Existe um líder muito famoso, que conseguiu influenciar grande parcela da população mundial por mais de dois mil anos aplicando a liderança servidora.
Sabe de quem estou falando?
Dele mesmo: Jesus Cristo! Quer um exemplo de liderança mais bem sucedida do que essa?
Como será que Jesus Cristo conseguiu conquistar tantos aliados e seguidores até hoje? Com certeza não foi por uma liderança autocrática, não é mesmo? Temos alguns exemplos de gestores autoritários na história também, mas como sabemos, as consequências desse tipo de liderança são mais complicadas, e não duram por muito tempo.
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Quando pensamos na figura de Jesus Cristo, sabemos que se trata de uma pessoa misericordiosa, empática, humilde e acolhedora, não é mesmo? Essas são algumas das características de um líder servidor.
Aplicada da maneira certa, uma liderança servidora pode trazer resultados incríveis para uma empresa. E o profissional servidor, com certeza, deixará seu legado por onde passar.
Será que esse estilo de liderança é adequado para seu modelo de negócio?
Para saber, continue a leitura sobre o que é liderança servidora e quais suas vantagens e desvantagens.
O que é liderança servidora?
O termo liderança servidora surgiu há algumas décadas.
Em 1970, Robert K. Greenleaf utilizou o termo pela primeira vez no ensaio “The Servant as Leader”. Na obra, Greenleaf propõe a gestão com foco nas necessidades dos colaboradores como uma nova forma de liderança, onde os gestores deixam de priorizar resultados, e dão preferência à satisfação profissional do seu time.
Essa é a principal diferença desse estilo de liderança em relação aos outros: o foco aqui são as pessoas. O resultados serão consequência disso.
Como?
O líder servidor acredita que, ao se concentrar nas necessidades e na capacitação do seu time, seus membros se tornam mais qualificados, motivados, engajados e produtivos. Além disso, a liderança e os liderados estabelecem uma relação de confiança, apreço e inspiração. Uma verdadeira gestão humanizada.
Isso se dá de várias maneiras. Atender às demandas de cada liderado pode significar investir em treinamentos para a equipe, fazer reuniões frequentes de feedbacks, traçar planos de carreira personalizados para cada membro, entender suas dificuldades e anseios e oferecer direcionamento profissional e pessoal.
Talvez, a liderança servidora seja a mais difícil de ser desenvolvida pelos gestores. Afinal, ela é baseada em virtudes. Como cada um de nós tem bagagens e histórias de vida distintas e talvez, se tornar um líder servidor, seja mais natural para uns, e mais desafiador para outros.
Veja algumas características de uma liderança servidora:
- empatia, para compreender as dificuldades de cada pessoa do time;
- paciência, para lidar com situações inesperadas e indesejadas;
- humildade, para aceitar que todos do time, incluindo o gestor, são igualmente capazes;
- preocupação genuína com o bem-estar da equipe;
- integridade; para não faltar com compromisso com seus liderados;
- o gestor é encorajador e motiva o potencial de cada membro do time.
Agora que você conhece os aspectos de uma liderança servidora, veja quais são suas vantagens, quando aplicada da maneira correta.
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Quais são as vantagens da liderança servidora?
As empresas que prestam mais atenção em pautas como saúde mental, produtividade e gestão humanizada, têm aplicado a liderança servidora justamente por integrar esses 3 pilares.
Essa integração gera resultados incríveis tanto para as empresas, quanto para os profissionais. Veja:
Aumenta a produtividade e os resultados da equipe
O líder servidor tem sensibilidade suficiente para entender as dificuldades e os pontos fortes de cada membro do seu time. Com isso, ele pode direcionar os esforços de maneira mais assertiva, tornando o trabalho da equipe mais eficiente.
Percebendo que a liderança se importa em evidenciar seu potencial, a equipe se sente grata e se torna mais produtiva, motivada e engajada.
Confira também 8 dicas de como formar uma equipe de vendas de alta performance.
Promove a qualidade de vida no trabalho
Um ponto crucial da liderança servidora é o relacionamento com a sua equipe. Ele não precisa ser íntimo. Mas deve, essencialmente, ser saudável e agradável, baseado no respeito e empatia.
Dessa forma, os liderados se sentem confortáveis em se expressar, apresentando seus anseios, medos, alegrias e vitórias. Assim, não precisam reter sentimentos e desenvolvem mais qualidade de vida no trabalho, evitando ansiedade e frustrações.
Estimula a cultura de aprendizagem
A liderança servidora se preocupa em oferecer práticas e ações voltadas para o desenvolvimento e capacitação dos seus colaboradores, promovendo sua evolução profissional e pessoal.
