A liderança estratégica é um modelo de gestão de equipes que pode levar a empresa a obter resultados realmente impressionantes, para além dos números.
Isso porque um líder estratégico tem uma visão que ultrapassa o plano de ação e as metas definidas. Ele sabe, como ninguém, fazer seu time estar muito bem alinhado com o planejamento estratégico da organização, atuando em alta performance.
Liderança e estratégia são dois aspectos fundamentais para levar uma empresa ao sucesso. Nesse sentido, combinar esses dois elementos parece proporcionar maior vantagem competitiva, não é mesmo?
E, de fato, é!
Por essa razão, neste artigo, você será apresentado ao conceito de liderança estratégica, qual a sua diferença em relação à liderança tradicional, como aplicar este modelo na sua empresa.
Assim, perceberá como a liderança estratégica pode orquestrar as partes da sua empresa, promovendo um verdadeiro espetáculo. Continue a leitura!
O que é a liderança estratégica e qual a sua diferença para a liderança tradicional?
A liderança estratégica é um modelo de gestão visionário focado no crescimento da empresa e dos colaboradores, combinando gestão de talentos com gestão estratégica para melhor atingimento dos resultados. A liderança tradicional, por outro lado, é centralizadora, focada em tarefas e não em resultados.
Características da liderança tradicional
Todos nós já tivemos um líder tradicional. Ele é mais engessado, guiado pela execução das atividades e pode se tornar um líder autocrático.
Essa gestão é focada nos processos, e não na entrega dos resultados. Não há espaços para inovações, e nem para o desenvolvimento da equipe.
Esses gestores são conservadores e apresentam certo receio em tornar sua equipe mais independente, deixando todos os processos decisórios centralizados em si. Como efeito, acabam microgerenciando e inibindo a criatividade e produtividade dos liderados.
Leia também: Micromanagement: a atenção aos pequenos detalhes que gera grandes problemas
Características da liderança estratégica
Na liderança estratégica, o gestor visa o crescimento da empresa, e de cada membro do seu time. O processo importa, mas o líder estratégico considera inovações para conquistar resultados de melhor qualidade.
Isso permite que os líderes estratégicos estejam sempre antenados sobre o ambiente externo e sobre as atuais metodologias, elevando a vantagem competitiva da empresa.
Além disso, um dos focos principais da liderança estratégica é a capacitação e o desenvolvimento de equipe. Neste modelo, os gestores têm a consciência de que é necessário formar novos líderes.
Por esse motivo, a liderança estratégica prevê que a participação de toda a equipe para as tomadas de decisão deve ser considerada. Esse fator possibilita uma sensação essencial para a alta performance de um time: o pertencimento.
Autonomia e independência também são duas características das equipes que fazem parte de uma liderança estratégica. Para os gestores, esses pontos são vitais para tornar os colaboradores mais qualificados.
E como controlam isso? Por meio de treinamentos e feedbacks!
O foco também deve ser direcionado às pessoas, afinal, são elas que viabilizam os resultados. O investimento mais importante é o capital humano.
Nesse contexto, o acompanhamento e reconhecimento das atividades realizadas pelos colaboradores é constante. Essa aproximação permite que haja mais profundidade na relação entre líder e liderado, proporcionando maior segurança psicológica para o time, e tornando o clima organizacional mais agradável.
Em segundo lugar, estão os recursos tecnológicos que otimizam as tarefas manuais para promover maior produtividade. Com isso, os membros do time também poderão se dedicar a atividades mais estratégicas.
Como ser um líder estratégico?
Ao contrário do que se imagina, esse modelo pode ser aplicado com facilidade. Quer entender como? Então acompanhe estas dicas que desenvolvemos para saber como aplicar a liderança estratégica na sua empresa:
1. Tenha claro o planejamento estratégico da organização
Em uma liderança estratégica de vendas, por exemplo, as metas não são o suficiente. Lembre-se do que falamos anteriormente: os líderes estratégicos visam o crescimento da empresa e dos colaboradores.
Na prática, isso significa que o planejamento estratégico da empresa deve ser levado em consideração a todo momento.
Então, para dar seus primeiros passos na liderança estratégica, analise como a operação seu time vai oportunizar o crescimento da empresa.
Confira também: Como alinhar metas de vendas da empresa com os objetivos pessoais dos vendedores?
2. Atue de forma integrada
Estratégia é o espírito da gestão. Assim sendo, a liderança estratégica acredita que, quando está alinhada a outros departamentos, pode gerar resultados ainda mais impressionantes.
Um exemplo é o alinhamento de marketing e vendas. Essa tática permite a criação de campanhas mais assertivas, e líderes mais qualificados para os vendedores.
Portanto, o líder estratégico não se incomoda em buscar parcerias dentro da própria organização para otimizar resultados. Age como um verdadeiro empreendedor da sua área.
3. Mensure os resultados
A liderança estratégica é guiada por resultados, já que eles expõem o real desenvolvimento de uma empresa.
Para ter clareza sobre essa questão, é imprescindível dedicar-se a analisar indicadores. Além disso, os líderes estratégicos devem:
- escolher um modelo de acompanhamento de resultados;
- definir objetivos e metas;
- identificar as ferramentas de gestão adequadas;
- monitorar resultados.
Assim, poderão entender como se dá o desenvolvimento da gestão e fazer uma manobra para mudar a direção deste navio, com seus tripulantes.
Este artigo também pode ser interessante para você: Gestão por resultados: saiba como adotar essa estratégia na sua empresa!
4. Invista em treinamentos para sua equipe
A capacitação da equipe é um dos pilares da liderança estratégica. Com os treinamentos, é possível desenvolver os colaboradores e torná-los mais qualificados.
Este é o principal caminho para a alta performance das equipes: treinar e aplicar conhecimento.
Treinamentos mais robustos são sempre bem-vindos, mas eles não representam a única maneira de fortalecer as habilidades e competências do seu time. Atualmente, o acesso à informação está mais democrático. Isso significa que podemos encontrar materiais muito relevantes para compartilhar com os colaboradores.
Ebooks, vídeos, artigos, newsletters, infográficos, palestras ou cursos onlines. Tudo isso está à disposição para agregar valor e conhecimento aos profissionais da sua área.
Contudo, acompanhá-los é crucial. Você precisa entender se estão conseguindo absorver o necessário para o atingimento dos objetivos e, ao mesmo tempo, reconhecer quando a atuação deles está sendo satisfatória.
5. Abrace a tecnologia
As plataformas de gestão chegaram com tudo no mercado por serem determinantes no dia a dia dos líderes e das equipes.
A automação de tarefas e geração de relatórios otimiza as tarefas manuais e burocráticas e permitem que os times sejam direcionados a atividades mais estratégicas.
Em uma liderança estratégica de vendas, por exemplo, a implementação de um sistema de CRM é primordial. Isso porque essa ferramenta proporciona:
- maior agilidade frente às negociações;
- times mais independentes;
- alta performance comercial;
- conhecimento mais aprofundado sobre seu cliente;
- melhor estruturação do processo de venda;
- receita previsível;
- menos trabalho para fechar vendas;
- mensuração de resultados em tempo real.
Observe tudo isso na prática, utilizando o sistema de CRM do Agendor:
Ficou interessado? Teste o Agendor gratuitamente, sem compromisso. Basta clicar aqui!
Continue aprendendo mais sobre Gestão de Equipes. Baixe o nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes!