Consultores de vendas desempenham uma série de atividades. Isso inclui: prospecção, follow-up, responder e-mails, enviar propostas, fazer visitas para apresentar a empresa, fechar uma nova venda, negociar, descobrir as necessidades e entender o negócio do prospect. Para manter tudo isso em dia, é essencial ter em mãos um mapa de clientes.
Principais aprendizados deste artigo:
- O mapa de clientes é um recurso que, sincronizado com o sistema de CRM, facilita o dia a dia da sua equipe comercial.
- Dentre os benefícios de um app com mapa de clientes, estão: otimização do tempo, atualização das informações de forma correta e conectada com o CRM e economia de combustível.
- O objetivo do mapa de clientes é ajudar o vendedor a organizar o roteiro de visitas diárias que ele precisa fazer. Veja como tornar seu processo comercial mais eficiente.
- Conectado com o sistema de CRM, o mapa de clientes traz todas as informações necessárias sobre o relacionamento com o cliente e pode ser consultado durante a visita.
- Um sistema automatizado de gestão de vendas ajuda a mapear e organizar os processos comerciais do negócio, facilitando não só a gestão da carteira de clientes como também a gestão comercial da empresa. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
Para exemplificar, as visitas podem levar o vendedor a outras cidades, em que, muitas vezes, ele não conhece tão bem as ruas e os caminhos mais eficientes.
E se o profissional pudesse contar com um aplicativo que já cria um mapa de clientes, sincronizado com seu sistema de CRM?
Pois essa é a realidade que o Agendor traz para facilitar o trabalho e dar mais qualidade de vida aos vendedores. A seguir, confira quais as vantagens de usá-lo e como criar um mapa de localização dos clientes!
O que é um mapa de clientes?
O mapa de clientes é, basicamente, uma representação de onde cada consumidor — seja pessoa ou outro negócio — fica em um mapa virtual. Essa ferramenta é essencial para criar uma rota eficiente e, assim, otimizar as visitas que o vendedor precisa fazer.
E você, quanto tempo leva para organizar seu roteiro de visitas diárias? O ideal é que já tenha tudo pronto no dia anterior, para evitar perder tempo nessa tarefa.
No entanto, como você organiza seu roteiro? Logo adiante, mostramos um esquema do que a maioria dos vendedores faz nessa hora. Confira!
Como fazer um mapa de clientes?
Saber como montar um roteiro de visitas, sem um mapa de clientes, é um processo trabalhoso e que envolve uma série de ações, como:
- possivelmente, você faz uma lista dos clientes que quer visitar;
- em seguida, procura o endereço de cada um;
- se não tem um sistema automatizado de gestão de vendas, um software de CRM, ou, ao menos, uma planilha de cadastro de clientes, consulta a agenda ou o cartão de visita;
- começa a anotar os endereços e olha a localização no Google ou em outros aplicativos, como o Waze;
- depois, tenta imaginar como seria o roteiro ideal para visitar todos esses locais, sem perder tempo, onde passar primeiro, na ida e na volta;
- as anotações começam a ficar uma bagunça e você possivelmente está impaciente;
- por fim, monta uma listinha com a ordem de visitas que pretende fazer, mas sem ter certeza se alguns endereços estão atualizados.
É mais ou menos assim, concorda? E quanto tempo você demora para fazer tudo isso?
Antes de começar, o vendedor acha que, em quinze minutinhos, vai montar esse mapa de clientes para visitar. A verdade — pense bem e seja sincero na sua resposta — é que isso acaba levando mais de uma hora.
Isso significa que algumas visitas serão perdidas, caso faça o mapa de clientes logo cedo, em vez de ter feito no dia anterior, como é recomendado.
Já pensou se você tivesse todos esses endereços certinhos, já cadastrados e prontos para visualizar em um mapa em seu celular ou computador? Algo assim?
Ia facilitar muito sua vida contar com um mapa de clientes como esses, concorda? E esses são apenas alguns dos benefícios de usar um app de vendas desse tipo. Abaixo, veja mais alguns!
