Estamos todos constantemente em busca daquilo que chamamos de “a fórmula do sucesso”. E como o livro Mindset pode ajudar a alcançar melhores resultados na carreira?
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Principais aprendizados deste artigo:
- A mentalidade de um vendedor é decisiva para o sucesso de suas negociações e para a sua percepção de ganho.
- Os hábitos também são frutos da nossa mentalidade. Cultivar os bons hábitos, portanto, ajuda na construção do mindset de crescimento.
- O mindset fixo diz respeito à mentalidade que percebe os aspectos de nosso intelecto como imutáveis. Com isso, os vendedores com este mindset correm o risco de não se aprimorarem e estagnarem em suas carreiras em vendas.
- Os erros não devem ser celebrados, no entanto, podem ser lidos como grandes aprendizados. Além dos vendedores, os líderes de vendas também devem enxergar os erros desta forma para motivar seus liderados a desenvolverem suas habilidades.
- O mindset de crescimento pode tornar os vendedores mais produtivos e mais preparados para os desafios da profissão. Conheça tais desafios em: Desafios de vendas no dia a dia do vendedor
São muitas as dicas, técnicas e metodologias propagadas que prometem transformar um indivíduo em um profissional de vendas melhor e alcançar a prosperidade.
Mas, por que algumas pessoas parecem ter maior facilidade para chegar ao tão desejado sucesso, e outras, que possuem as mesmas ferramentas, permanecem estagnadas?
De que adiantam, então, ter em mãos tantas estratégias se elas não parecem funcionar?
A professora de Stanford, Carol Dweck, dedicou décadas de pesquisas para entender a forma como as pessoas pensam, e como isso está relacionado ao sucesso de suas vidas.
O resultado foi claro: os indivíduos de sucesso apresentavam o mindset correto.
Para dividir seu conhecimento e seus aprendizados sobre o tema, Carol Dweck lançou o livro Mindset: A nova psicologia do sucesso.
Neste artigo, você entenderá, finalmente, qual é o mindset correto para o sucesso e conhecerá 4 insights que tivemos com a obra.
Continue a leitura para conferir!
Antes de tudo, o que é mindset?
Você certamente já deve estar familiarizado com a palavra mindset. Ela tem se tornado muito comum ao passo em que as discussões sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, autoconsciência e estilo de vida ganharam mais espaço nos últimos anos.
Mindset nada mais é do que a mentalidade de uma pessoa. É a “programação” do seu cérebro, que faz com que você reaja, faça escolhas e se comporte de determinada maneira nas situações mais diversas da sua vida.
O mindset é um condicionamento involuntário, mal conseguimos percebê-lo em nossa rotina. No entanto, ele é determinante para compreender a forma que enxergamos o que está em nossa volta.
Na rotina de vendas, o seu mindset como vendedor são as suas atitudes mentais, as que te impulsionam para tocar suas negociações, prospecções e, sobretudo, seus hábitos durante seu dia a dia no trabalho.
A questão central é: o seu mindset define seus resultados e a sua performance. É por meio da sua configuração mental que você poderá ter, ou não, mais sucesso em sua jornada profissional.
A partir deste entendimento, as pesquisas de Carol Dweck a levaram para dois tipos de mindset que são determinantes para o desenvolvimento de um indivíduo.
Veja, no próximo tópico, quais são.
Qual é a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?
Existem dois tipos centrais de pessoas no mundo: aquelas que buscam sua melhoria contínua, e aquelas que se protegem e procuram não sair da zona de conforto.
Agora, reflita: como é possível atingir o sucesso sem se arriscar e sair com comodidade?
Aí está o ponto decisivo para entendermos estes dois perfis: o senso de conforto e proteção.
Entenda:
No livro Mindset, Carol compartilha um exemplo muito claro sobre a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento.
Em uma de suas pesquisas feitas com crianças, a professora propôs um jogo bastante desafiador.
Um dos pequenos participantes estava tendo muita dificuldade para concluir o jogo. Apesar disso, ele foi até ela e disse que estava se divertindo muito e que adorava desafios.
