O marketing para as indústrias é um conjunto de atividades realizadas para promover os produtos e/ou serviços de empresas do segmento. O objetivo, portanto, é tornar o negócio conhecido — principalmente via internet — e, dessa forma, despertar interesse no público-alvo e aumentar as vendas.
Para alcançar esse propósito, as estratégias de marketing industrial devem incluir a definição do cliente ideal, variadas ações de Inbound Marketing, técnicas de SEO e presença nas redes sociais.
Principais aprendizados deste artigo:
- Captar clientes B2B é um desafio, pois existem vários tomadores de decisão no processo (e é preciso cativar todos).
- O marketing para as indústrias otimiza o fluxo por incluir diferentes estratégias que ajudam a vender produtos industriais.
- Uma delas é aumentar a presença nas redes sociais, a exemplo de usar o LinkedIn para vender mais.
- Para gerar mais resultados nessa e em outras estratégias de marketing industrial, confira esta apresentação com os 7 Segredos dos Campeões de Vendas [PPT GRÁTIS!]
O marketing é uma prática importante para aumentar a geração de leads para a indústria. Afinal, como diz o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio“.
Portanto, se você não divulgar corretamente a sua empresa, os potenciais clientes não saberão que o seu negócio existe. Sem essa informação, a sua organização deixa de ser uma opção de compra para ele.
Percebe a importância do marketing para as indústrias? Então, siga a leitura e aprenda como usar essa estratégia para gerar mais leads para o seu negócio.
O mercado B2B e o marketing industrial
Nas relações business-to-business (B2B), é fundamental descobrir a maneira certa de traçar estratégias para promover uma empresa e para se comunicar com o público-alvo. O marketing para indústrias é um dos melhores caminhos para se posicionar dessa forma.
Inicialmente, o termo “marketing industrial” se aplicava apenas à nomeação de estratégias de promoção, divulgação e relacionamento adotadas por organizações do setor de indústrias.
No entanto, a partir dos anos 1980, o marketing industrial se estendeu para todas as empresas que mantêm relações comerciais com outros negócios, independentemente do segmento de mercado ao qual se dedicam. Por esse motivo, também o conhecemos como marketing B2B.
Então, se você tem ou gerencia uma empresa que vende para outros negócios, e quer saber mais sobre marketing industrial, está no artigo certo!
Nos tópicos seguintes, explicamos diferentes estratégias de marketing industrial e como usar cada uma para aumentar a geração de leads do seu negócio.
Antes, fique com esta dica de leitura: “Principais erros em vendas B2B e soluções para reter clientes“
O que é marketing para indústrias?
O marketing industrial se caracteriza por ações adotadas para divulgar e promover as soluções comercializadas por empresas do ramo B2B. A prática ajuda a estabelecer um posicionamento confiável e de referência perante outras marcas e a aumentar o número de clientes interessados nos produtos/serviços vendidos.
Assim, as estratégias buscam atingir um público que não se compõe por consumidores finais, mas, sim, por organizações. A intenção é atrair e reter clientes B2B e construir um relacionamento mais próximo e duradouro.
No entanto, é importante frisar que indústrias que fornecem bens de consumo para clientes finais, a exemplo das montadoras de carros, também se beneficiam das estratégias de marketing industrial.
Aproveite e leia também: “Tudo o que você precisa saber sobre o mercado B2B: o que é, como ingressar e quais são as tendências deste segmento“
Qual a importância do marketing para indústrias?
O marketing para indústrias é importante porque ajuda a aumentar a visibilidade das empresas perante ao público com potencial para se beneficiar de seus produtos e/ou serviços.
Além disso, as estratégias de marketing industrial permitem firmar um posicionamento no mercado e fazer com que mais clientes em potencial conheçam as soluções que o negócio comercializa.
O marketing B2B também é uma forma de convencer os clientes a manterem relações comerciais em longo prazo, a partir de abordagens que estimulam a construção de relacionamentos baseados na confiança.
A importância do marketing industrial reside ainda no fato de que as estratégias ajudam a evidenciar seus diferenciais e a ganhar competitividade empresarial, além de gerar mais valor e impactar os clientes positivamente.
4 estratégias de marketing industrial para a sua empresa!
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing para as indústrias, confira algumas estratégias que valem a pena implementar na sua empresa.
