Como sua empresa pode se aproveitar das vantagens de ambas as opções para aumentar as chances de gerar bons resultados!

Essa é uma dúvida cruel para muitas empresas que decidem utilizar o marketing de conteúdo como estratégia.

A escolha por terceirizar os serviços ou produzir tudo internamente passa por quatro fatores decisivos: tempo, dinheiro, produtividade e conhecimento técnico.

Por isso, é muito difícil ter uma resposta padrão ou universal que aponte o melhor o caminho, visto que cada empresa tem as suas próprias estruturas.

Logo, vamos analisar cuidadosamente cada elemento citado e mostrar os pontos fortes e fracos de uma agência em comparação com uma equipe interna e vice-versa.

Você vai ver como sua empresa poderá se aproveitar das vantagens de ambas as opções para aumentar as chances de gerar bons resultados. Confira:

Se o tempo é curto, terceirizar será a melhor opção

Marketing de conteúdo não se baseia apenas em publicar artigos de qualidade em blogs , porque até para fazer isso, a criação iria requerer um bom tempo de dedicação.

Se a sua equipe anda muito atarefada e não possui um tempo livre para executar tarefas como: pesquisas de palavras-chave, curadoria de conteúdo, produção de textos, revisão, divulgação e mensuração, então é melhor deixar com uma agência que vive para isso, não é mesmo?

Também vale lembrar que tudo dependerá da frequência de publicação que você idealizou para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Se o plano for publicar 1 artigo por semana ou 1 por quinzena, pode ser que sua equipe dê conta, mas não se esqueça que quanto mais conteúdo for difundido, maiores e mais rápidas as chances de crescimento, afinal você teria mais ativos circulando pela internet à disposição do público.

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Marketing de conteúdo não se baseia apenas em publicar artigos de qualidade em blogs

Se o problema for financeiro, os dois caminhos são válidos

Você pode até ter pensado que indicaríamos a não recorrer a uma agência de marketing de conteúdo por acreditar que fosse algo caro, não é mesmo?

Pois bem, o melhor fazer nesse caso é pesquisar as opções no mercado, pois existem agências com planos voltados para investimentos mais enxutos.

Tudo passa por uma boa negociação e, mais uma vez, pela frequência de publicação do conteúdo. A intensidade da estratégia é fundamental.

Contando com uma equipe da casa, por sua vez, a economia inicial é clara. O adicional que poderá ser considerado é o pagamento de bonificações ou aumentos pelas novas funções exercidas pelos colaboradores.

Se você possui uma equipe com as aptidões necessárias, dê uma chance a ela

Nesse ponto resolvemos incluir os dois últimos itens relevantes nessa escolha: produtividade e conhecimento técnico. Se parte dos seus colaboradores mostrou que pode dar conta de tocar uma estratégia de marketing de conteúdo, vá em frente.

Eles podem até escrever bons artigos, escolher as melhores palavras-chave, mas e a produtividade? E a conquista de resultados efetivos , vendas, novos leads e clientes?

Essas são as métricas que certamente irão diferenciar a eficiência de uma equipe caseira dos profissionais de uma agência. É o fato de gerar escalabilidade e consistência para os resultados gerados que qualifica a terceirização do processo – isso, claro, se seu time não cumprir tais requisitos.

Qual o melhor caminho para o seu marketing de conteúdo?

O custo benefício irá favorecer uma agência a partir do momento que sua equipe apresentar alguma dificuldade em relação ao tempo, conhecimento e produtividade.

A capacidade de investimento dependerá muito mais do seu planejamento. A princípio, uma equipe interna pode ser barata, mas se com o tempo os resultados não aparecem, o custo comparado à contratação de uma agência será maior.

Os principais problemas que podem surgir de uma agência de marketing são o distanciamento entre as partes (suporte deficiente, poucas reuniões etc.), a falta de entrega de relatórios detalhados com os resultados e um retorno abaixo do esperado.

De qualquer modo, o ideal é contar com uma mão de obra caseira que entenda de marketing de conteúdo . Um analista de marketing digital e um redator serão de grande utilidade. Eles podem dar conta tanto de iniciar o processo quanto acompanhar de perto o trabalho de uma agência especializada.

Analisando a situação da sua empresa atualmente e os argumentos colocados neste artigo, você já tem uma ideia do que será melhor para o seu marketing de conteúdo? Conte para a gente nos comentários. Não deixe de participar!