Liderança no trabalho é influenciar as pessoas para que se sintam motivadas a atingir resultados.
Muito se fala em liderança no trabalho e como um líder deve agir para atingir os melhores resultados com suas equipes. Mas o que muitos se esquecem é que existem tipos de liderança que são inatos a cada pessoa.
Sim, é claro que você pode adaptar e tentar potencializar suas forças e diminuir as fraquezas de seu estilo. No entanto, se seu estilo de líder no trabalho for o ideal para o ambiente de sua empresa, talvez a melhor alternativa seja incrementar ainda mais essas características.
Para ajudar você a entender melhor como funcionam cada uma dessas lideranças no trabalho, detalhamos uma lista com os 4 estilos de liderança para você visualizar as vantagens e desvantagens de cada um.
O que você vai conferir:
O que é liderança no trabalho?
Liderança é uma habilidade de motivar outras pessoas a alcançarem algo positivo. Quando falando desse conceito no trabalho, o líder tem a missão de inspirar os colaboradores a alcançarem novos resultados e baterem metas.
É exatamente neste sentido que a liderança no trabalho se diferencia do chefe. Isso porque estamos acostumados à ideia do chefe que apenas manda e faz cobranças, mas que por vezes não entrega a motivação necessária para que as atividades sejam realizadas com excelência.
Mas é claro que um líder também pode ser o chefe – o ponto é que nem todos possuem essa habilidade. E, muito além da motivação, é também dar as ferramentas certas para que os funcionários alcancem esses resultados tão esperados.
Este conteúdo pode te ajudar a pensar um pouco mais sobre isso: Como motivar funcionários de forma rápida, prática e eficaz
Qual a importância da liderança no trabalho?
A liderança no trabalho é o que define os resultados que serão alcançados. Isso porque, como falamos, o líder direciona e conduz a equipe com o objetivo de chegar aos mesmos resultados.
Sendo assim, diferente de muitos chefes, o bom líder pensa na coletividade, caminhando junto com a equipe para bater as metas. Independentemente do tipo de liderança, se preocupa em desenvolver as habilidades do time, para que cada colaborador consiga dar o seu melhor.
Por conta disso, se torna imprescindível ter um líder para ter uma boa gestão de equipe. Assim, é possível entender as necessidades da equipe, saber se falta algo no ambiente de trabalho e até mesmo dar as ferramentas ideais para que eles se destaquem em seu próprio trabalho.
Com descobrir seu estilo de liderança no trabalho?
Existe uma metodologia de questionários que você pode encontrar nos sites abaixo e aplicar em si mesmo para descobrir qual é o seu jeito de liderar. Os nomes dos estilos variam e, em alguns deles, são ampliados e mais detalhados. Mas nossa lista de 4 estilos é a ideal para você entender cada um deles.
Confira os sites com testes de estilos de personalidade:
Agora, vamos conhecer os estilos de liderança!
Quais são os estilos de liderança no trabalho? 4 tipos
Confira cada um deles e suas características.
1. Líder Analítico
Palavra de ordem deste estilo: defesa.
Por ser extremamente perfeccionista, muitos o enxergam como receoso de cometer algum erro e, por isso, se protege de qualquer possibilidade de falha, analisando tudo até os últimos detalhes. Sempre organizado, costuma se relacionar de uma maneira bastante formal.
Tem a característica de objetividade e foco no trabalho, mas nem sempre consegue impor seu estilo, preferindo fazer questionamentos e ser cauteloso, usando a lógica como arma de defesa. São muito técnicos e controlados emocionalmente.
Resumo das características do líder analítico:
- Valores: coerência, verdade e tradicionalismo.
- Estereótipo: frio e matemático.
- Como tenta influir: por meio de números, dados, fatos e lógica.
- Como se expressa: normas, diretrizes e regras.
- Não valoriza: emotividade e opiniões sem base nos fatos.
- Argumentação: longa e bem encadeada, baseada em fatos e dados.
- O que o motiva: certeza e segurança.
- Forças: racionalidade, preparação e capacidade de argumentação.
- Fraquezas: indeciso.
- Melhor desempenho: questões e desafios claros e objetivos em que há histórico da solução a ser empregada.
- Desempenho falho: ao ter que usar soluções criativas e inovadoras.
2. Líder Pragmático
Palavra de ordem deste estilo: razão.
O tipo de liderança do líder pragmático atua de forma controlada, sempre buscando a eficiência. Seu objetivo é convencer a todos por meio da assertividade do que faz, focado nas tarefas e no trabalho.
Por usar sempre a razão como base de seus argumentos, tem a tendência de exercer a liderança no trabalho mesclando seu poder hierárquico com uma certa persuasão emocional. São bons líderes para se atingir metas.
Resumo das características do líder pragmático:
- Valores: resultado, objetividade e eficiência.
