O marketing contábil é um conjunto de estratégias que ajudam contadores e escritórios de contabilidade a se destacarem dos concorrentes e, dessa forma, aumentarem a capacidade de atrair clientes. Essa prática fortalece a marca, reforça o posicionamento de mercado e, por esses motivos, impulsiona as vendas.
Já diz o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Então, se você quer alcançar o sucesso, precisa aprender como fazer a divulgação de serviços de contabilidade corretamente.
E qual seria o melhor caminho?
Principais aprendizados deste artigo
- Para divulgar os seus serviços contábeis, você precisa ir além da entrega de cartões de visitas e explorar diferentes estratégias de marketing.
- No marketing digital B2B, por exemplo, algumas opções são criar um blog e usar as redes sociais para se aproximar do seu público-alvo.
- Para saber se suas ações de marketing deram certo, ou se precisam de ajustes, mensure os resultados com indicadores como Retorno sobre o Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
- Baixe o e-book “Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar” e conheça os principais.
Existem diversas estratégias e ferramentas de marketing para contadores que incluem práticas digitais e físicas. De cartões de visita diferenciados, mas profissionais, a sites e blogs com conteúdos relevantes, várias abordagens podem trazer o retorno esperado.
O mais importante é saber para quem criar seu marketing contábil e ter uma identidade de marca forte.
Quer saber como? Basta seguir a leitura!
Qual a importância do marketing contábil?
O marketing contábil é importante porque ajuda escritórios de contabilidade e contadores autônomos a:
- atrair novos clientes;
- fidelizar contratantes que já estão na base;
- fortalecer a marca;
- construir a reputação;
- posicionar o nome (pessoal e do negócio) como referência no mercado;
- conquistar um diferencial competitivo sólido.
Por conta desses resultados, é certo falar que se trata de uma estratégia que ajuda a aumentar as vendas e, consequentemente, elevar o faturamento. Afinal, a divulgação de serviços de contabilidade é o caminho para chegar até o público-alvo.
Além disso, negócios em destaque nas mídias, principalmente na internet, tendem a transmitir mais credibilidade e confiabilidade, o que os tornam mais interessantes para potenciais clientes.
Dica! Conheça estratégias de captação no infográfico abaixo:
Os 6 passos do marketing para escritórios de contabilidade
Para fazer marketing para escritórios de contabilidade, o ideal é:
- conhecer o público-alvo e definir a persona;
- construir a sua marca;
- definir metas e orçamentos;
- escolher as estratégias;
- estabelecer um cronograma de divulgação;
- mensurar os resultados.
Entenda como funciona esse passo a passo!
1. Conhecer o público-alvo e definir a persona
Tem uma frase atribuída a David Ogilvy, publicitário tido com o “pai da propaganda” que diz:
“Se você está tentando persuadir as pessoas a fazerem algo, ou a comprarem algo, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem na qual elas pensam”.
A melhor maneira de colocar esse conselho em prática é conhecer bem o seu público-alvo.
O objetivo é entender as necessidades e expectativas dos seus potenciais clientes e os canais que usam para encontrar os serviços que precisam. Dessa forma, você saberá exatamente o que entregar, como, quando e onde.
Para conhecer a sua persona — personificação do cliente ideal — colete dados demográficos, identifique interesses e comportamentos, analise desafios, conheça as dores.
Tem um artigo com orientações que ajudarão você nessa tarefa. Confira! “Perfil de cliente B2B: entenda o que é ICP e como este conceito pode aumentar suas vendas”
2. Construir a sua marca
Uma boa marca é essencial para fixar o nome do seu negócio na mente dos clientes. A prova do que acabamos de dizer é que empresas como Amazon e Apple não precisam mais do que mostrar o logotipo para que o público as reconheça, concorda?
Na hora de construir a identidade visual do seu escritório de contabilidade, considere pontos como:
- cores: preferencialmente paletas que transmitem seriedade, credibilidade e profissionalismo, como tons de azul, cinza e verde;
- tipografia: letras sóbrias, limpas, simples e legíveis, a exemplo das serifadas, que têm detalhes nas extremidades;
- logotipo: escolha elementos, símbolos, ícones e formas relacionados à contabilidade, ao nome e ao perfil do seu escritório. Considere também que, na maioria das vezes, menos é mais!
3. Definir metas e orçamentos
Calcule de quanto consegue dispor para investir em divulgação de serviços de contabilidade.
Porém, ao fazer essa conta, considere o seguinte: o marketing é uma estratégia de médio e longo prazo. Logo, não espere resultados imediatos. Portanto, você precisará de uma verba recorrente até conseguir ver os primeiros retornos.
Assim, ao separar o orçamento para essa atividade, estabeleça um percentual que garanta a continuidade do seu planejamento sem comprometer a saúde financeira do seu negócio e cumprimento de compromissos monetários, como as contas a pagar.
4. Escolher as estratégias
Como comentamos, existem diversas estratégias de marketing para contadores e para escritórios de contabilidade, inclusive em formatos digitais e físicos. Algumas opções são:
- marketing digital e de conteúdo:
- artigos para blogs;
- e-books;
- infográficos;
- postagens em redes sociais;
- webinar;
- e-mail marketing;
- publicidade off-line:
- cartões de visitas;
- panfletos;
- stand em feiras e eventos.
Você pode mesclar várias dessas opções. E para escolher as mais apropriadas, considere seu orçamento e o perfil do seu público-alvo.
5. Estabelecer um cronograma de divulgação
Como comentamos, o marketing contábil é uma estratégia de longo prazo. Por esse motivo, a periodicidade é essencial.
O cronograma é a melhor ferramenta para garantir a frequência, organização e coordenação da equipe responsável por essa atividade.
6. Mensurar os resultados
Para mensurar os resultados da sua estratégia de divulgação de serviços de contabilidade, você pode usar indicadores como:
- retorno sobre investimento;
- custos de aquisição de clientes;
- custo por lead;
- taxa de cliques;
- custo por clique;
- taxa de conversão;
- taxa churn.
Entenda tudo sobre esses e outros KPIs no artigo: “Indicadores de marketing: 17 métricas que você precisa conhecer” e sobre indicadores de vendas neste infográfico:
7 estratégias de marketing para contadores
E para potencializar os resultados do seu marketing contábil, adote estas estratégias:
- alinhe suas ações de divulgação ao funil de vendas: dessa forma, você apresenta seus serviços, responde às dúvidas dos potenciais contratantes na hora certa e aumenta as chances de conversão;
- otimize seu site, blog e conteúdos para SEO (Search Engine Optimization): que são técnicas que ajudam as plataformas de pesquisa, principalmente o Google, a encontrar e indicar suas peças de marketing;
- explore todo o potencial das redes sociais: interaja com o público e use esses canais para trazer informações importantes, e não somente para divulgar serviços;
- faça anúncios pagos: como o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads e alcance mais público;
- participe e promova eventos do setor: como feiras, workshops e webinars para demonstrar a expertise do seu negócio;
- use a tecnologia para acompanhar o comportamento do cliente: como um CRM de contabilidade que permite centralizar dados, interações e ter uma visão ampla da evolução de leads e prospects;
- implemente o marketing de relacionamento: e ofereça para seus atuais clientes benefícios como descontos a quem indicar seus serviços para outras empresas.
E aqui vai uma dica extra para você! Assista ao webinar “Como integrar marketing e vendas para impulsionar seus resultados“, entenda tudo sobre vendarketing e torne seu escritório de contabilidade muito mais conhecido!