A professora, na hora, percebeu que ele possuía o mindset de crescimento.
Em contrapartida, outras crianças que não estavam conseguindo finalizar o desafio, optaram por desistir para não parecerem fracassados. Elas, então, possuíam o mindset fixo.
Percebe a diferença entre esses dois tipos de mindset?
Mindset de crescimento: a busca incansável pelo desenvolvimento
Aqueles que possuem o mindset de crescimento são guiados pela vontade de serem melhores e de terem mais conhecimento a cada dia.
Sabe aquele vendedor que sempre busca novas metodologias, estuda diversos outros temas relacionados a vendas como PNL (Programação Neurolinguística), produtividade, tendências de mercado etc, lê artigos e participa de workshops? Pois bem.
Este tipo de vendedor é um exemplo claro de pessoas que possuem o mindset de crescimento.
Para eles, os desafios são empolgantes porque, mesmo se fracassarem, sabem que poderão sempre aprender muito.
A verdade é que eles não ligam para a opinião alheia e nem para as derrotas e, por isso, se jogam na procura por novas oportunidades de crescimento.
Não deixe de conferir uma das palestras de Carol Dweck, sobre como desenvolver o mindset de crescimento:
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Mindset fixo: o desconhecido não é bem-vindo
De acordo com o livro Mindset, as pessoas de mindset fixo acreditam que o desenvolvimento, a inteligência e o conhecimento são limitados. Isto é, cada pessoa tem um nível exato de intelecto e, por essa razão, não faz sentido se esforçar para mudar esse jogo.
Outra característica notada pela autora, é que o mindset fixo apresenta certo medo de rejeição e busca pela aprovação social.
Dessa forma, aqueles que possuem este tipo de mindset resistem aos desafios para não terem a chance de errar e encontrar julgamento por aquelas à sua volta.
O contentamento com os padrões é comum no mindset fixo. Afinal, por que arriscar tudo para ser ótimo, quando podemos ser sempre bons? É mais ou menos desta maneira que as pessoas de mindset fixo.
Um tipo de vendedor tradicional que possui o mindset fixo é aquele que acredita que tecnologias não podem ajudá-lo a vender mais, ou então, que o perfil agressivo ainda é o que mais consegue fechar vendas.
Conhecendo um pouco mais destes dois tipos, você sabe dizer qual tipo de vendedor você é? O vendedor de mindset fixo ou o vendedor de mindset de crescimento?
O que os vendedores podem aprender com o livro Mindset?
A obra Mindset: A nova psicologia do sucesso é um verdadeiro prato cheio de aprendizados para qualquer pessoa.
O autoconhecimento e a busca por desenvolvimento é algo que qualquer profissional deveria ter como prioridade, e é por esse motivo que recomendamos fortemente esta leitura, independentemente da sua profissão.
Contudo, como aqui focamos em gerar conteúdos para que os vendedores possam evoluir e atingir a alta performance, separamos 4 aprendizados do livro que os profissionais de vendas deveriam conhecer e aplicar hoje!
Confira:
1. Novos desafios desenvolvem novas habilidades
Resistir aos desafios pode impossibilitar novos aprendizados.
Lembre-se dos seus primeiros dias como vendedor. Quantos “nãos” você recebeu até conseguir fechar uma venda?
Sem dúvidas, as objeções e os “nãos” fizeram com que você, como vendedor, melhorasse até desenvolver novas habilidades. Habilidades essas, frutos dos obstáculos dessa profissão, o tornaram o vendedor que você é hoje.
Quantas vezes, depois de tempos turbulentos, você não se deparou com novas lições, mesmo que sejam “lições que a vida lhe dá”?
Trabalhar com vendas é estar em contato com um mercado muito veloz e com compradores cada vez mais exigentes.
Assim sendo, permanecer na sua zona de conforto pode ser um “tiro no pé” e impedir que novas oportunidades de vendas surjam e que você cresça e prospere.
Bater as metas é importante, mas devemos desapegar um pouco dos números e enxergar o ganho no conhecimento adquirido.
