Seja B2B ou B2C, qual empresa não deseja chamar a atenção do cliente de forma criativa e altamente impactante? É exatamente esse o objetivo do marketing de guerrilha: promover a marca e suas soluções de forma nada convencional para gerar uma experiência positiva — e inesquecível — para o público.
Principais aprendizados deste artigo:
- O marketing de guerrilha cria ações e campanhas de marketing criativas e inusitadas para chamar a atenção do cliente e o conectar com a marca. Ele é feito on-line e off-line, geralmente em ambientes públicos e de grande circulação de pessoas.
- A estratégia é ótima para ampliar o alcance e a visibilidade da marca, vender mais, se conectar mais com o público, fidelizar clientes e fortalecer a marca.
- Os principais tipos de marketing de guerrilha são: de ambiente, de emboscada, de experiência, viral e de rua.
- Para aplicar o marketing de guerrilha B2B, estude bastante seu público-alvo (preferências, comportamentos, hábitos), tenha objetivos claros, seja original e criativo, siga tendências e integre a campanha a outras estratégias da área.
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A ideia dessa estratégia de marketing é se destacar da concorrência em um mercado tão competitivo. E, apesar de existirem muitos exemplos de campanhas B2C, saiba que o mercado B2B pode e deve se beneficiar e muito da prática. Afinal, ela engloba os meios on e off-line, o que a torna mais acessível.
Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e aprenda o que é o marketing de guerrilha, por que usá-lo, seus principais tipos, exemplos reais e dicas para implementar a estratégia na sua empresa.
O que é marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha é uma estratégia que promove a marca e seus produtos/serviços de forma criativa, envolvente e impactante, sendo o oposto do considerado marketing tradicional. Ele pode ser on-line, e atingir a chamada viralização, ou off-line, geralmente em espaços públicos e com grande movimentação de pessoas.
Três pilares regem essa estratégia: criatividade, experiência do cliente e viralização.
Lembramos que o on e o off-line se misturam: uma campanha realizada em espaços físicos pode viralizar na internet por meio de fotos e vídeos — principalmente nas redes sociais e na imprensa.
Aliás, muitas ações de marketing de guerrilha são feitas pensando em serem “instagramáveis”. O objetivo é criar uma campanha inovadora, que estimule o engajamento e a conexão com a marca, ou seja, ser visto e lembrado pelo público.
Curiosidade: quem inventou o marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha foi criado em 1984, pelo escritor Jay Conrad Levinson, no livro Guerrilla Marketing. O conceito foi inspirado em táticas de guerra usadas pelo Vietnã do Norte.
Como eles tinham menos recursos do que a tropa do Sul, que era aliada aos Estados Unidos, o Vietnã do Norte aplicou estratégias de combate para surpreender e atrasar os inimigos.
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Quais os benefícios do marketing de guerrilha B2B?
Uma empresa B2B pode obter muitas vantagens ao usar o marketing de guerrilha, até porque, por ter um público-alvo mais nichado, a concorrência é maior. Sendo assim, a estratégia pode ser a aliada que faltava para se destacar expressivamente no mercado.
E o melhor é que a marca não precisa realizar grandes investimentos: basta uma ideia criativa e uma execução perfeita.
Além desses, conheça os benefícios do marketing de guerrilha para negócios B2B:
- mais visibilidade da marca;
- expansão do alcance da empresa;
- aumento das vendas;
- mais conexão e interação com o cliente;
- retenção e fidelização do público;
- fortalecimento da marca;
- baixo investimento em relação ao marketing tradicional;
- mais retorno sobre o investimento (ROI);
- estímulo ao marketing orgânico (boca-a-boca).
Principais tipos de marketing de guerrilha
Para você entender como é possível usar o marketing de guerrilha para divulgar seu negócio, conheça seus variados tipos e finalidades.
Marketing de ambiente
Esse tipo de marketing de guerrilha pensa em implementar elementos em ambientes públicos e com bastante movimentação de pessoas para interromper o fluxo e despertar a atenção de quem passa. Alguns exemplos são grafites, instalações artísticas, intervenções urbanas, obras de arte, entre outros.
As campanhas podem ser feitas tanto em ambientes internos, como prédios, faculdades ou estações de trem ou metrô, quanto externos, como calçadas.
