Quer otimizar o rendimento de sua equipe de trabalho de inside sales? Conheça os KPIs de vendas ideais
Quando sua empresa trabalha com inside sales, é importante ter ferramentas para acompanhar e analisar os resultados das ações executadas, com métricas de conversão adequadas.
Somente assim é possível conferir se as expectativas traçadas foram alcançadas ou não. Mas como definir quais são is KPIs de vendas ideias?
Por isso, preparamos uma lista com métricas de conversão, de valor médio de bendas e outras usadas para mensurar a eficiência do trabalho com inside sales.
Confira e garanta os melhores resultados para sua empresa.
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O 5 KPIs de vendas mais usados em inside sales
Escolher métricas de conversão e KPIs de vendas pode ser um desafio para qualquer gestor de inside sales. Conheça alguns deles, suas características e vantagens.
1- Taxa de conversão
Começamos por aquela que é tida como a métrica elementar para esse tipo de trabalho, o mais usado KPI de desempenho de vendedores.
Nele, é preciso considerar todo o funil de vendas, passando por etapas como a geração de leads e conversões.
Assim, é possível avaliar elementos como a eficácia da prospecção e a efetividade das táticas de vendas, de modo a conferir se os trabalhos estão sendo bem executados.
A taxa de conversão oferece uma visão completa do processo, permitindo uma análise mais ampla.
2- Valor médio de venda
Como saber o que cada um de seus vendedores consegue gerar de receita dentro de um período determinado? Quais KPIs de vendas usar neste caso?
Use a métrica do valor médio de venda. Pegue o número de vendas realizadas pelo profissional no período em questão e divida esse valor pela receita gerada por ele.
Assim, você tem acesso a números e pode estabelecer um perfil para os membros de sua equipe. Isso é útil para adaptar as pessoas de acordo com suas características.
Saiba mais: Quais métricas de vendas avaliam a saúde do seu funil de vendas?
3- Tempo de rampeamento de vendedores
Para criar metas realistas para as vendas, o chamado Ram-up é uma alternativa eficiente e um dos KPIs de vendas mais usados em inside sales.
Essa métrica permite que sua empresa avalie o tempo gasto pela equipe de vendas para atingir as metas estabelecidas, permitindo um melhor dimensionamento do ritmo de crescimento da equipe.
- Por exemplo: se sua empresa possui 10 vendedores e planeja aumentar as vendas em 20% em um período de seis meses, considerando que o tempo de rampeamento dos vendedores é de 4 meses, é possível concluir que em 2 meses sua empresa deverá ter mais dois vendedores contratados, para que em 6 meses possa entregar os resultados almejados no plano de negócios.
5- Taxa de conversão por lead gerado
Esta é uma métrica de estimativa, onde os meses passados são parâmetros para as equipes de vendas e marketing da empresa.
Assim, com os números dos meses anteriores, a empresa prevê a quantidade média de vendas possíveis de serem realizadas de acordo com o número de leads obtidos naquele mês.
Assim, se sua empresa tem nos 5 meses anteriores uma média de conversão de 40% dos leads gerados, então, no mês atual, se forem gerados 100 leads, 40 serão as conversões do mês.
Confira: 5 dicas para definir os indicadores de performance mais adequados
Número de vendas
Por fim, ter parâmetros para medir o valor bruto das vendas é dos KPIs de vendas, o mais elementar, porém tão importante quanto as outras.
Ainda que pareça algo evidente, ter recursos para avaliar os resultados individuais e coletivos, é algo que tem sido ignorado por muitas empresas.
Trabalhe com metas periódicas, oferecendo boas comissões para motivar suas equipes.
Ter uma equipe focada, trabalhando em busca de um objetivo comum é essencial para qualquer empresa.
Entretanto, avaliar o desempenho dessa equipe, seja ela de inside sales, seja de qualquer outro ramo de atividade, é algo essencial para o sucesso do empreendimento. E a definição adequada de KPIs de vendas é fundamental.
Faça seu negócio obter melhores resultados trabalhando com métricas. Certamente esse recurso fará toda a diferença.
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