2. É errando que se aprende
Não tenha medo de errar. Não se assuste com negociações difíceis e delicadas. Não se preocupe com o que seus colegas pensarão caso você não tenha sucesso em uma venda.
A sua mentalidade, ou melhor, seu mindset, deve estar concentrado apenas em você mesmo e como se tornar um vendedor melhor tem a ver seu desenvolvimento e seu desempenho, e não com a sua quantidade de vendas fechadas.
É claro que não estamos tentando incentivar o erro ou celebrá-los. Mas também não podemos dizer que dos erros também nascem novos conhecimentos.
Se você é um gestor de vendas, é essencial que você também tenha essa mentalidade com os seus vendedores.
Apontar os erros e julgá-los coloca em risco a motivação, engajamento, saúde mental e o clima organizacional do seu time.
Para tanto, atente-se aos feedbacks construtivos e, quando encontrar um equívoco nas atividades dos seus vendedores, incentive-os a se aprimorarem e buscar melhorias.
3. Você é o único responsável pelo seu sucesso
Pode ser um pouco árduo de aceitar, mas nós somos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso.
Tomar essa responsabilidade é vital para começar a mudar de mentalidade.
Até porque, se culpamos outra pessoa (ou outras circunstâncias) pelos nossos resultados, pode parecer que não temos nada para melhorar. Aí está o maior inimigo do desenvolvimento: a comodidade.
Então, se você é o protagonista da sua jornada como vendedor, não espere que outras pessoas alcancem o topo por você. Faça você mesmo!
No final do dia, estamos solitários nesta empreitada e nosso sucesso depende única e exclusivamente da nossa força de vontade.
4. Os hábitos diários moldam o seu mindset
Pequenos e grandes hábitos podem contribuir para o seu mindset, seja ele fixo ou de crescimento.
Isso significa que se você for uma pessoa de mindset fixo e tiver o hábito de se contentar com conquistas medianas, isso fomentará ainda mais a sua mentalidade. Com isso, será cada vez mais custoso sair da sua zona de conforto.
É preciso entender que seus hábitos como vendedor impactam diretamente seus resultados.
Ou seja, se você não realiza o follow-up no horário combinado com o cliente, não preenche o CRM corretamente, não centraliza as informações do cliente e não utiliza perguntas investigativas para conhecer mais contatos, certamente não poderá ter poder de barganha e fazer uma oferta que tenha verdadeiro sentido para o cliente.
E se isso acontece, não adianta culpar a qualidade dos leads que chegam de marketing para vendas, não é mesmo?
A organização e a disciplina fazem parte da rotina de um campeão em vendas.
Conheça mais 7 segredos para ser um campeão de vendas:
Pode ser difícil no início, mas a aplicação de pequenos hábitos a longo prazo pode ter efeitos realmente impressionantes.
Se quiser saber mais sobre hábitos e como afetam os resultados dos vendedores, não deixe de conferir o artigo: ‘Hábitos Atômicos’ para vendedores: lições do livro para o sucesso na área comercial
Tenha em mente: a consistência supera o dom!
Às vezes, para adquirir melhores hábitos, precisamos atravessar novos caminhos.
Então, se você tem dificuldade com organização e disciplina, considere implementar um CRM na sua rotina de trabalho. Busque facilitadores que tornem os novos hábitos mais tranquilos.
Veja, por exemplo, como utilizar um CRM pode oferecer uma melhor gestão de atividades e de negociações para um vendedor:
Tenha foco na melhoria contínua, e tenha paciência para colher resultados
Quando praticamos uma mudança significativa, como em nosso mindset, é normal nos encontrarmos ansiosos para os resultados.
Cuidado com isso! Entenda que os resultados e o sucesso são uma construção. Mantenha isso claro em sua mentalidade para que não fique ansioso ou desesperançoso.
O primeiro passo é o mais importante e as pequenas conquistas ao longo deste processo devem ser muito comemoradas!
E se quiser dar mais um passo à frente e aprofundar seus conhecimentos em vendas, separamos alguns conteúdos que podem ser realmente valiosos para você! Baixe agora mesmo: