Será que a margem de lucro da sua empresa traz os frutos esperados? Se você não sabe realmente o que é a métrica e como calculá-la, fica difícil responder à questão, concorda?
O que você vai conferir:
Principais aprendizados deste artigo:
- Margem de lucro é um indicador usado para avaliar a saúde financeira da empresa.
- A fórmula para calcular a margem de lucro é: ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100, sendo: ML, margem de lucro; C, custos; D, despesas e P, preço.
- A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que tem variáveis muito específicas.
- As políticas de lucro da Dell e da Apple, por exemplo, são distintas. Enquanto a primeira trabalha com margens menores, mas com alto volume de vendas, a segunda vende menos, a um grupo específico, com margem de lucro maior.
- Ter uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do negócio, mas o PROCON reconhece que uma margem é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do valor que os pontos de vendas pagaram pelo mesmo produto ao distribuidor.
- O processo comercial é tão valioso quanto a margem de lucro. Acesse o guia para entender como elaborar um processo comercial eficiente.
Nesse post, você entende o que é margem de lucro e como fazer seu cálculo corretamente.
Além de entender a importância de uma margem de lucro saudável, conte com ferramentas eficientes para otimizar a gestão comercial, como um CRM.
Gerenciar eficientemente relacionamentos com clientes, acompanhar leads e entender o ciclo de vendas são tarefas essenciais para impulsionar a saúde financeira do seu negócio
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O que é margem de lucro?
Margem de lucro é um dos mais usados indicadores financeiros de uma empresa.
Indicadores como esse, normalmente, servem para avaliar a saúde financeira da empresa. Em linhas gerais, trata-se da porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.
Isto é: a porcentagem do resultado da subtração das despesas e dos custos do preço do produto ou serviço, em relação a esse preço.
Ficou difícil de entender?
Veja, a seguir, um exemplo de como calcular a margem de lucro. Dessa forma, o conceito fica bem mais fácil de entender.
Como calcular margem de lucro?
Imagine uma empresa que vende um determinado produto (ou serviço) por R$200,00.
Vamos dizer que o custo direto para fazer esse produto seja de R$50,00 — isto é, os gastos para produzir o produto ou entregar o serviço, como matéria prima, por exemplo.
Quanto às despesas, elas se referem aos outros gastos da empresa, como aluguéis, manutenção ou segurança, rateados para se descobrir o quanto desse valor é “gasto” para fazer o produto ou entregar o serviço.
Digamos que o valor dessas despesas também seja de R$50,00.
Para saber como calcular a margem, subtraia os gastos do preço final, divida por esse preço final e multiplique por 100.
Vamos definir as seguintes notações antes de vermos a fórmula para calcular a margem de lucro:
- ML = Margem de Lucro
- C = Custos
- D = Despesas
- P = Preço do produto ou serviço
Com a definição, a fórmula para calcular a margem de lucro é a seguinte:
ML = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Vamos substituir os valores de nosso exemplo na fórmula?
- ML = {[200 – (50 + 50)] / 200]} x 100
- ML = [200 – (100)] / 200] x 100
- ML = (100 / 200) x 100
- ML = 0,5 x 100
- ML = 50%
Ficou claro pra você como fazer o cálculo?
Confira este vídeo — com mais de 1 milhão de visualizações — que também ensina como calcular a margem de lucro:
Confira também: O que é forecast de vendas e como calcular
Como saber se sua margem de lucro é boa?
Aparentemente, 50% parece algo bastante alto, não? Na verdade, a margem de lucro depende muito do ramo de atuação da empresa.
Produtos de luxo costumam ter uma margem alta, enquanto produtos de uso diário tendem a ter uma margem menor.
Portanto, dizer que 50% é alto, depende de outros fatores analisados.
Dê uma olhada nesta ilustração, referente a uma pesquisa que mostra a margem das montadoras de carros no Brasil em comparação com o resto do mundo:
Estudando os dados, uma montadora brasileira que apresenta uma margem de 7% pode ser considerada abaixo do mercado. Já, em comparação com o resto do mundo, é considerada uma margem de lucro boa.
No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que têm variáveis muito específicas. No entanto, é preciso ter em mente que até mesmo empresas de um mesmo ramo têm margens de lucro diferentes.
Mas por que existem essas diferenças mesmo no mesmo segmento?
Vamos entender melhor ao analisar as margens de lucro de duas empresas de um mesmo segmento, mas com um posicionamento de mercado diferente.
Margem de lucro: Dell x Apple
Tanto Dell como Apple produzem computadores para consumidores B2B ou B2C, ou seja, público final ou empresas.
Pense em como essas fabricantes de computadores se relacionam com o mercado B2B.
Computadores Dell:
- foco no custo benefício;
- não usam pontos de vendas físicos próprios;
- os computadores são comprados on-line diretamente do fabricante;
- é possível customizar exatamente o computador desejado para a empresa;
- os computadores são produzidos “on demand”, conforme são pedidos, não há estoques;
- qualquer tipo de empresa pode se beneficiar dos computadores Dell.
Computadores Apple:
- foco no design e na performance;
- as lojas Apple são conhecidas por sua beleza e sofisticação;
- podem ser comprados on-line, mas não é esse o foco da empresa;
- não é possível fazer grandes customizações nos produtos;
- há produção e manutenção dos computadores em estoque;
- os computadores Apple têm foco na indústria criativa, como publicidade e design, sua performance é otimizada para esse nicho de mercado.
Dell
A Dell tem um modelo de negócio que visa ter custos de produção menores. A empresa faz um grande esforço para reduzir custos operacionais. Para isso, não gasta com estoques (os produtos são fabricados conforme são pedidos), nem com pontos de venda caros e com atendentes altamente treinados.
Além disso, visa um mercado amplo. A companhia tem muitos concorrentes porque atende a qualquer tipo de empresa.
Nesse caso, a Dell trabalha com margens de lucro menores, mas com alto volume de vendas. Dessa forma, a conta fecha e a empresa pode ter lucro.
Apple
Já a Apple tem um nicho específico de mercado disposto a pagar mais caro por um produto que atende às suas necessidades de uma maneira diferenciada.
Os computadores da Apple, os famosos Mac, ou Macintosh, são os preferidos das agências de publicidade e outras empresas do ramo criativo.
Isso ocorre não apenas porque “enfeitam” seus escritórios, mas porque realmente são melhores que os de outras marcas para as tarefas que esses negócios precisam realizar.
Tanto é verdade que, em muitas dessas empresas, os computadores usados pela contabilidade, administrativo, atendimento e outras áreas não costumam ser Apple, afinal, não demandam suas especificidades.
Assim, a Apple vende menos computadores, mas por uma margem de lucro maior.
Entendeu a diferença nas políticas de margem de lucro das duas empresas?
Veja também: Potencial de mercado: como calcular e analisar
Qual é a margem de lucro permitida por lei?
Ter uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do seu negócio. No entanto, não exagere, pois consumidores são protegidos por uma lei de preços abusivos.
O PROCON reconhece que uma margem de lucro é abusiva quando o valor cobrado ao consumidor final é 20% acima do valor que os pontos de vendas pagaram pelo mesmo produto ao distribuidor.
Portanto, mantenha os pés no chão na hora de calcular sua margem de lucro para não sofrer graves consequências, combinado?
Para garantir o sucesso do seu negócio, é essencial que a área de vendas esteja em sinergia com a financeira para que os times sejam mais produtivos e os resultados, ainda melhores!
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Perguntas frequentes sobre margem de lucro
Para calcular a margem de lucro, aplique a seguinte fórmula: margem de lucro = (lucro bruto / receita total) x 100. Neste caso, o lucro bruto é o resultado da receita total menos o custo das mercadorias vendidas, e a receita total, o valor obtido com a venda dos produtos e/ou serviços em um determinado período.
Estima-se que uma boa margem de lucro é de 20% a 30% para o setor de serviços; de 15% a 20% para comércios; e de 8% a 12% para indústria. Porém, esses percentuais variam conforme o ramo de atividade da empresa e o tipo de produto ou serviço vendido.
A diferença entre a margem de lucro bruta e a líquida é que a bruta tem, como base, os custos diretamente relacionados à produção do item comercializado, a exemplo de matéria-prima e mão de obra. Já a líquida se baseia em todos os custos do negócio, tais como impostos, salário de funcionários e investimento em marketing.
Existem diversos fatores que podem afetar a margem de lucro de uma empresa. Alguns exemplos são: o preço de venda dos produtos ou serviços, o volume vendido, os custos com produção, o nível de competitividade do setor, a eficiência operacional e a situação econômica do país.
Para melhorar a margem de lucro do seu negócio, algumas boas práticas são: cortar gastos desnecessários na etapa de produção; trocar os fornecedores; automatizar processos para reduzir custos operacionais; rever a precificação dos itens vendidos e melhorar o treinamento do time de vendas.