Assim, os liderados se sentem mais motivados a continuar crescendo e a participar mais ativamente da empresa.
Essa vantagem traz também mais eficiência nas atividades, produtividade e lucro para a organização.
Melhora a relação com clientes e fornecedores
Já ouviu a frase “gentileza gera gentileza”?
A liderança servidora tem essa essência!
Imagine um vendedor, logo de manhã, sendo cobrado por vendas e mais vendas por um gestor arrogante e autoritário. Como será a energia dele para falar com os clientes e fechar mais negociações? Não tende a ser boa, não é mesmo?
Agora, imagine o contrário. Um vendedor que é recebido pelo seu gestor de maneira gentil e amigável, que se propõe a ajudá-lo a fechar mais vendas, com certeza começará o dia de outra forma e isso se estenderá aos seus clientes, promovendo também mais valor à imagem da sua empresa.
Proporciona um clima organizacional mais agradável
Um ambiente construído a partir do respeito, empatia e gentileza não tem como ser maçante.
Além de melhorar o clima organizacional e preservar a saúde mental dos colaboradores, é possível desenvolver uma cultura diferenciada que também prospera o valor de uma marca.
Fomenta o alto nível de satisfação dos colaboradores
Conviver em um espaço acolhedor e desafiador ao mesmo tempo é muito importante para o bem-estar e desenvolvimento profissional de uma equipe. Isso gera valor e propósito na perspectiva dos funcionários e, consequentemente, os torna mais satisfeitos, reduzindo também o índice de turnover.
Por mais que um profissional não permaneça na mesma empresa para sempre, ele carregará consigo uma experiência diferenciada e, com certeza, fará o possível para promovê-la em outros ambientes.
Quais são as desvantagens da liderança servidora?
Assim como outros estilos de gestão, a liderança servidora também tem suas ressalvas.
Agora que você entende mais sobre liderança servidora, saberá se ela se adequa ou não a seu modelo de negócio.
Essa já é uma das desvantagens da liderança servidora: não são todas as empresas que desempenham bem sob uma gestão como essa.
Muitas pessoas se enganam e acreditam que a liderança servidora é permissiva demais. No entanto, servir não significa isentar seus colaboradores de feedbacks construtivos e correções. Por isso, é importante não confundir as coisas e deixar de chamar sua atenção quando necessário.
Se isso acontecer, por não serem cobrados por resultados, os liderados podem parar de se esforçar para atingir suas metas e estagnar. Portanto, não se deve errar na dosagem da serventia.
Veja também: os 6 tipos de equipes de trabalho
Liderança servidora em vendas: exemplos práticos
Se você é um gestor de vendas, saiba que a aplicação de uma liderança servidora pode ser aquilo que faltava para que seu time alcance resultados incríveis!
Veja algumas maneiras de implementar a liderança servidora em sua gestão comercial:
A “quebra” de hierarquias
Na área comercial, muitas vezes há um sentimento de superioridade da liderança sobre os liderados. Isso pode burocratizar demais as relações e tornar a dinâmica de trabalho um pouco desagradável.
Além disso, muitos líderes acham que “sabem tudo” e não permitem feedbacks e outros pontos de vista dos membros do seu time.
Portanto, um líder servidor se coloca à disposição para aprender com seu time. Será que as abordagens estão sendo assertivas? As cadências de contato fazem sentido? Os processos estão estruturados de maneira clara?
Dessa forma, a equipe se torna mais participativa e promove melhorias na área e, consequentemente, nas vendas!
O líder servidor cura seus vendedores
Em uma liderança servidora, o gestor ajuda a curar alguns medos dos profissionais. Se um vendedor tem receio em lidar com negociações de alto valor, o líder servidor busca entender com ele, de onde surgiu esse medo e, em conjunto, procuram uma resolução.
Isso fomenta a cura e a criação de novas habilidades dos seus vendedores, o que potencializará o poder de negociação do time.
Veja também: Como treinar uma equipe de vendas? Veja como capacitar o comercial da sua empresa
Criação de propósitos
O líder servidor compreende as metas pessoais dos seus vendedores e faz o possível para alinhá-las com os objetivos da área. Deste modo, o vendedor enxerga propósito em suas atividades e se sente mais motivado a alcançar seus sonhos.
Aliás, quando falamos de metas pessoais alinhadas com os objetivos da empresa, recomendamos o Funil dos Sonhos, uma plataforma desenvolvida pelo Agendor para engajamento de vendedores.
Veja mais como a ferramenta funciona:
Portanto, uma boa maneira de começar a ser um líder servidor na sua gestão comercial, é implementar o Funil dos Sonhos no seu time. Para isso, crie uma conta gratuita agora mesmo e ajude seus vendedores a conquistarem seus sonhos!
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