Entender o que é e como fazer lead routing é fundamental para gerenciar os leads de forma assertiva e converter ainda mais oportunidades ao longo do funil de vendas e marketing.
Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- Lead routing é o processo de distribuição de leads automática para vendedores, seguindo critérios específicos para garantir uma distribuição estratégica.
- Os benefícios do lead routing são: otimização do processo de vendas, melhoria na velocidade do contato e maior personalização da abordagem de vendas.
- O lead routing geralmente ocorre de forma automatizada dentro do sistema de CRM, simplificando a gestão de leads. Saiba mais sobre como um CRM pode te ajudar a melhorar a produtividade em vendas: Como usar o Agendor para aumentar a sua eficiência em vendas.
- Existem diversos critérios pelos quais o lead routing pode ser realizado, incluindo: valor do negócio, localização geográfica, hierarquia da empresa, especialização, pontuação de lead (lead scoring), prioridade, disponibilidade e tipo de cliente.
- No Agendor, é possível distribuir leads manualmente ou por meio de planilhas de importação em massa. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e comece a aplicar o lead routing na prática!
Lead routing nada mais é do que distribuição de leads, o processo de roteamento de potenciais clientes que segue um conjunto de critérios e regras que visam direcioná-los para os vendedores mais adequados.
Em geral, o lead routing ocorre de forma automatizada dentro do sistema de CRM, trazendo diversos benefícios para o processo comercial, como: otimização da operação de vendas, melhoria na velocidade do contato e maior personalização da abordagem de vendas.
Para implementar um sistema de distribuição de leads como este, deve-se ter critérios claros e bem definidos para a qualificação e segmentação das oportunidades.
Que tal saber mais sobre o que é lead routing e entender como distribuir leads dentro do Agendor?
Continue a leitura do artigo para conferir!
O que é lead routing?
Lead routing é o processo de atribuição de leads para os vendedores de forma automática, que segue critérios específicos para garantir uma distribuição estratégica.
Este roteamento geralmente é feito seguindo regras geográficas, setor de atuação, potencial de fechamento da oportunidade e outros fatores.
O lead routing pode ser feito por meio de uma lista e distribuído por round-robin, o que significa que cada vendedor recebe leads de maneira equitativa.
No entanto, para modelos de negócio que trabalham com tipos de vendas diferentes, como vendas internas e vendas em campo, a abordagem no lead routing pode demandar uma personalização mais aprofundada e direcionamentos mais estratégicos.
Por exemplo, para vendas internas, em que as interações muitas vezes ocorrem por telefone, videoconferência ou online, o lead routing leva em consideração a especialização dos vendedores ao lidar com leads que preferem ou estão mais receptivos a esses canais de comunicação.
Já para vendas em campo, nas quais o contato direto é uma parte fundamental do processo, o roteamento pode considerar a proximidade geográfica do vendedor em relação ao lead.
Por sinal, o lead routing é um dos seis passos da gestão de leads. Conheça os demais:
Quais são os tipos de lead routing?
No geral, os leads podem ser roteados seguindo os seguintes critérios:
- valor do negócio: roteamento baseado no potencial de receita que a negociação representa para a empresa;
- local: considera a localização geográfica dos leads;
- hierarquia da empresa: esse tipo de roteamento é focado na estrutura hierárquica da empresa do lead;
- caso de uso ou especialização: envolve a atribuição de leads com base nas necessidades do potencial cliente ou nas áreas de especialização do vendedor;
- pontuação de lead: roteamento baseado no engajamento ou interesse do leads, seguindo os critérios da pontuação de leads estabelecida;
- prioridade: considera a urgência e prioridade percebida de um lead;
- disponibilidade: corresponde à disponibilidade dos vendedores para garantir respostas rápidas aos leads;
- tipo de cliente: neste tipo de roteamento, os leads são atribuídos com base no tipo específico de cliente que representam.
Qual a importância da distribuição de leads?
Existem várias razões pelas quais o lead routing é uma estratégia muito eficaz para as empresas, inclusive:
- mais velocidade para entrar em contato com os leads, ou seja, o tempo de primeiro contato é reduzido;
- otimização da operação de vendas, uma vez que este processo é, em sua maioria, automatizado;
- mais facilidade para personalizar as abordagens, pois os leds são direcionados seguindo critérios de preferência, histórico de interação e potencial de fechamento;
- estratégia flexível, pois pode se adaptar aos diferentes modelos de negócio.
Como fazer lead routing no CRM do Agendor?
Agora que você já sabe o que é lead routing e qual sua importância, entenda, na prática, como distribuir leads dentro do Agendor.
O processo pode ser executado manualmente ou por meio de importações em massa utilizando planilhas. Vamos conhecer ambas as práticas.
Distribuição manual de leads no Agendor
Para fazer o lead routing manualmente no Agendor, siga o passo a passo!
- Passo 1: Acesse a plataforma do Agendor e vá para a seção de “Empresas”, “Pessoas” ou “Negócios”, dependendo do termo utilizado no seu contexto.
- Passo 2: Selecione o lead que deseja distribuir e acesse suas informações detalhadas.
- Passo 3: Dentro da página de cadastro do lead, procure a opção “Usuário responsável”, onde você poderá editar quem é o vendedor responsável por este lead.
- Passo 4: Escolha o vendedor ou a equipe responsável pela interação com esse lead específico.
- Passo 5: Salve as alterações. O lead agora está atribuído ao vendedor escolhido e as próximas interações serão gerenciadas por ele.
Importação em massa por planilhas
O Agendor oferece uma maneira eficiente de realizar alterações em massa, incluindo a atribuição de leads para diferentes vendedores. Abaixo, apresentamos um passo a passo!
- Passo 1: Vá até a aba “Empresas” (ou “Pessoas” ou “Negócios”, dependendo da informação que deseja editar) no Agendor.
- Passo 2: Selecione a opção “Exportar”. Ao clicar neste botão, o Agendor gerará uma planilha Excel e enviará um link para baixá-la para o seu e-mail.
- Passo 3: Abra a planilha Excel recebida e localize a coluna “Usuário Responsável”. Troque o nome atual pelo do novo responsável.
- Passo 4: Salve a planilha atualizada com as alterações feitas.
- Passo 5: Retorne ao Agendor, vá para a aba “Empresas” e clique na opção “Importar”.
- Passo 6: Escolha o arquivo que foi editado corretamente e clique em “Enviar”.
- Passo 7: Na página seguinte, clique no botão “Próximo” para mapear os campos antes de importar.
Confira as atualizações e marque a caixa de texto conforme indicado. Em seguida, clique em “Realizar Importação”.
Pronto! As informações foram atualizadas em massa, economizando tempo e evitando alterações manuais.
Finalmente, você compreendeu como realizar o lead routing de forma eficiente no Agendor. E que tal aprimorar ainda mais sua gestão de leads?
Teste gratuitamente todas as funcionalidades avançadas do nosso CRM. Crie uma conta no Agendor e experimente agora mesmo!