1. Defina a sua buyer persona
A buyer persona se refere a uma representação fictícia do perfil de cliente ideal. Isto é, para quem e em qual tipo de empresa você gostaria de vender suas soluções.
Utilize dados como mercado de atuação do cliente ideal, porte empresarial, faturamento anual, tempo de experiência e público ao qual ele se dedica para construir a sua buyer persona.
Todos os detalhes de como definir esse perfil você encontra no artigo: “O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas“
2. Invista em Inbound Marketing industrial
Basicamente, existem dois tipos de marketing para indústrias: o Inbound e o Outbound.
- o Outbound Marketing é composto por estratégias tradicionais, por meio das quais as empresas vão atrás dos clientes. Essas abordagens têm um alcance maior e mais difuso, pois ocorrem em veículos como TV, rádio e meios impressos, a exemplo de materiais como folhetos;
- já o Inbound Marketing tem como foco atrair o cliente, principalmente no ambiente on-line. A intenção não é abordá-lo, mas fazer com que chegue à empresa de maneira voluntária, mesmo se ainda não estiver pronto para a compra.
Além de geralmente ser mais barato que o Outbound, o Inbound consegue atingir um público realmente interessado no produto. Um dos motivos é que esse tipo de marketing cria relacionamentos ativos a partir da conexão real com o cliente, já que foi ele quem demonstrou interesse em estabelecer o vínculo.
Uma estratégia de Inbound muito utilizada é o marketing de conteúdo. Basicamente, consiste em produzir conteúdos relevantes com base nos interesses da sua buyer persona, como blog posts, e-books, vídeos e webinars.
Com o marketing de conteúdo, você atrai, informa e orienta potenciais clientes interessados na sua solução e, ainda, posiciona a marca como uma autoridade no assunto na internet.
3. Use técnicas de SEO
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) servem para posicionar melhor o seu site ou blog nos sites de busca, como o Google.
Por meio de um bom SEO, toda vez que um potencial cliente pesquisar sobre algum assunto relacionado às suas soluções, a sua empresa aparecerá entre os primeiros resultados nas plataformas de pesquisa.
Essa é uma ótima maneira de se destacar de concorrentes na internet sem recorrer a anúncios patrocinados.
4. Marque presença nas redes sociais
Outra ótima estratégia de marketing para as indústrias consiste em marcar presença nas redes sociais.
Ao criar um perfil para a sua empresa nesses espaços, você consegue se relacionar de maneira mais próxima com seu público, oferecer conteúdos institucionais e com foco em B2B.
Uma das melhores redes para essa prática é o LinkedIn, por ter foco corporativo, o que potencializa a geração de leads para a indústria.
Aproveite e veja com usar a plataforma para vender mais: “Como prospectar clientes no LinkedIn: passo a passo para abordá-los“
Como o marketing para as indústrias ajuda a vender on-line?
Não são poucas as empresas B2B que alcançaram o sucesso com vendas on-line. Afinal, o modelo dispensa a visita de um vendedor e o cliente consegue comprar diferentes produtos diretamente pela internet de maneira prática e rápida.
O marketing para as indústrias ajuda a chegar ao público que prefere comprar dessa forma. Para explorar a prática, junte as estratégias que apresentamos a estas dicas de como vender on-line e eleve o faturamento do seu negócio!
Após conquistar novos leads — isto é, oportunidades de negócio —, é hora de usar sua força de vendas para levá-los à conversão.
Esse processo pode acontecer internamente, por meio de telefonemas, e-mails e até videoconferências. É o chamado inside sales.
Porém, mesmo com todo o potencial da internet e das ferramentas de contato a distância, há casos em que só uma visita presencial gera o impacto necessário sobre um decisor de compra B2B.
Por esse motivo, sugerimos que você dê uma olhada nestas dicas de como organizar uma ação de vendas em campo:
Essa é apenas mais uma das muitas etapas e técnicas de marketing industrial. Você também precisa:
- acompanhar o andamento de todas as negociações pelo funil de vendas;
- organizar sua força de vendas;
- definir comissões para os vendedores;
- incentivar a performance da equipe;
- verificar se os resultados atingidos correspondem às expectativas da empresa.
Para otimizar a sua jornada, assista agora ao webinar; “Como integrar marketing e vendas para impulsionar seus resultados“
Aproveite também para conferir mais conteúdos da série sobre Indústria:
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