>>>> Confira em nosso blog: como um app para funil de vendas pode otimizar seus resultados?
Como criar um mapa de localização dos clientes com mais facilidade?
A resposta é simples: usando um bom CRM de vendas, como o Agendor. Essa ferramenta puxa automaticamente os dados dos endereços dos clientes e os adiciona em um mapa virtual, que pode ser acessado pelo computador ou celular.
Assim, você não perde horas do seu dia conferindo e adicionando os endereços um a um. Basta usar os filtros para mostrar os clientes por origem, setor e categoria para planejar seu roteiro de visitas, sem dores de cabeça.
Inclusive, temos um vídeo no nosso canal do YouTube que explica direitinho como usar essa funcionalidade:
Aliás, no mapa de clientes do Agendor, você ainda visualiza as informações de contato, como dados e histórico de compras, traça rotas e visualiza todas as visitas feitas no dia, para garantir que não se vai esquecer de nenhum cliente!
>>>> Veja também: como um app para vendedores deixa a gestão de vendas na palma de sua mão?
Quais as vantagens de usar um app com mapa de clientes?
Entre as vantagens de ter o mapa de clientes no CRM, estão:
- otimização do tempo;
- não tem erros;
- economia de combustível;
- mais dados do cliente na palma da sua mão;
- visitas de oportunidades;
- visualização de restaurantes, hotéis e postos de combustível.
Confira mais detalhes!
1. Otimização do tempo
Não apenas o tempo de planejamento do roteiro, como comentamos acima, mas, ao criar a rota perfeita, você ganha ainda mais tempo livre e acaba fazendo mais visitas ou voltando para a empresa mais cedo.
2. Não tem erros
Como o mapa de clientes está conectado ao CRM da empresa, os dados estão todos corretos e atualizados, evitando dar de cara na porta errada. Basta se certificar de inserir todas as informações, principalmente o CEP, viu?
Isso porque a ferramenta usa o Google Maps para marcar os clientes no mapa, o que requer o endereço exato.
3. Economia de combustível
Pode-se economizar porque a rota é otimizada e não há visitas perdidas pelo endereço errado. Além disso, você não fica dando voltas, indo e voltando para conferir numerações e referências, o que faz com que o gasto de combustível seja bem menor no final do dia.
4. Mais dados do cliente na palma da sua mão
Como o mapa de clientes faz parte de um sistema de CRM completo, você tem todas as informações que precisa durante a visita e pode puxar conversas anteriores, e-mails trocados, orçamentos enviados e muito mais.
5. Visitas de oportunidade
Você está montando a rota de visitas e percebe que tem um cliente bem ali, no meio do caminho entre duas reuniões. Será que não vale a pena passar nele também e – quem sabe — fechar mais uma venda?
O mapa de clientes te ajuda a visualizar oportunidades como essa, fortalecendo as estratégias de relacionamento com clientes.
6. Visualização de restaurantes, hotéis e postos de combustível
Com o mapa de clientes aberto no seu smartphone, você pode identificar um lugar estratégico para almoçar, abastecer o carro ou mesmo onde tem um hotel, caso seu roteiro de visitas seja em outra cidade e dure alguns dias.
>>>> Veja também: 7 motivos para baixar um app de controle de vendas no celular
Como fazer um roteiro de visitas a clientes?
Convencido de que um mapa de clientes é uma excelente funcionalidade para ter em seu sistema de CRM? Então, saiba que a ferramenta também ajuda a entender como fazer um roteiro de visitas a clientes.
Para isso:
- filtre as visitas por CEP, para mostrar apenas os clientes da mesma região;
- segmente os horários por preferência do que é melhor para os clientes;
- crie um roteiro para a semana;
- monitore as rotas no final do dia para garantir que não se esqueceu de ninguém.
Fácil, concorda?
Saia para sua rotina de visitas diárias com mais confiança, conheça outros recursos do Agendor: aumente sua produtividade com o app Agendor para Android e iOS!
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A propósito, existem muitas outras funcionalidades para você explorar no CRM do Agendor. Confira este vídeo: