Existe um líder muito famoso, que conseguiu influenciar grande parcela da população mundial por mais de dois mil anos aplicando a liderança servidora.

Sabe de quem estou falando?

Dele mesmo: Jesus Cristo! Quer um exemplo de liderança mais bem sucedida do que essa?

Como será que Jesus Cristo conseguiu conquistar tantos aliados e seguidores até hoje? Com certeza não foi por uma liderança autocrática, não é mesmo? Temos alguns exemplos de gestores autoritários na história também, mas como sabemos, as consequências desse tipo de liderança são mais complicadas, e não duram por muito tempo. 

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Quando pensamos na figura de Jesus Cristo, sabemos que se trata de uma pessoa misericordiosa, empática, humilde e acolhedora, não é mesmo? Essas são algumas das características de um líder servidor.

Aplicada da maneira certa, uma liderança servidora pode trazer resultados incríveis para uma empresa. E o profissional servidor, com certeza, deixará seu legado por onde passar.

Será que esse estilo de liderança é adequado para seu modelo de negócio?

Para saber, continue a leitura sobre o que é liderança servidora e quais suas vantagens e desvantagens.

O que é liderança servidora?

O termo liderança servidora surgiu há algumas décadas. 

Em 1970, Robert K. Greenleaf utilizou o termo pela primeira vez no ensaio “The Servant as Leader”. Na obra, Greenleaf propõe a gestão com foco nas necessidades dos colaboradores como uma nova forma de liderança, onde os gestores deixam de priorizar resultados, e dão preferência à satisfação profissional do seu time. 

Essa é a principal diferença desse estilo de liderança em relação aos outros: o foco aqui são as pessoas. O resultados serão consequência disso.

Como?

O líder servidor acredita que, ao se concentrar nas necessidades e na capacitação do seu time, seus membros se tornam mais qualificados, motivados, engajados e produtivos. Além disso, a liderança e os liderados estabelecem uma relação de confiança, apreço e inspiração. Uma verdadeira gestão humanizada.

Isso se dá de várias maneiras. Atender às demandas de cada liderado pode significar investir em treinamentos para a equipe, fazer reuniões frequentes de feedbacks, traçar planos de carreira personalizados para cada membro, entender suas dificuldades e anseios e oferecer direcionamento profissional e pessoal. 

Talvez, a liderança servidora seja a mais difícil de ser desenvolvida pelos gestores. Afinal, ela é baseada em virtudes. Como cada um de nós tem bagagens e histórias de vida distintas e talvez, se tornar um líder servidor, seja mais natural para uns, e mais desafiador para outros.

Veja algumas características de uma liderança servidora:

  • empatia, para compreender as dificuldades de cada pessoa do time;
  • paciência, para lidar com situações inesperadas e indesejadas;
  • humildade, para aceitar que todos do time, incluindo o gestor, são igualmente capazes;
  • preocupação genuína com o bem-estar da equipe;
  • integridade; para não faltar com compromisso com seus liderados;
  • o gestor é encorajador e motiva o potencial de cada membro do time.

Agora que você conhece os aspectos de uma liderança servidora, veja quais são suas vantagens, quando aplicada da maneira correta.

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Quais são as vantagens da liderança servidora?

As empresas que prestam mais atenção em pautas como saúde mental, produtividade e gestão humanizada, têm aplicado a liderança servidora justamente por integrar esses 3 pilares.

Essa integração gera resultados incríveis tanto para as empresas, quanto para os profissionais. Veja:

Aumenta a produtividade e os resultados da equipe

O líder servidor tem sensibilidade suficiente para entender as dificuldades e os pontos fortes de cada membro do seu time. Com isso, ele pode direcionar os esforços de maneira mais assertiva, tornando o trabalho da equipe mais eficiente.

Percebendo que a liderança se importa em evidenciar seu potencial, a equipe se sente grata e se torna mais produtiva, motivada e engajada.

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Promove a qualidade de vida no trabalho

Um ponto crucial da liderança servidora é o relacionamento com a sua equipe. Ele não precisa ser íntimo. Mas deve, essencialmente, ser saudável e agradável, baseado no respeito e empatia.

Dessa forma, os liderados se sentem confortáveis em se expressar, apresentando seus anseios, medos, alegrias e vitórias. Assim, não precisam reter sentimentos e desenvolvem mais qualidade de vida no trabalho, evitando ansiedade e frustrações. 

Estimula a cultura de aprendizagem

A liderança servidora se preocupa em oferecer práticas e ações voltadas para o desenvolvimento e capacitação dos seus colaboradores, promovendo sua evolução profissional e pessoal.

Assim, os liderados se sentem mais motivados a continuar crescendo e a participar mais ativamente da empresa.

