Você costuma incentivar seus colaboradores a perseguirem melhores resultados em suas funções?

Para que a sua empresa consiga se destacar no mercado, é preciso mais do que funcionários bem capacitados tecnicamente. É necessário mantê-los engajados com o trabalho que eles exercem e motivados a perseguir resultados cada vez melhores.

Bônus e comissões de vendas são formas bastante tradicionais e efetivas de fazer isso, mas é possível ir além e potencializar esses resultados.

Essa é a proposta do marketing de incentivo. Você já ouviu falar?

O desenvolvimento de ações capazes de trazer mais estímulo aos colaboradores e melhorar o relacionamento entre eles e a empresa pode fazer com que o seu modelo de negócio atinja resultados mais satisfatórios.

Essas ações também promovem o engajamento dos colaboradores, isto é: fazem com que eles vistam a camisa da empresa!

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é e qual a importância de se promover ações de marketing de incentivo.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir também algumas dicas fundamentais de como promover esse tipo de marketing na sua empresa e exemplos para se inspirar:

  1. Identifique os aspectos do negócio que carecem de mais incentivo
  2. Estabeleça os objetivos da sua campanha
  3. Crie um regulamento para a sua campanha
  4. Determine as métricas para avaliação de desempenho
  5. Forneça feedbacks aos colaboradores

Leia mais: Guia prático: Como criar campanhas de incentivo de vendas

Independentemente de suas campanhas de incentivo de vendas, comissionar vendedores é fundamental para atingir resultados. Veja algumas dicas de como fazer isso:

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O que são ações de marketing de incentivo?

Podemos definir o marketing de incentivo como um conjunto de ações que são tomadas na intenção de estimular os colaboradores a darem o melhor de si a perseguirem resultados considerados relevantes para a empresa.

Conforme o próprio nome sugere, esse tipo de marketing busca incentivar os funcionários de uma organização a alcançarem um desempenho mais satisfatório em suas funções.

Além disso, o marketing de incentivo tem como objetivo reter e engajar os colaboradores de modo a mantê-los focados nos resultados que se espera deles, reconhecendo e premiando seus esforços.

Veja também: Conheça 5 ações para motivação da força de vendas que realmente trazem resultados

Por que é importante desenvolver ações de marketing de incentivo?

O marketing de incentivo é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos colaboradores. Tendo isso em vista, sua importância reside no fato de que, a partir de ações específicas, os profissionais da empresa ficam mais motivados em suas funções.

Isso traz reflexos positivos, por exemplo nos índices de produtividade, no aumento das vendas, no clima organizacional, na satisfação e na retenção de talentos.

5 dicas de como montar uma campanha de marketing de incentivo na sua empresa

Confira agora 5 dicas fundamentais para que você possa criar uma campanha de marketing de incentivo para os seus colaboradores.

1. Identifique os aspectos do negócio que carecem de mais incentivo

Qual aspecto da sua empresa merece um boost de incentivo nos colaboradores para alavancar os resultados? 

O primeiro passo para a sua campanha é identificar o que precisa ser melhorado.

Porque não necessariamente as vendas precisam ser o objetivo principal da campanha. Você pode fazer uma ação de melhoria no atendimento ao cliente, por exemplo.

2. Estabeleça os objetivos da sua campanha

Nesta segunda dica, determine os objetivos que você pretende alcançar com a sua campanha de incentivo. 

Avalie a realidade do seu negócio e seja coerente.

Seus objetivos precisam ser realistas e também desafiadores: nem muito fáceis de alcançar nem impossíveis!

Este post tem uma dica importante para você: Utilizando o método SMART de vendas para criar metas de vendas mais inteligentes

3. Crie um regulamento para a sua campanha

A sua campanha deverá contar com um regulamento para determinar as regras que os colaboradores deverão seguir, bem como as metas a serem atingidas, os prazos a serem cumpridos e as recompensas a serem concedidas.

Essa mecânica de campanha de incentivo precisa estar muito clara a todos os envolvidos, por isso é essencial que também seja pensada a estratégia para a sua comunicação e para o engajamento dos vendedores em participar. 

4. Determine as métricas para avaliação de desempenho

É importante que você faça uso de métricas para monitorar o desempenho dos colaboradores durante a campanha de incentivo. É a partir dessas ferramentas que será possível comprovar o resultados dos esforços individuais e coletivos.

Isso pode ser feito tanto a partir dos indicadores em murais e outras formas de gestão à vista, quanto em plataformas de incentivos especializadas – que permitem uma gamificação de toda a mecânica. 

Quer algumas dicas de que métricas usar? Então, confira:

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5. Forneça feedbacks aos colaboradores

Durante a execução da campanha de incentivo, busque fornecer feedbacks aos colaboradores com base nas métricas que você escolheu monitorar. Assim, eles saberão em que pontos é possível melhorar para atingir os resultados desejados.

Mas como dar feedback dos resultados?

Você tem acesso a esses dados em tempo real? Como compartilhar com a equipe?

Que tal usar painéis de controle em Excel com os principais indicadores da campanha e divulgar para a equipe?

Com o Agendor, você consegue fazer isso com apenas alguns cliques, veja:

Marketing de incentivo: exemplos para se inspirar

Confira a seguir dois cases de marketing de incentivo para você se inspirar na hora de colocar em prática na sua empresa.

Mondelez

A Mondelez é um conglomerado multinacional no ramo de alimentos. A empresa buscava desenvolver uma nova mecânica para premiar seus colaboradores em diferentes categorias de acordo com os resultados por eles apresentados.

Com a campanha “Time de Campeões”, a Mondelez conseguiu aumentar o seu sell out em 12% e sua positivação em 4%. Além disso, foi possível reconquistar sua credibilidade quanto à entrega de prêmios.

BRMALLS

A BRMALLS é o maior conglomerado de shopping centers da América Latina. A empresa acredita que a meritocracia é fundamental para impulsionar os resultados de seus colaboradores.

Com a ajuda de um sistema especializado, a empresa conseguiu promover o marketing de incentivo em todos os seus níveis hierárquicos, premiando aqueles com melhor desempenho.

Agora que você já sabe mais sobre campanha de marketing de incentivo, que tal desenvolver uma para sua empresa?

Outra maneira de motivar colaboradores é alinhando seus objetos pessoais com os da empresa, veja uma ferramenta que pode ajudar você a fazer isso:

Como você viu, é importante que as metas de sua campanha de incentivo estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Este e-book gratuito pode ajudar você a fazer isso: Alinhando as metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa