As ligações de vendas são ferramentas poderosas para uma boa estratégia comercial. E a boa notícia é que a transformação tecnológica veio para otimizar esse modelo de abordagem, permitindo que os vendedores liguem para os clientes por meio do sistema de CRM da empresa, usando a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol).
Principais aprendizados deste artigo:
- Atualmente, é possível fazer ligações de vendas usando um sistema de CRM com suporte para a tecnologia VoIP, o que economiza recursos.
- A tecnologia possibilita gravar e transcrever as chamadas de voz, fazendo com que o time de vendas tenha acesso rápido às informações referentes às abordagens comerciais.
- Esse modelo de ligações de vendas possibilita reduzir os custos com as operações em até 50%, segundo pesquisas, além de aumentar a produtividade e trazer mais segurança para a empresa.
- O CRM de vendas é essencial para garantir a fluidez da sua estratégia de vendas. Por isso, aproveite para fazer um teste grátis no Agendor, sistema 100% brasileiro, e confira o que ele pode fazer pelo seu negócio!
A propósito, as ligações de vendas feitas com o auxílio dessa tecnologia têm vários benefícios, como uma maior eficiência no atendimento ao cliente, visto que os sistemas oferecem o recurso de gravação de chamadas, registrando todos os contatos e deixando-os acessíveis para os vendedores.
E aí, quer aprender mais sobre esse assunto? Então, continue lendo para entender como essa solução funciona e quais as vantagens de implementá-la no seu negócio!
Como funcionam as ligações de vendas via CRM?
As ligações de vendas via CRM — software de gestão de relacionamento com o cliente — funcionam por meio de um sistema de VoIP, que permite fazer ligações usando a internet. Ou seja, com essa tecnologia, é possível ligar para os clientes sem sair do computador e, ainda, de maneira gratuita.
Para usar essa ferramenta, é preciso apenas escolher um sistema de CRM, como o Agendor, com conexão VoIP — sigla que, em português, significa voz sobre protocolo de internet.
Em seguida, basta que o vendedor pesquise o cliente que deseja contatar e ligue para ele.
Vale destacar que, durante todo o tempo da chamada, o profissional de vendas tem acesso ao perfil do comprador e o sistema ainda usa inteligência artificial para transcrever o que é dito. Com isso, ele tem acesso à conversa e pode analisá-la com cuidado depois.
Aprenda mais: Integração VoIP e CRM — como funciona para elevar a produtividade?
Quais as vantagens de usar um CRM para fazer ligações de vendas?
O processo de fazer ligações de vendas usando um sistema de CRM pode trazer muitas vantagens para o setor comercial da empresa. As principais são:
- acesso a gravações e transcrições das chamadas;
- mais credibilidade e segurança;
- aumento da produtividade;
- otimização do atendimento;
- redução dos gastos.
Continue a leitura para compreender quais os impactos de cada uma dessas vantagens no dia a dia!
1. Acesso a gravações e transcrições das chamadas
Duas das principais vantagens de fazer ligações de vendas via CRM são as funcionalidades de transcrição e gravação de chamadas. Em outras palavras, o próprio sistema armazena os arquivos de áudio e os transforma em texto, com o auxílio do ChatGPT.
Graças a esse recurso, os vendedores podem focar 100% na abordagem, sem se preocupar em registrar, por conta própria, o conteúdo da chamada. Depois, eles ainda conseguem acessar os arquivos para analisar o atendimento e verificar pontos de melhoria.
Essa funcionalidade traz um benefício adicional: mais credibilidade para a marca. Isso porque sempre que os clientes entrarem em contato com a empresa, os vendedores já têm em mãos todos os dados necessários para personalizar o atendimento, como histórico de compras e contatos anteriores. Interessante, não é mesmo?
Veja como funciona este recurso exclusivo no Telefone Virtual Inteligente do Agendor CRM:
E onde ficam as chamadas gravadas?
Se você está se questionando: “onde ficam as chamadas gravadas”, elas são armazenadas na página que mostra as informações sobre o cliente em questão. Assim, sempre que você precisar conferir, basta pesquisar pelo nome para ter o resumo na palma da sua mão.
2. Aumento da produtividade
Essa funcionalidade aumenta a produtividade da equipe de vendas, uma vez que reduz o tempo gasto nos atendimentos ao eliminar a necessidade de usar outros sistemas para fazer e registrar as ligações.
Sendo assim, os vendedores ficam livres para focar no que realmente importa: vender. E, a propósito, uma pesquisa divulgada pela Findstack mostrou que os negócios podem economizar mais de 30 minutos por dia com as ligações VoIP, sabia?
Aproveite e leia: Táticas de vendas por telefone — aprenda a usar as melhores
3. Mais segurança
Outro benefício das ligações de vendas via CRM é o de trazer mais segurança para sua empresa, pois a equipe de vendas usa a mesma interface para fazer as abordagens, facilitando o controle dos contatos.
Fora isso, essa tecnologia é extremamente segura, graças ao mecanismo de criptografia, que é um mecanismo de proteção de dados, fazendo com que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações sobre os consumidores.
E esse é um fato confirmado por quem já usa essa ferramenta, como mostrou outro levantamento divulgado pela Findstack, que falou que 92% dos gestores acreditam que a solução traz mais segurança.
4. Otimização do atendimento
Em quarto lugar, temos a melhora do atendimento e da experiência do cliente, já que a equipe de vendas tem acesso a informações que permitem personalizar os atendimentos futuros.
Por falar nisso, enquanto os vendedores conversam com os clientes pelo CRM usando o VoIP, eles conseguem verificar o perfil dos compradores.
Assim, identificam hábitos de consumo e históricos das negociações anteriores, propiciando que eles possam se antecipar a quaisquer objeções e criar uma proposta irresistível.
Para aprimorar ainda mais essa conexão com os clientes nas ligações, veja as dicas da Andressa Prates sobre como usar a voz de maneira estratégica. Esse detalhe pode fazer toda a diferença para estabelecer um diálogo mais próximo e engajador:
Não deixe de conferir: 4 grandes erros que vendedores cometem em ligações de vendas e como consertá-los
5. Redução dos gastos
Por último, temos a redução dos gastos com as ligações de vendas. Até porque o CRM integrado com VoIP quase que elimina os gastos com linhas telefônicas, que não são nada baratas.
A mesma matéria compartilhada pela Findstack mostrou que 82% das empresas que adotam a solução de ligação por VoIP relatam uma economia nos gastos. Outros dados mostram que as companhias podem economizar até 50% apenas optando por fazer ligações VoIP.
E aí, gostou de aprender como funciona e quais as vantagens de fazer ligações de vendas usando um CRM? Pois saiba que temos uma dica extra para você: o CRM de vendas do Agendor, uma empresa 100% brasileira.
Com ele, você conta com a integração entre VoIP e CRM para otimizar todo o processo de vendas e, ainda, tem acesso a resumos das suas conversas para ter na palma das mãos os momentos mais importantes das abordagens de vendas.
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