A liderança adaptativa é um modelo que pode ser adotado em vários tipos de empresas e traz diversos benefícios, como o aumento do engajamento das equipes, retenção de talentos e melhora da comunicação interna.
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Principais aprendizados deste artigo:
- A liderança adaptativa é um modelo que se baseia na colaboração de todos da equipe e na busca por soluções inovadores que permitam que as empresas se adaptem às mudanças do mundo atual.
- Os princípios desse método são: justiça organizacional, caráter do líder, inteligência emocional e desenvolvimento constante.
- Como a liderança adaptativa usa dados para apoiar suas decisões, é vital acompanhar os KPIs de vendas certos para ter uma visão clara da performance da equipe e, assim, buscar melhorias.
- Um bom sistema de CRM também pode ajudar os líderes a terem acessos a dados importantes para a gestão da equipe e otimizar seus processos. Faça o seu cadastro e comece a usar o Agendor gratuitamente!
Resumidamente, esse é um modelo de liderança que se baseia na flexibilidade na busca por inovação e que aposta na integração da equipe no processo de tomada de decisões para encontrar as melhores soluções para cada problema enfrentado.
Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo, pois mostramos tudo o que você precisa saber sobre ele e ainda trouxemos 4 dicas de como implementar a liderança adaptativa no seu negócio!
O que é liderança adaptativa?
A liderança adaptativa é um modelo de liderança desenvolvido pelo professor da Universidade de Harvard Ronald Heifetz. Trata-se de uma forma de liderança que preza pela flexibilidade e o envolvimento das equipes na tomada de decisões. O objetivo é sempre buscar superar desafios e se adaptar às mudanças que acontecem na empresa e no mundo.
Nesse modelo, o líder não se acomoda, toma as decisões sozinho ou espera que um problema se solidifique para resolvê-lo.
Ele está sempre preparado para oferecer uma solução estratégica para qualquer questão quanto antes e, para isso, está aberto para ouvir as ideias e opiniões do seu time e analisar os dados que tiver disponível.
Portanto, podemos dizer que a teoria da liderança adaptativa é um modelo que se encaixa perfeitamente com a atualidade, já que estamos em uma época em que as mudanças acontecem em um ritmo alarmante e é preciso “ter jogo de cintura” para não ser deixado para trás.
>>>> Veja mais: conheça seu estilo para turbinar a liderança no trabalho
Quais as principais características da liderança adaptativa?
As principais características — ou princípios — da liderança adaptativa são:
- inteligência emocional;
- justiça organizacional;
- desenvolvimento;
- caráter.
A seguir, veja como cada uma dessas características se manifesta na liderança!
1. Inteligência emocional
Um dos princípios da teoria da liderança adaptativa é a inteligência emocional. Essa característica diz que os líderes devem ser capazes de compreender não apenas as próprias emoções, mas também as daqueles a sua volta.
Esse traço é o que permite criar laços de confiança com a sua equipe. Assim, quando ele precisar tomar uma decisão arriscada, sabe a quem delegar cada tarefa — pois conhece seus pontos fortes e fracos — e ainda tem a fé dos demais membros da empresa.
Além disso, a inteligência emocional possibilita lidar com qualquer problema envolvendo os colaboradores, como brigas.
2. Justiça organizacional
O segundo princípio da liderança adaptativa é a justiça organizacional. Isso envolve não apenas honestidade para passar todas as informações necessárias, mas também a capacidade de criar um ambiente aberto a opiniões.
Nesse caso, o líder que segue esse modelo de liderança precisa ser capaz de ouvir as ideias de outras e, se necessário, implementar uma solução baseada nelas.
3. Desenvolvimento
Um líder não pode ficar parado no tempo. Pelo contrário, ele precisa estar sempre desenvolvendo novas habilidades, até para conseguir se adaptar rapidamente a qualquer motivo.
Por isso, a liderança adaptativa diz que o líder deve estar sempre estudando e ainda incentivando que sua equipe siga pelo mesmo caminho. Só assim é possível criar um ambiente inovador.
4. Caráter
Por último, o líder adaptativo tem um bom caráter. Isso significa que ele deve sempre agir com decência, admitir quando está errado e sempre procurar atender os interesses da empresa e dos colaboradores.
Assim, ele consegue ganhar a confiança dos seus colegas e líderes, tendo mais liberdade para tomar as decisões necessárias para o crescimento do negócio.
>>>> Não deixe de ler: qual o perfil de liderança de sucesso? Conheça 9 tipos!
Quais os benefícios da liderança adaptativa para as empresas?
Adotar o estilo de liderança adaptativa pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Os principais são:
- capacidade de pensar em soluções inovadoras para os problemas;
- aumento do engajamento das equipes;
- mais agilidade na tomada de decisões;
- melhora da comunicação interna;
- retenção de talentos;
- flexibilidade nas regras.
Todas essas vantagens podem ajudar as empresas a crescerem e os profissionais a ficarem mais satisfeitos. Porém, precisamos destacar que isso também pode intimidar pessoas acostumadas a um estilo de liderança mais rígido.
Entretanto, isso não significa que você não pode adotar a liderança adaptativa. Apenas que é preciso promover uma mudança na cultura organizacional, para que sua equipe fique mais aberta a abraçar mudanças e pensar de maneira inovadora.
Como adotar a teoria da liderança adaptativa no seu negócio?
Agora que você já sabe o que é liderança adaptativa e os benefícios dessa prática, ficou com vontade de adotá-la na gestão do seu negócio? Então, veio ao lugar certo, pois trouxemos 4 dicas a seguir.
Não deixe de conferir e conferir e colocá-las em prática!
1. Seja proativo
Não espere alguém chegar falando que é preciso fazer uma adaptação. Em vez disso, fique atento a sua empresa e proponha, por conta própria, caminhos diferentes para seguir. Lembre-se: um bom líder sabe quando agir e se antecipa às necessidades.
>>>> Veja como: iniciativa no trabalho — tudo o que você precisa saber sobre essa importante característica profissional
2. Estabeleça uma boa comunicação
A comunicação é a alma da liderança adaptativa. Por isso, é vital saber passar as informações para o seu time de maneira clara e se manter aberto para responder a dúvidas e ouvir opiniões contrárias.
3. Incentive a colaboração
Como falamos, a liderança adaptativa foca na participação de toda a equipe no processo de decisões. Porém, de início, nem todos os colaboradores podem ficar confortáveis em expor suas ideias e opiniões.
Logo, é papel do líder criar um ambiente acolhedor, no qual as pessoas se sintam livres para falar.
4. Tome decisões baseadas em dados
A quarta e última dica é não tomar decisões precipitadas. Pelo contrário, mesmo que elas possam parecer drásticas, é crucial que sejam baseadas em dados. Assim, você garante que qualquer decisão tomada seja mais assertiva e adequada ao momento.
Se você comanda um time de vendas, por exemplo, nós indicamos adotar um bom software de CRM, como o Agendor. Com ele, você tem acesso a relatórios completos sobre o setor comercial, para que qualquer decisão que tomar seja baseada na realidade. E o melhor de tudo é que você não precisa pagar nada para começar a usar o Agendor. Basta fazer sua inscrição e começar um teste grátis!