Se você sente que “atira no escuro” ao prospectar novos clientes, chegou a hora de evoluir  com outras ferramentas. A lista de contatos para vendas é o mapa do tesouro para gestores que buscam aumentar suas conversões, entender seu público e gerar leads qualificados.

Com uma boa gestão da lista, sua equipe de vendas consultivas B2B pode organizar as interações com potenciais clientes e criar estratégias que realmente funcionam.

Quer saber como criar e usar a carteira de leads e clientes para transformar os contatos em oportunidades reais? Leia até o final e descubra como prospectar melhor para vender mais!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Os benefícios da lista de contatos para vendas incluem melhorar a prospecção, personalizar o atendimento e aumentar a produtividade, além de otimizar o relacionamento com clientes e a gestão do funil de vendas.
  • Os dados essenciais em uma lista de contatos são: nome, cargo, empresa, histórico de interações, necessidades e dores. Com essas informações, você pode segmentar, priorizar e personalizar interações.
  • Utilize ferramentas automatizadas, como o Agendor, para obter informações validadas sobre decisores e dados completos da Receita Federal para agilizar a prospecção e aumentar a qualidade dos leads.
  • As boas práticas de gestão de contatos envolvem manter os dados atualizados, categorizar os contatos e usar tecnologia, como o CRM, que automatiza processos e prioriza leads qualificados para maximizar os resultados das vendas B2B.
  • Aproveite: confira como criar e gerenciar seu funil de vendas e saiba como o CRM do Agendor te ajuda a transformar sua gestão comercial.

Quais os benefícios da lista de contato para vendas?

A lista de contatos para vendas vai muito além de organizar nomes e números. É uma ferramenta estratégica que otimiza processos de prospecção, melhora o relacionamento com os clientes e impulsiona os resultados da sua equipe.

Afinal, um time bem-informado trabalha melhor, negocia com mais eficiência e foca no que realmente importa: fechar bons negócios.

Veja os benefícios diretos:

  • centraliza as informações: mantém os dados sobre leads e clientes em um só lugar e facilita o acesso para a equipe comercial;
  • personaliza o atendimento: com o histórico e as preferências de cada cliente, sua equipe pode oferecer soluções sob medida, fortalecer a confiança e acelerar o ciclo de vendas;
  • ajuda o planejamento estratégico: permite identificar oportunidades prioritárias e dedicar esforços aos leads com mais potencial de conversão, sem perder tempo com aqueles que não têm interesse ou poder de compra;
  • melhora a gestão do funil de vendas: possibilita acompanhar o progresso de cada contato no funil para garantir que nenhuma oportunidade se perca pelo caminho;
  • aumenta a produtividade: elimina a necessidade de buscas manuais e torna o processo comercial mais ágil e eficiente.

Independentemente do setor, ter uma lista bem-estruturada permite que empresas B2B entreguem mais valor aos clientes e otimizem seus recursos para maximizar os resultados.

Quais dados incluir em uma carteira de clientes?

Uma carteira de clientes e leads eficiente é fonte rica de informações organizadas e completas, que permite à equipe tomar decisões estratégicas e criar conexões genuínas. Ao incluir os dados certos, sua empresa ganha clareza para segmentar, priorizar e personalizar interações.

É claro que cada negócio tem suas particularidades e, por isso, pode adaptar os dados conforme as necessidades e estratégias.

De modo geral, separamos abaixo os principais dados que devem estar na sua lista de contatos para vendas B2B.

Nome completo e telefone

São essenciais para identificar o contato e estabelecer comunicação direta. É o primeiro passo para uma abordagem bem-sucedida.

Cargo e empresa

Saber o cargo do prospect e a empresa em que trabalha ajuda a entender o nível de decisão e o contexto em que atua. Além de possibilitar a oferta de soluções personalizadas e adequadas ao segmento.

CNAE e CNPJ

Para negócios B2B, informações como o CNAE e o CNPJ são cruciais para classificar o cliente pelo setor, tamanho da empresa e regulamentações específicas que podem impactar a venda.

Histórico de interações

Acompanhar e registrar cada ponto de contato com o cliente permite identificar as etapas do funil já percorridas e, assim, prevenir abordagens repetitivas.

Necessidades e dores

Identificar as principais demandas e desafios do prospect é essencial para oferecer soluções relevantes e assertivas e demonstrar que você entende o problema dele.

Além disso, manter a organização das informações evita duplicações e reduz desperdícios de tempo e recursos. Logo, com dados de qualidade, sua equipe pode abandonar abordagens genéricas e criar campanhas direcionadas que realmente convertam.

Como conseguir os contatos dos clientes?

Construir uma base de contatos relevante e estratégica para vendas consultivas pode ser desafiador, mas ferramentas como o Agendor simplificam esse processo. Com funcionalidade dedicada à geração de leads, você pode acelerar o alcance dos decisores certos e aumentar as chances de conversão.

A plataforma de CRM oferece soluções práticas para ajudar sua equipe de vendas a prospectar com eficiência e garantir contatos mais relevantes. Veja a seguir.

Lista de leads validados

Chega de desperdiçar tempo com leads que não têm potencial de compra. Com o Agendor, você recebe uma lista de contatos que corresponde ao perfil ideal dos seus melhores clientes.

