As métricas de e-mail marketing são importantes ferramentas para a gestão dos negócios, uma vez que elas mostram o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado nessa estratégia de vendas. Por isso, precisam ser definidas e acompanhadas com frequência.
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma das métricas de e-mail marketing mais importantes é a de taxa de abertura, que calcula quantas pessoas abriram a mensagem após ela ser enviada.
- Outro indicador de desempenho muito utilizado é a taxa de abertura em dispositivo móvel, que serve para mostrar quantos e-mails foram visualizados por celulares ou tablets e podem indicar a qualidade da mensagem.
- Ainda é possível acompanhar os resultados do envio de e-mail marketing ao acompanhar a taxa de cliques, de conversão, de rejeição e até mesmo de retorno sobre o investimento.
- As métricas de e-mail marketing são ferramentas muito úteis na hora de elaborar um processo de vendas e suas etapas. Aprenda mais sobre isso neste e-book gratuito!
Até porque, sim, o e-mail ainda é uma importante ferramenta para as empresas, já que ajuda a desenvolver um relacionamento com os clientes e, consequentemente, promove o aumento das vendas.
Porém, não é só disparar mensagens em massa e sem nenhum tipo de preparo. Para aproveitar ao máximo o potencial dessa estratégia, é necessário monitorar os indicadores de desempenho.
Nesse sentido, os KPIs de e-mail marketing permitem entender como o público reage aos conteúdos enviados. Além do mais, os indicadores trazem mais assertividade para as acompanhas e a possibilidade de identificar falhas e oportunidades de melhora.
O uso de KPI de e-mail marketing vai te ajudar a entender melhor como o seu público reage aos conteúdos dos e-mails que você dispara. Por meio dos indicadores, é possível orientar suas campanhas com maior assertividade e identificar falhas e oportunidades de melhoria.
Quer aprender quais são as principais e como acompanhar as métricas de e-mail marketing? Então continue lendo e descubra quais são as 10 mais usadas e como utilizar cada uma!
Quais as principais métricas de e-mail marketing?
Há diferentes KPIs de e-mail marketing que você pode utilizar para analisar os resultados das suas campanhas e os 10 principais são:
- taxa de abertura de e-mail;
- taxa de abertura em dispositivo móvel;
- taxa de cliques;
- taxa de cliques por e-mail abertos;
- taxa de conversão;
- taxa de rejeição;
- taxa de cancelamento de inscrição;
- e-mails marcados como spam;
- taxa de encaminhamento;
- retorno sobre o investimento.
Veja o que cada uma delas significa e como fazer o acompanhamento destas métricas de e-mail marketing logo abaixo!
1. Taxa de abertura de e-mail
Iniciando a nossa lista de indicadores de e-mail marketing, temos o principal deles: a taxa de abertura.
Esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhá-lo é importante para saber se as mensagens despertaram o interesse dos leads.
Se esse indicador estiver muito baixo, talvez seja preciso melhorar os títulos dos e-mail e segmentar melhor o mailing.
>>>> Leia também: 6 exemplos de e-mail de vendas extremamente persuasivos
2. Taxa de abertura em dispositivo móvel
Os e-mails devem ser adaptados de modo que favoreçam a leitura por dispositivos móveis. Afinal, cada vez mais as pessoas usam celulares para visualizar suas mensagens importantes.
Sendo assim, se a sua taxa de abertura em smartphones ou tablets está muito baixa, isso pode ser um sinal de que os destinatários não têm uma boa experiência de leitura dos seus e-mails nesses dispositivos, e é preciso melhorar.
O motivo para isso pode ser desde o uso de parágrafos muito grandes até elementos que dificultam o carregamento. De qualquer forma, é crucial verificar o que pode ser feito para melhorar os resultados!
>>>> Leia mais: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito
3. Taxa de cliques
A taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR), é um KPI de e-mail marketing que mede a quantidade de destinatários que clicaram em algum link presente no e-mail enviado.
Os links podem ser para o site da sua empresa, para algum conteúdo do seu blog ou para algum produto específico. Em todo caso, o cálculo é feito considerando o total de e-mails enviados.
4. Taxa de cliques por e-mail abertos
O objetivo deste KPI de e-mail marketing (Click-To-Open Rate – CTOR) é bem parecido com o que citamos anteriormente. Porém, aqui a relação se dá entre os cliques nos links inseridos nos e-mails e o total de e-mails abertos.
Em outras palavras, quantas pessoas abriram a mensagem e clicaram nos links dela. Este KPI é muito importante para e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, onde ao clicar em um link o receptor do e-mail pode ser imediatamente direcionado para a página de venda!
5. Taxa de conversão
Já a taxa de conversão indica quantas pessoas executaram uma ação específica indicada no e-mail enviado.
Ou seja, esse KPI mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de leads que concluíram um call-to-action (CTA), como a compra de um produto no site do seu e-commerce.
Uma boa abordagem de vendas ajuda a aumentar a conversão de vendas. Veja algumas dicas:
6. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate, mostra quantos dos e-mails enviados não foram entregues aos destinatários.
Geralmente, isso acontece porque o endereço de e-mail foi desativado, escrito incorretamente ou a caixa de entrada do usuário está cheia. Problemas no servidor também podem fazer com que seus e-mails sejam rejeitados.
7. Taxa de cancelamento de inscrição
Este KPI indica quantos contatos da lista cancelaram a inscrição para receber seus e-mails. Acompanhar esse indicador possibilita saber o nível de interesse dos leads nos conteúdos que você envia.
Para calcular esse indicador, basta dividir a quantidade de descadastramentos pelo total de usuários cadastrados no início do período analisado. Em seguida, multiplique por 100 para ter o resultado percentual.
8. E-mails marcados como spam
É importante também acompanhar a quantidade de e-mails marcados como spam pelos usuários. Geralmente, isso acontece quando há disparos em massa ou quando a empresa não se identifica com clareza nos e-mails.
9. Taxa de encaminhamento
A taxa de encaminhamento mostra quantos dos e-mails enviados foram encaminhados pelos destinatários para outras pessoas. Acompanhar esse indicador permite saber que tipo de conteúdo costuma gerar essa ação, para investir mais nele.
>>>> Veja também: como vender por email — aprenda a ter foco no email marketing de vendas
10. Retorno sobre o Investimento
Para finalizar, existe o Retorno sobre o Investimento (ROI — Return on Investment, em inglês) é um KPI de e-mail marketing que mostra o quão rentável a sua campanha é.
Esse cálculo é feito a partir da relação entre o dinheiro investido nas ações de e-mail marketing e o dinheiro obtido das vendas motivadas por esses e-mails.
E aí, compreendeu quais são os 10 principais KPIs de e-mail marketing? Então implemente essas ferramentas à sua estratégia e obtenha melhores resultados ainda hoje!
Aliás, agora que você já conhece alguns indicadores de desempenho de e-mail marketing, que tal ver outras métricas igualmente importantes para a área comercial?
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