- Estereótipo: competitivo e inteligente.
- Como tenta influir: por meio de recompensas e punições, usa seu poder hierárquico e negocia com base nisso.
- Como se expressa: com muita objetividade e visando os resultados.
- Não valoriza: emocionalismo e discussões teóricas.
- Argumentação: recompensas ou punições futuras.
- O que o motiva: novos desafios.
- Forças: negociação e poder de persuasão.
- Fraquezas: ignora diferenças pessoais com extrema rapidez.
- Melhor desempenho: quando sua autoridade e poder de decisão como líder no trabalho são garantidos.
- Desempenho falho: ao ter que assumir objetivos que não garantem resultados objetivos.
Como será que seus funcionários enxergam sua liderança? Confira nesta postagem: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?
3. Líder Expressivo
Palavra de ordem deste estilo: ataque.
Quem exerce a liderança no trabalho de forma expressiva tem sempre a emoção ao seu lado. Muito empolgados em serem eficazes em suas ideias inovadoras, se esforçam para contagiar a todos com elas.
Valorizam muito as relações com as pessoas e se aproveitam de sua facilidade de expressão e ligação com os outros, em conjunto com seu poder de decisão, para influenciar o comportamento das pessoas. Tem um perfil muito intuitivo e impulsivo.
Resumo das características do líder expressivo:
- Valores: inovação, transformação e mudança.
- Estereótipo: visionário e impulsivo.
- Como tenta influir: inspirando seus liderados no trabalho por meio de visões de um futuro melhor para todos.
- Como se expressa: construindo metáforas, apelando para as emoções e criando cenários de sonho comum.
- Não valoriza: informações frias, dados analíticos e racionalismo.
- Argumentação: ideias criativas e envolventes, além de muita intuição.
- O que o motiva: o aplauso!
- Forças: inovação, criatividade e busca por novos caminhos.
- Fraquezas: concretizar seus planos, perder o foco com facilidade.
- Melhor desempenho: quando é necessário unir a todos por uma causa maior, um objetivo comum.
- Desempenho falho: acompanhamento de resultados e andamento das ações, tudo que for rotineiro.
4. Líder Integrador
Palavra de ordem deste estilo: emoção.
Líderes integradores não vão direto ao ponto, sendo muito emocionais e questionadores, evitando a assertividade em prol de uma aproximação pessoal com os liderados.
Capazes de usar a intuição com maestria, tratam a todos de maneira extremamente amigável. Seu forte é apoiar as pessoas no cumprimento de suas tarefas, combinando cautela com muita expressividade.
Resumo das características do líder integrador:
- Valores: relacionamento com as pessoas, entendimento e consonância geral.
- Estereótipo: flexível, cordial, fraterno e apoiador.
- Como tenta influir: unindo as pessoas, ouvindo a todos e buscando harmonia.
- Como se expressa: colocando-se no lugar do outro, estabelecendo empatia e procurando apoiar.
- Não valoriza: falta de expressão emocional, relacionamentos frios.
- Argumentação: está preparado para entender diferentes tipos de pessoas e se relacionar bem com todas.
- O que o motiva: ser aceito pelo grupo socialmente.
- Forças: consegue estabelecer relações duradouras de comprometimento e confiança ao liderar o trabalho na empresa.
- Fraquezas: dificuldade em dizer não, transparece em certos momentos que não tem opinião própria.
- Melhor desempenho: quando é preciso de uma forte liderança no trabalho com envolvimento e compromisso de todos, principalmente quando envolve colaboração intensa entre os membros da equipe.
- Desempenho falho: quando é preciso agir com rapidez para apresentar as soluções e quando sua equipe não valoriza relacionamentos.
Afinal, qual o melhor tipo de liderança?
É muito importante entender que não existe um estilo de liderança ideal, cada um deles apresenta pontos fortes e pontos fracos que podem ser trabalhados e adaptados para diversas situações e equipes.
Além disso, devemos pensar que a liderança deve ser uma adaptação do estilo e comportamento que você já possui. Ou seja, por que se esforçar para se encaixar em um padrão de liderança pragmático, por exemplo, se você já é um líder expressivo?
Outro ponto relevante é que não devemos pensar nos tipos de liderança como algo fechado. Você pode ter características de vários estilos e, ainda assim, ser um bom líder.
O importante é conhecer bem os seus colaboradores para oferecer a eles a liderança que precisam. E, talvez, mais do que pensar o que é liderança no trabalho, encontrar ferramentas que ajudem a colocar isso em prática.
Então, além de falar sobre a importância da liderança no trabalho e de motivar a sua equipe, não poderíamos deixar de lado este bônus inovador: o Funil dos Sonhos.
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Além disso, quanto mais você souber sobre liderança no ambiente de trabalho, melhor! Confira: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer