os dados que coletam.
Dessa maneira, a IA, como também é conhecida, pode realizar tarefas, interpretar informações, ajustar processos automaticamente, e até mesmo, racionalizar e entregar insights.
O que há décadas atrás poderia parecer impossível, hoje é mais do que uma realidade.
Isso porque a Inteligência Artificial já participa ativamente da nossa vida. Veja, a seguir, exemplos de IA que utilizamos diariamente:
- Aplicativos de navegação e rotas, que utilizam a IA para gerar resultados sobre deslocamento de motoristas e seus movimentos;
- Assistentes virtuais que otimizam tarefas, processos, e entregam informações, assim como chatbots;
- E-mails que são capazes de identificar mensagens de SPAM;
- Mecanismos de buscas, como o Google, que fornecem sugestões de pesquisas com base no seu aprendizado de intenções de busca;
- Plataforma de streaming, que recomendam conteúdos para os usuários com base no que consomem;
- Reconhecimento facial, que por meio de IA, aumentam a segurança de dispositivos e dos dados pessoais dos usuários;
- Redes sociais, que assim como as plataformas de streaming, conseguem entender as preferências de conteúdos dos usuários e sugerem novos conteúdos similares;
- Corretor de digitação, que através de um software de inteligência artificial, aprenderam a forma correta de linguagem e corrigem usuários.
Estes são os clássicos exemplos de IA que podemos citar em nossa rotina.
E nas empresas? Como a combinação entre Inteligência Artificial e CRM pode ajudar os negócios a crescerem? Entenda, a seguir.
Leia também: Como a inteligência artificial pode ajudar sua empresa a vender mais
Por que integrar Inteligência Artificial e CRM?
A integração entre inteligência artificial e CRM tem como objetivo final elevar o desempenho do sistema de gestão, e com isso,melhorar os resultados de vendas, desde a prospecção até a fidelização.
Para tanto, é necessário atender a diversas esferas que envolvem a rotina de vendas, assim como suas estratégias. Veja quais são os benefícios da integração entre Inteligência Artificial e CRM:
1. Melhores resultados de vendas
A combinação entre Inteligência Artificial e CRM permite que o processo de vendas seja mais dinâmico e eficiente ao identificar a melhor forma de atender cada cliente através do deep learning, dados digitais e algoritmos.
Com isso, os vendedores extraem insights precisos sobre o comportamento do cliente e podem antecipar suas necessidades, fornecendo assim, uma experiência de compra personalizada, o que por consequência, eleva as taxas de conversão e os resultados de vendas.
2. Maior produtividade
A IA aprende os fluxos de trabalho e os otimiza automaticamente.
Na prática, o CRM, em conjunto com a inteligência artificial, aprenderá hábitos e o perfil de uso de cada usuário e adaptará seu funcionamento de acordo com a rotina de cada vendedor.
Por exemplo: ao finalizar uma tarefa de reunião com um cliente que se encontra na etapa de demonstração de produto do funil de vendas, a ferramenta consegue gerar uma atividade de follow-up por ligação vinculando este mesmo cliente, estabelecendo um período de dois dias de intervalo. Tudo isso automaticamente.
Esta função é muito similar ao recurso que o CRM do Agendor oferece, que também usa soluções inteligentes para otimizar o trabalho dos vendedores. Conheça o Fluxo Inteligente de Atividades do Agendor:
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Assim, os vendedores não deixam de acompanhar seus negócios, não correm o risco de esfriar negócios, e perderiam o timing de suas negociações, o que tende a elevar ainda mais os indicadores de vendas.
3. Maiores taxas de satisfação e retenção
IA tem a capacidade de gerar experiências altamente personalizada através da gestão de dados e análises comportamentais. Para complementar, também identifica tendências rapidamente, aponta pontos de melhoria nos processos de atendimento ao cliente com mais agilidade e antecipa comportamentos, assim como o CRM!
Desse modo, é possível identificar a melhor forma de atender cada cliente
4. Reduz erros
Ao compreender padrões de compra evita erros durante o processo de vendas.
Além disso, a IA também pode estar integrada a diversos setores da empresa, criando uma comunicação unificada que envolve todos os departamentos. Assim, os times poderão trabalhar com mais harmonia e as divergências entre as áreas serão menores.
Afinal, qual vendedor que nunca teve um probleminha com o financeiro ao gerar notas fiscais para os clientes, por exemplo?
A troca de dados automatizada gera mais sinergia entre as áreas, o que reverbera nos clientes, que por sua vez, experimentam uma relação com as empresas sem terem dor de cabeça.
5. Mais embasamento para as estratégias de cross-selling e upsell
Adicionalmente a tudo o que já citamos até aqui, a integração entre Inteligência Artificial e CRM ajuda a interpretar dados e localizar clientes com maior probabilidade de compras adicionais ou cruzadas, ajudando a equipe de vendas a fundamentar suas estratégias de cross sell e upsell, e elevar o faturamento e fidelização das empresas.
6. Aprimoramento da gestão de leads
A qualificação de leads demanda tempo e esforço. Nesse sentido, a Inteligência Artificial e CRM podem ser usados para facilitar este processo automatizando as práticas de gestão de leads.
Entenda quais são as etapas de gestão de leads:
Sua empresa realmente precisa de uma integração entre Inteligência artificial e CRM?
Mesmo depois de todas as vantagens que apresentamos neste conteúdo, você ainda pode pensar: minha empresa realmente precisa de uma integração entre Inteligência Artificial e CRM?
Se este é o seu caso, saiba que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios, a tendência é que este indicador cresça ainda mais ao decorrer dos anos e dos avanços tecnológicos.
É assim que o mercado está se comportando, e é desse modo que os clientes esperam experiência suas compras.
E se você acha que integrar e CRM é uma coisa de outro mundo, talvez ainda não tenha conhecido o ChatGPT, uma ferramenta de IA que pode ser integrada ao processo de vendas de várias formas.
Criamos um conteúdo completo e com exemplos práticos de como fazer isso, confira para começar a invocar o seu processo agora mesmo! Leia o artigo ChatGPT: como o novo fenômeno da tecnologia pode impactar as vendas
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