Essa vantagem traz também mais eficiência nas atividades, produtividade e lucro para a organização. 

Melhora a relação com clientes e fornecedores 

Já ouviu a frase “gentileza gera gentileza”?

A liderança servidora tem essa essência! 

Imagine um vendedor, logo de manhã, sendo cobrado por vendas e mais vendas por um gestor arrogante e autoritário. Como será a energia dele para falar com os clientes e fechar mais negociações? Não tende a ser boa, não é mesmo?

Agora, imagine o contrário. Um vendedor que é recebido pelo seu gestor de maneira gentil e amigável, que se propõe a ajudá-lo a fechar mais vendas, com certeza começará o dia de outra forma e isso se estenderá aos seus clientes, promovendo também mais valor à imagem da sua empresa.

Proporciona um clima organizacional mais agradável

Um ambiente construído a partir do respeito, empatia e gentileza não tem como ser maçante.

Além de melhorar o clima organizacional e preservar a saúde mental dos colaboradores, é possível desenvolver uma cultura diferenciada que também prospera o valor de uma marca.

Fomenta o alto nível de satisfação dos colaboradores

Conviver em um espaço acolhedor e desafiador ao mesmo tempo é muito importante para o bem-estar e desenvolvimento profissional de uma equipe. Isso gera valor e propósito na perspectiva dos funcionários e, consequentemente, os torna mais satisfeitos, reduzindo também o índice de turnover.

Por mais que um profissional não permaneça na mesma empresa para sempre, ele carregará consigo uma experiência diferenciada e, com certeza, fará o possível para promovê-la em outros ambientes. 

Quais são as desvantagens da liderança servidora?

Assim como outros estilos de gestão, a liderança servidora também tem suas ressalvas.

Agora que você entende mais sobre liderança servidora, saberá se ela se adequa ou não a seu modelo de negócio. 

Essa já é uma das desvantagens da liderança servidora: não são todas as empresas que desempenham bem sob uma gestão como essa.

Muitas pessoas se enganam e acreditam que a liderança servidora é permissiva demais. No entanto, servir não significa isentar seus colaboradores de feedbacks construtivos e correções. Por isso, é importante não confundir as coisas e deixar de chamar sua atenção quando necessário.

Se isso acontecer, por não serem cobrados por resultados, os liderados podem parar de se esforçar para atingir suas metas e estagnar. Portanto, não se deve errar na dosagem da serventia. 

Veja também: os 6 tipos de equipes de trabalho

Liderança servidora em vendas: exemplos práticos

Se você é um gestor de vendas, saiba que a aplicação de uma liderança servidora pode ser aquilo que faltava para que seu time alcance resultados incríveis!

Veja algumas maneiras de implementar a liderança servidora em sua gestão comercial:

A “quebra” de hierarquias

Na área comercial, muitas vezes há um sentimento de superioridade da liderança sobre os liderados. Isso pode burocratizar demais as relações e tornar a dinâmica de trabalho um pouco desagradável. 

Além disso, muitos líderes acham que “sabem tudo” e não permitem feedbacks e outros pontos de vista dos membros do seu time. 

Portanto, um líder servidor se coloca à disposição para aprender com seu time. Será que as abordagens estão sendo assertivas? As cadências de contato fazem sentido? Os processos estão estruturados de maneira clara? 

Dessa forma, a equipe se torna mais participativa e promove melhorias na área e, consequentemente, nas vendas!

O líder servidor cura seus vendedores

Em uma liderança servidora, o gestor ajuda a curar alguns medos dos profissionais. Se um vendedor tem receio em lidar com negociações de alto valor, o líder servidor busca entender com ele, de onde surgiu esse medo e, em conjunto, procuram uma resolução.

Isso fomenta a cura e a criação de novas habilidades dos seus vendedores, o que potencializará o poder de negociação do time.

Veja também: Como treinar uma equipe de vendas? Veja como capacitar o comercial da sua empresa

Criação de propósitos

O líder servidor compreende as metas pessoais dos seus vendedores e faz o possível para alinhá-las com os objetivos da área. Deste modo, o vendedor enxerga propósito em suas atividades e se sente mais motivado a alcançar seus sonhos.

Aliás, quando falamos de metas pessoais alinhadas com os objetivos da empresa, recomendamos o Funil dos Sonhos, uma plataforma desenvolvida pelo Agendor para engajamento de vendedores.

Veja mais como a ferramenta funciona:

Portanto, uma boa maneira de começar a ser um líder servidor na sua gestão comercial, é implementar o Funil dos Sonhos no seu time. Para isso, crie uma conta gratuita agora mesmo e ajude seus vendedores a conquistarem seus sonhos! 

E, para entender melhor a metodologia por trás da ferramenta, assista ao webinar Funil dos Sonhos na Prática