Já parou para pensar que a inteligência artificial na prospecção de clientes pode ser o que falta para que sua empresa gere mais oportunidades de vendas, com menos esforço?
Principais aprendizados deste artigo:
- Inteligência artificial é uma ciência da computação desenvolvida para fazer com que as máquinas sejam capazes de simular o pensamento humano e realizar atividades “inteligentes”.
- A IA em vendas contribui para a definição de padrões comportamentais para mapeamento da jornada do cliente.
- Da mesma maneira que a inteligência artificial para prospecção de clientes pode criar ICPs, ela também consegue ser usada para a segmentação de clientes por automação, isso graças ao mapeamento de padrões.
- É comum se esquecer de agendar e enviar mensagens de follow-up, e é nesse momento que entram a utilização de chatbots e inteligência artificial na prospecção de clientes. Saiba tudo sobre prospecção em: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados
- Você também pode potencializar sua prospecção com outros recursos tecnológicos, como ferramentas que realizam a geração de leads qualificados com dados essenciais completos para prospectar.
A inteligência comercial está cada vez mais presente na operação das empresas, e já é possível observar que esta tecnologia está sustentando organizações ao redor do mundo.
Isso porque existem vários níveis de inteligência artificial, que vão desde os mecanismos de recomendações dos streamings, até a produção de textos que reproduzem perfeitamente a comunicação humana, como o ChatGPT.
Desse modo, determinadas inteligências artificiais podem ser implementadas no processo de vendas para as atividades comerciais, promovendo uma verdadeira revolução nos seus dados.
Inclusive, segundo estudos, 74% das empresas que utilizam IA no processo comercial afirmam ter resultados significativos no volume de vendas!
Por isso, neste artigo, vamos falar especificamente sobre a inteligência artificial para prospecção de clientes e descobrir como ela pode ser utilizada para gerar clientes.
Fique conosco e acompanhe a leitura do artigo!
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial é uma ciência da computação desenvolvida para fazer com que as máquinas sejam capazes de simular o pensamento humano e realizar atividades “inteligentes”, como aprender, pensar, discutir, produzir e analisar dados a partir de lógicas específicas pré-determinadas. Dentro do conceito de inteligência artificial, encontramos mais tecnologias avançadas, como machine learning, big data, processo de linguagem natural e aprendizado profundo.
Não é incomum encontrar pessoas com muito receio da inteligência artificial. Um dos pensamentos mais recorrentes é “Será que as máquinas vão dominar o mundo?“.
Bom, não é possível ter uma resposta para isso. Mas, por enquanto, as IAs estão tornando a vida dos seres humanos mais fácil, e isso não dá para negar.
A inteligência artificial está amplamente presente em nossas vidas, e sem ela, muitas das tarefas que realizamos hoje seriam extremamente burocráticas, como resolver questões bancárias, comprar produtos e serviços de lojas distantes, acessar resultados de exames ou, simplesmente, ouvir uma música que gostamos.
Mas, e em vendas, como isso se reproduz? Vamos discutir isso no próximo tópico!
O impacto da inteligência artificial nas vendas
São muitas as formas de contribuição da inteligência artificial em vendas. Dentre as principais, podemos citar:
- armazenamento e coleta inteligente de dados;
- definição de padrões comportamentais para mapeamento da jornada do cliente;
- comparação da performance de diferentes campanhas de vendas;
- geração de relatórios e gráficos em tempo real;
- automação de atividades;
- recomendação de produtos baseados em aprendizado e análise de comportamento;
- mapeamento de tendências de mercado;
- recursos de autoatendimento (chatbots);
- algoritmos para direcionar os esforços de engajamento de clientes e nutrição de leads;
- proteção de dados.
Graças a essa inteligência em vendas, as empresas podem utilizar dados com mais eficiência, tornar as equipes comerciais mais produtivas por meio da automação de tarefas e análises aprofundadas sobre os clientes, personalizar a experiência do cliente e oferecer um atendimento ágil e encantador.
Como utilizar a inteligência artificial para prospecção de clientes?
Agora que você sabe mais sobre o conceito de inteligência artificial e como ela pode impactar as vendas em linhas gerais, conheça 4 exemplos de como utilizar a inteligência artificial para prospecção de clientes.
Definição do ICP
Como mencionamos anteriormente, o aprendizado de máquina (machine learning) faz parte da composição de uma inteligência artificial. Isso significa que a IA é capaz de identificar e compreender padrões, e com isso, tomar determinadas ações.
Nesse contexto, a inteligência artificial pode analisar os dados dos seus clientes mais lucrativos, localizar aspectos em comum e construir um ICP (perfil de cliente ideal) perfeito para guiar sua estratégia de prospecção sem erros.
Com isso, é possível gerar leads que tenham maior probabilidade de de fechar negócio e impactar significativamente sua receita.
Segmentação de clientes
Da mesma maneira que a inteligência artificial para prospecção de clientes pode criar ICPs, ela também consegue ser usada para segmentar clientes por automação, isso graças ao mapeamento de padrões.
Com isso, você poderá criar inúmeras listas altamente segmentadas para personalizar suas campanhas e direcioná-las aos clientes certos, elevando suas taxas de conversão.
Nutrição e qualificação de leads
O aprendizado profundo de uma grande quantidade de dados permite que a IA consiga realizar ações de nutrição e qualificação de leads.
Tenha em mente que o que dita as ações da inteligência artificial são os dados, o que torna seu trabalho ainda mais seguro e certeiro.
É por essa razão que as estratégias de nutrição e qualificação são muito beneficiadas pela IA.
A inteligência artificial coleta os dados dos leads, analisa as interações que possuem com a sua marca e dispara mensagens e conteúdos que sejam compatíveis com o seu momento de compra.
E quando este lead atingir certa maturidade, a inteligência artificial na prospecção de clientes pode transferi-lo para o time comercial automaticamente.
Além disso, você pode utilizar IAs como ChatGPT em vendas para criar inúmeros modelos de e-mails personalizados e roteiro de ligações para prospectar e qualificar seus leads.
Follow-up
A prospecção é um esforço em vão se não houver comprometimento com o follow-up.
Apesar disso, é comum se esquecer de agendar e enviar mensagens de follow-up, e é nesse momento que entram a utilização de chatbots e inteligência artificial na prospecção de clientes.
Os chatbots podem ser usados para acionar seus clientes quando estiverem na página do seu site, ou podem ser programados para enviar mensagens personalizadas em um determinado período de tempo.
Mas, para além dos chatbots, aplicativos de vendas como o app do Agendor apresentam uma funcionalidade de inteligência artificial que é capaz de entender suas ações e sugerir atividades para que você nunca se esqueça de agendar um próximo passo para suas negociações e seus follow-ups.
Estamos falando do Fluxo Inteligente de Atividades. Entenda como ele funciona:
Além dessas estratégias, você também pode potencializar sua prospecção com outros recursos tecnológicos, como ferramentas que realizam a geração de leads qualificados com dados essenciais completos para prospectar.
Essas informações incluem não apenas os dados básicos, mas também detalhes valiosos de decisores, como nome do contato, cargo, e-mail, perfil no LinkedIn, telefones e até informações da receita federal, tudo seguindo as diretrizes da LGPD.
Torne-se um especialista em prospecção!
A inteligência artificial pode levar sua estratégia de prospecção de clientes para o próximo nível, mas apenas se ela for construída de forma assertiva.
Afinal, a inteligência artificial não faz milagres, por enquanto.
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