Informações sobre decisores

Imagine não precisar buscar manualmente dados como nome, cargo, e-mail e até mesmo o LinkedIn dos leads? O sistema fornece as informações prontas para sua equipe agir com rapidez.

Telefone e e-mail das empresas

Quantas vezes você já encontrou contatos irrelevantes, como telefones de terceiros ou e-mails genéricos? O Agendor filtra esses dados e entrega as informações certas para conectar você diretamente aos tomadores de decisão.

Dados completos da Receita Federal

Para ir além na análise de potenciais clientes, o sistema reúne dados da Receita Federal, como CNPJs e classificação CNAE, o que enriquece sua base e possibilita segmentações estratégicas.

Confira no vídeo abaixo como funciona a geração de leads no CRM de vendas do Agendor!

Como usar a lista de contatos para vender mais?

Uma lista de contatos para vendas é o diferencial entre uma abordagem genérica e uma estratégia consultiva e eficiente. E para aumentar suas chances de conversão e fidelização, é essencial usá-la como ferramenta para priorizar oportunidades, acompanhar interações e ajustar suas ações.

Abaixo, veja formas práticas de usar sua base de clientes para potencializar os resultados.

Qualifique seus leads

Nem todos os leads estão prontos para comprar. Por isso, avalie o interesse e o potencial de cada contato e entenda suas dores, necessidades e estágio no funil de vendas. Use as informações da lista para direcionar conteúdos específicos e ajustar a abordagem.

Saiba mais: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?

Tenha um discurso consultivo

Utilize o histórico para criar um discurso que foque nas necessidades do cliente. Acesse detalhes das interações anteriores e proponha soluções que agregam valor real e mostram que você entende o contexto e os desafios do negócio.

Realize follow-ups estratégicos

Agende e registre follow-ups para não esquecer nenhum contato importante. Reforce sua presença, confirme reuniões on-line e/ou presenciais e encaminhe materiais complementares para manter o engajamento do lead.

Use tecnologia para agilizar vendas

Ferramentas, como o CRM de vendas, ajudam a organizar todas as etapas do processo comercial: registre interações em variados canais, automatize tarefas repetitivas e visualize o pipeline para priorizar negociações com mais potencial de fechamento.

Saiba mais: 12 técnicas de vendas e abordagem

Melhores práticas de gerenciamento de contatos para vendas

Para gerenciar a lista de contatos e ter sucesso nas vendas, é fundamental manter os dados atualizados, categorizar contatos conforme o estágio no funil e integrar as informações à carteira de clientes.

Manter os dados organizados e revisados regularmente garante que sua equipe trabalhe com informações precisas e evite erros e retrabalhos.

Além disso, categorizar os contatos permite priorizar oportunidades com mais potencial, como leads qualificados ou clientes em estágio de fechamento.

E soluções automatizadas, como o CRM de vendas do Agendor, são indispensáveis nesse processo. Afinal, automatizam tarefas, centralizam informações e ajudam o time a focar em ações estratégicas, como personalizar o atendimento e acompanhar interações anteriores.

Lembre-se: a qualidade da lista é mais importante do que a quantidade. Uma base enxuta e bem-segmentada facilita a gestão, garante resultados mais consistentes e otimiza o esforço dos vendedores.

CRM de vendas do Agendor: crie e gerencie sua base de clientes

O CRM do Agendor é a solução ideal para impulsionar os resultados da empresa ao tornar todo o processo comercial eficiente, do pré ao pós-venda.

A funcionalidade é completa e colabora com a captação de leads qualificados conforme seu público-alvo e setor. 

Vantagens do CRM do Agendor para seu negócio

  • Segmentar leads por região, tamanho da empresa, departamento ou nível hierárquico.
  • Encontrar empresas semelhantes com base no CNAE de clientes atuais para indicar novas oportunidades.
  • Acessar dados enriquecidos, como contatos e informações detalhadas sobre decisores.
  • Comprar leads sem compromissos de assinatura, com flexibilidade para ajustar às suas necessidades.

Faça uma demonstração gratuita e confira na prática todo o potencial de criar e gerenciar sua lista de contatos para vendas de modo eficiente.

FAQ

O que deve conter uma lista de contatos para vendas?

Uma lista de contatos para vendas deve incluir dados essenciais, como nome, telefone, cargo, empresa, CNAE, CNPJ, histórico de interações e as principais necessidades e dores dos prospects. Com essas informações, é possível segmentar, personalizar abordagens e otimizar o processo de vendas.

Qual a diferença entre lista de contatos e carteira de clientes?

A lista de contatos reúne informações de potenciais clientes ou leads que ainda não compraram. Já a carteira de clientes é composta por aqueles que já realizaram transações ou têm um relacionamento contínuo com a empresa. Ambos são essenciais, mas com finalidades distintas.

Como manter a lista de contatos sempre atualizada?

Para manter a lista de contatos atualizada, é necessário revisar periodicamente as informações, remover contatos desatualizados ou inativos e incluir dados novos, como alterações de cargo ou necessidades. Usar ferramentas de CRM, como o Agendor, facilita a organização e a atualização dos leads.

O Agendor oferece ferramentas para gerenciar uma lista de contatos?

Sim, o Agendor oferece a funcionalidade para criar uma lista de contatos, centralizar informações, segmentar leads, acompanhar interações e automatizar tarefas. Com a geração de leads qualificados, a plataforma também facilita a prospecção e acelera o processo de vendas.