Marketing de emboscada
Planeja ações inusitadas em eventos, festivais ou espaços com grande circulação, como entrega de amostras grátis, brindes que façam sentido com a situação (como um leque em um show durante um dia quente) e apresentações musicais e artísticas.
Marketing de experiência
Apesar de toda campanha de marketing de guerrilha já impactar a experiência do cliente, há um tipo que tem exatamente essa finalidade.
E, para isso, há o investimento em jogos interativos, eventos imersivos ou atividades de team building.
Um exemplo real é uma ação da Heineken. Ela colocou um grande freezer para a pessoa entrar e escolher sua cerveja em um ambiente totalmente refrigerado e adaptado à identidade visual da marca. Ou seja, a experiência de comprar uma cerveja foi para outro nível.
Marketing viral
Foca em criar conteúdos compartilháveis, com alto potencial de serem viralizados na internet, redes sociais e até mesmo na imprensa, alcançando milhões de pessoas.
Continue aprendendo: Marketing Viral: 4 exemplos e dicas de como fazer
Marketing de rua
Como o nome já indica, esse tipo de marketing é feito na rua, em locais de grande movimento, com performances artísticas, distribuição de brindes ou ações de protesto.
Exemplos de marketing de guerrilha
Para entender completamente o que é e como fazer marketing de guerrilha, veja alguns exemplos reais de empresas que fugiram do convencional e usaram bastante criatividade para se conectar com seus clientes.
Exemplos de marketing de guerrilha B2B
MailChimp
O MailChimp, plataforma de e-mail marketing, enviou diversos anúncios criativos e irreverentes por e-mail para promover a empresa, chamando a atenção dos clientes e fortalecendo a marca.
Blendtec
A Blendtec, que atua no mercado B2B e B2C, criou um canal no Youtube chamado de “Will It Blend?” com vídeos que colocam objetos diferentes dentro dos seus liquidificadores, como iPhones, bolas de golfe, iPads e mais.
Pela criatividade e forma inusitada de mostrar que seus produtos são de alta qualidade, a marca teve aumento das vendas com a viralização dos vídeos.
Ciser
A Ciser montou uma estratégia de marketing com sua equipe de vendas. Por meio de telefonemas e e-mails, os vendedores avisaram a todos os clientes que a empresa faria uma ação de guerrilha nos últimos três dias do mês. O aviso foi dado um mês antes.
Depois de despertar a curiosidade, o resultado elevou as vendas e reativou clientes antigos.
Exemplos de marketing de guerrilha B2C
Para você se inspirar na criatividade e ter ideias para divulgar a sua marca de modo bastante inusitado, veja essas ações feitas por empresas B2C.
Frontline
A Frontline, marca de medicamentos que combatem pulgas em gatos e cachorros, fez uma ação incrível no piso de um shopping na Indonésia.
No chão, era apenas a imagem de um cão se coçando. Porém, no segundo andar, as pessoas que circulavam em cima da foto pareciam pulgas saindo do pelo do cachorro.
Veja abaixo.
Kit Kat
Já a Kit Kat também foi além e despertou a vontade das pessoas comerem um chocolate sentados em bancos na praça.
Colgate
Há a possibilidade de se unir a outras marcas para fazer um ótimo marketing de guerrilha, assim como a Colgate fez.
No mês da saúde bucal, ela criou palitos de madeira em forma de escovas de dentes dentro de picolés, com a frase “Don’t Forget” (“Não se esqueça”), lembrando para escovar os dentes após comer e manter sempre a higiene bucal.
Barbie
A famosa boneca, que já ganhou o cinema, foi alvo de uma ação da Mattel em diversos pontos de ônibus, que foram transformados em espaços típicos da personagem.
Como usar o marketing de guerrilha em empresas B2B?
Percebeu que há várias possibilidades de aplicar o marketing de guerrilha em empresas B2B? Porém, não basta ter uma ideia criativa e realizar a ação em qualquer lugar. É fundamental se planejar.
Algumas dicas são:
- estude seu público-alvo;
- tenha objetivos claros para a campanha;
- seja criativo, original e inusitado — até mesmo um brinde enviado pode ser diferente dos tradicionais;
- siga tendências;
- integre o marketing de guerrilha com outras estratégias do setor.
E, para conferir os resultados das campanhas, use tecnologias, como os sistemas de CRM que podem ser integrados a várias outras plataformas e mostram o aumento das vendas e até mesmo da geração de novos leads, inclusive sua origem.
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